Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

DESVENDANDO 1 SAMUEL 28 - O REI SAUL CONSULTA UMA ADIVINHA




            Saul, um homem da tribo de Benjamim (uma das menores tribos de Israel), fora escolhido e ungido por Deus para reinar o povo israelita. Foi o primeiro Rei de Israel. De acordo com as escrituras, Saul era formoso de boa estatura e tinha eloquência em sua fala, porém era religiosamente frio, pois não valorizava as coisas divinas. Vivia de aparência, buscando aplausos de multidões, agradando aos homens e não a Deus. (1 Samuel. 9).

Em 1 Samuel 28, relata que em uma ocasião na qual o Rei Saul fora ameaçado pelos Filisteus, que haviam se levantado contra Israel, ele foi tomado pelo medo, e podemos definir que medo e fé são opostos. O servo fiel busca a Deus que o instrui acerca do que há de fazer. (Isaías 28.26). Neste texto, vemos a conseqüência do medo (ou falta de fé) na atitude tomada por Saul, pois não obtendo resposta de Deus (que não falava mais com ele, por causa de sua desobediência, nem mesmo através do Profeta Samuel) procurou então, uma feiticeira para obter resposta.

Samuel já havia morrido, e será que este volta para falar com Saul? 
Depois do Profeta morto o Rei se interessa falar com ele?

Lembremos da passagem do Rico e Lázaro de Lucas 16.
O rico em tormento ergue os olhos e vê ao longe Abraão em seu seio e este clama por misericórdia e implora para que Abraão mande Lázaro ir até ele para que o ajude, e Abraão responde que é impossível, pois existia um abismo entre eles, que os separava.

“Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. (1 Samuel 28:7).

         
Sabemos pela palavra de Deus que esse tipo de trabalho não é correto, e sim uma proibição divina. Pois neste tipo de trabalho não se trata de um espírito humano e sim espíritos malignos. (1 Tm 4.1). As religiões pagãs têm procurado manter essa forma de contato. Porém a Bíblia proíbe terminantemente. (Ex 22.18; Lv. 19.31; 20.6-7; Dt 18. 10-12). Pois todos os mortos estão sob a responsabilidade de Deus, (Ec 12.7). Jesus tem a chave da morte e do inferno (Ap 1.18).

Quando alguém procura contato com o espírito dos mortos, é enganado pelo demônio, pois só ele aparece como um espírito de mentira, (I Reis 22.22). Imita aquele cujo espírito está sendo invocado, conforme a doutrina dos demônios. (I Tm 4.1).  Essas invocações constituem as profundezas de satanás (Ap 2.24), e fazem que creiam  na mentira (II Ts 2.11) foi o que aconteceu quando Saul procurou a feiticeira ( I Sm 28.10-19).

Vemos então, que Saul procurou algo que não era o correto, embora diga o texto que Samuel falou a Saul. Sabemos também que, Saul como Rei não andava sozinho, havia uma comitiva com homens que o acompanhava e não se tratava de pessoas religiosas, e sim, de crentes apostatados da fé, que acreditavam no erro. Por isso dá a entender tão convincente de que era Samuel que ali falara.

Mas no transcorrer do texto, nós vemos que não há possibilidade de ser Samuel, embora houvesse sinceridade por parte daquela mulher, porque há pessoas sinceras, porém enganadas que tomam caminhos diferentes do qual queriam tomar.  Lembremos da jovem de Atos16, que também possuía um espírito de adivinhar, e ali por vários dias ela dirigia palavras lisonjas á Paulo, e aquilo o incomodava. (embora a atitude da jovem fosse sincera, era reprovada por Deus). E Paulo com autoridade do Espírito Santo expulsou o espírito maligno em nome de Jesus. Vemos aqui  um exemplo bíblico que reprova esse tipo de atitude, como da mulher que o rei Saul foi procurar.

Há vários argumentos Bíblicos para provar que não era Samuel, embora esteja escrito na Palavra. Quero ressaltar que este relato, não foi escrito por Samuel, pois ele já havia morrido. Possivelmente foi o Profeta Natã quem escreveu o restante do livro, lembrando que, até o capítulo 24 foi o próprio Samuel quem escreveu. Mas no versículo 15 deste capítulo que estamos meditando diz que vindo Samuel falar com Saul, este então queria saber a cerca da peleja, se iria obter-lhe êxito ou não.  Diz assim: “Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. (1 Samuel 28.15)

Coisa interessante, Saul buscando Samuel para quê este mostre o que lhe deva fazer. Primeiramente nós vemos neste verso que Saul começa dizendo: “Deus se tem desviando de mim, e não me responde mais...”, Pois bem, se Deus não respondeu acabou. Como é que o Profeta Samuel sendo um homem de Deus, já morto, poderia responder? Sendo que o próprio Deus não quis falar nada a Saul    - Se nem pelo Urim que é a revelação sacerdotal, e nem por sonhos, que é a revelação pessoal, e nem pelos Profetas que é a revelação inspirada, poderia agora Samuel lhe responder? Jamais.

Outra coisa interessante é que Samuel nunca transgrediu as leis de Deus em vida, em nenhum momento, pois era um homem integro e fiel ao Senhor. Não poderia ele voltar, porque os espíritos dos mortos são imateriais e não podem interceder ou orar pelos que vivem na terra ou no céu, há somente um mediador (I Tm 2.5). Tampouco poderão ser portadores de mensagens, ou evangelizar os que permanecem no mundo.

 O pedido do homem rico, de que Lázaro fosse enviado para advertir seus irmãos, não foi atendido: “Pois eles têm Moises e os profetas, ouçam-nos” (Lucas 16.29). A única missão que os mortos terão no Paraíso será louvar a Deus e atender aquilo que Deus lhe ordenar (Ap.5.10; 7.15; 20.6). Está aí mais uma posição que jamais Samuel viria falar com Saul.  Pelo argumento gramatical, vemos que houve a impossibilidade de ser Samuel, pois diz o texto que o Senhor não havia lhe respondido e se não respondeu pelos ministérios agora pela necromancia? Pois ali, o Rei Saul estava buscando a necromancia e não a Deus.

Na verdade na interpretação Bíblica, vemos que Urim que é a revelação sacerdotal, ou sonhos, ou profecias eram os meios do homem receber orientação de Deus. Mas Deus não falou e não falava mais com o Rei Saul, porque ele e o seu reino já haviam sido reprovados pelo Senhor.

No argumento doutrinário, vemos que consultar espíritos de pessoas já falecidas é condenável pela bíblia (Dt. 18.10-14). Deus rejeita os tais que assim procedem e não podemos aceitar que essa profecia foi mesma de Samuel. Se aceitarmos, cria-se uma nova doutrina, que Deus pode usar o homem ímpio para revelar as coisas divinas. Pra que então, vamos buscar a Deus? Buscar unção de Deus pra Ele revelar os seus mistérios e assim pregarmos a Sua Palavra, se Deus usa o ímpio pra essas coisas? De modo que isto não procede de maneira alguma.

Além disso, sabemos que a profecia deve passar por um exame. A Bíblia diz que toda profecia deve ser julgada (I Jo 4). E se julgassem essa profecia, certamente não passaria. Vemos vários pontos na passagem que lemos que a profecia não se cumpriu verdadeiramente. Por exemplo, a resposta de Samuel a Saul. A profecia disse que o rei seria entregue aos Filisteus, coisa que não aconteceu, ele se suicidou. Outra coisa interessante também foi que a profecia falou no outro dia.  “amanhã" você e seus filhos vão estar junto comigo”.

Bem, nós sabemos qual o caminho que  o justo segue , e também qual o caminho que  o ímpio toma. Vamos novamente à história do “Rico e lázaro”, quando Cristo conta que o rico foi para o hades e Lázaro para o seio de Abraão, onde possivelmente Samuel estaria. E Saul não poderia ir para junto do Profeta pelo caminho que tomou.. Outro ponto é “amanhã” que a profecia disse, pois não aconteceu no dia seguinte e sim dias depois. Com toda esta história podemos ver que Deus permite que satanás engane aqueles que não querem seguir a verdade. (I Ts 2.11-12). Porém todo aquele que anda nos caminhos do Senhor, este é abençoado, Deus fala com ele ministra Sua Palavra e é vitorioso.

Vemos claramente, nesta passagem que não foi o Profeta Samuel quem falou e sim espíritos enganadores. Como um ventrículo, o boneco se apresenta, mas é outro por detrás que está falando. Nas consultas aos mortos é a mesma coisa, os espíritos malignos descem, fazendo-se de espíritos familiares. Pessoas que assim são enganadas porque não buscam a Deus verdadeiramente. Os contatos com os mortos são reprovados por Deus, condenados pela Bíblia. O homem não pode buscar estas coisas, pois não estaria falando com espíritos familiares e sim, com espíritos malignos, enganadores. (Hb 9.27; 1 Reis 22.22).


A profecia disse que o Rei Saul iria perder a batalha, como de fato perdeu. Como o espírito que estava sendo invocado sabia disso? Sabia, porque nas ocorrências dos acontecimentos dava a entender que naquela peleja Saul iria ser derrotado. Um dos fatos mais evidente era exatamente sua rebeldia para com Deus. Vemos então, que o Rei Saul não foi entregue aos filisteus e não morreu no outro dia, como a profecia disse. Assim comprova essa exatidão, pois satanás não possui onisciência. Somente Deus, pois Ele é Onisciente.

Meus queridos, a nossa confiança tem que estar em Deus, único espírito, único Ser que tem condições de se manifestar de nos abençoar e de nos instruir. Pois é o  Espírito Santo de Deus que está aqui na Terra, que está na minha vida, na sua vida e na vida daqueles que aceitam Cristo como Salvador  é que convence o homem do pecado, da injustiça e do juízo. (João 16.8). É Deus que instrui  toda a nossa vida cristã, para uma vida abençoada e vitoriosa!

Vemos então, neste estudo que é condenável qualquer consulta a pessoas que já faleceram, pois não podem vir.  É impossível isto acontecer. (Ler 1 Reis 22.22; 1 Tm 4.1; Ap. 2.24). Por isso Deus proibiu (Dt. 18.10-14), porque seria consultar espíritos malignos, familiares que acompanham a todos nós, pois ele conhece você, eu e ouve tudo, para trazer esse tipo de engano, levando o homem à mentira. Sim, aqueles que não querem seguir a verdade. Mas aqueles que seguem a verdade servem a Deus verdadeiramente, recebem a vitória das mãos do Senhor. Vive uma vida de devoção piedosa e de comunhão plena com Jesus!

Não seja como Saul, não busque as coisas da carne, coisas terrenas de aparência humana. “Não sejas bom para agradar homens, mas seja bom para agradar a Deus” Conseqüentemente você vai refletir a luz de Deus, como refletiu Estevão, o seu rosto brilhava como de um anjo. Você será realmente uma pessoa abençoada. Lembremos que a mudança no interior do homem produz a mudança no seu exterior, sem dúvida alguma. Não acredito que Deus muda, transforma o homem no seu interior, e nada no seu exterior, deixando do mesmo jeito, isso é heresia, pois a bíblia diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Coríntios 5.17).

Quando alguém se entrega a Cristo, este deve entregar-se de corpo, alma e espírito.  Uma pessoa realmente convertida ao Senhor, ela é transformada no seu exterior, pois permitiu que Deus realizasse uma obra no seu interior e assim refletiu no seu exterior. A Bíblia diz: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua vontade”. (Filipenses 2.13).   

Sejamos um crente fiel e cheio do Espírito Santo, que vemos a Glória de Deus e buscamos Nele todas as coisas. Assim teremos um final de vitória. Pois não foi o caso de Saul, que seu fim foi de derrota e miséria.
         

            O espírito maligno disse que o rei Saul iria ser entregue aos filisteus, e morreria no outro dia e isso de fato não aconteceu. Sendo assim, fica comprovado que realmente foi um espírito de engano que atuou.


            Seja um crente fiel
            Seja um crente vitorioso!


  Deus abençoe a todos
  Evangelista Edna



quarta-feira, 9 de maio de 2012

“TU ÉS MINHA MÃE”



Tu és aquela por quem meu coração bateu em primeiro lugar. Aquela cujos braços foram os primeiros a me receber e proteger ao bombardeio do novo mundo, calor e carinho foi de ti que recebi. Tu me ajudaste a seguir então, passo a passo a caminhada da vida.

Contigo foi que aprendi a sorrir. Minha primeira palavra foi o teu nome pronunciado, e tu exultaste de alegria ao ouvir o nome tão lindo ma... Mãe.

TU ÉS MINHA MÃE... Minha Grande Amiga!

Tuas mãos fortes ajudaram as minhas frágeis e pequeninas.  Nas tuas eu encontrava a segurança para dar os primeiros passos trôpegos. E se caía, lá estavam tuas mãos para levantar-me.

 Foram tuas as mãos que pegavam as minhas com paciência ensinando-me as continhas fazer, e as primeiras letras do alfabeto escrever. Foram tuas também, as mãos que me corrigiram várias vezes. Confesso que ficava aborrecida em tais momentos. Hoje lhe sou agradecida pela correção.
TU ÉS MINHA MÃE... Minha Rainha!

Hoje sou jovem, não mais uma criança, cresceu e aprendeu a compreender a natureza humana. O que sou hoje devo a ti. Cresci e sou feliz, por tudo aquilo que de ti eu aprendi. Não posso te pagar, mas DEUS o fará por mim...

Os anos se passaram, e de teus cabelos, alguns fios brancos se tornaram. Algumas rugas vieram emoldurar teu rosto. Teus braços, mãos e pernas, já não são mais fortes, porque muito lutaram. São, porém, armas de guerra usada por ti na batalha.

TU ÉS MINHA MÃE... Minha heroína!
És linda para mim. Sou feliz porque tenho a ti e sei que me amas que te orgulhas de mim, e mais que isso; que por mim teus joelhos têm sido dobrados constantemente. Louvo a Deus porque tu existes, porque me levaste ao encontro de Jesus, através de ti eu O conheci.

A tua humildade, teu coração generoso sempre pronto a perdoar... Tua mão amiga sempre  estendida aos outros para ajudar... É uma estrela minha mãe! Sou muito feliz!

Tu és o maior tesouro que tenho nesse mundo. Peço ao meu Deus que a conserve sempre para mim. Teus conselhos, teu carinho, tua própria vida por mim se preciso for... É minha Rainha... Sim, teu pequeno coração às vezes partido, se constitui num trono lindo onde Deus habita.  
Que DEUS a conserve
Sempre assim em seu Grande Amor e Graça.
TE AMO MUITO, PORQUE TU ÉS MINHA MÃE!!

Homenagem de Cristão Despertai

sábado, 5 de maio de 2012

Ame ao seu próximo como a si mesmo!


A parábola do bom samaritano: Lucas 10:25

"Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou:

Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?

O homem respondeu: Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente E ame o seu próximo como você ama a você mesmo?

A sua resposta está certa! disse Jesus Faça isso e você viverá! Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: Mas quem é o meu próximo?

Jesus respondeu assim:

Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada Também um levita passou por ali Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: Tome conta dele Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.

Então Jesus perguntou ao mestre da Lei:

Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?

Aquele que o socorreu! respondeu o mestre da Lei E Jesus disse: Pois vá e faça a mesma coisa"

Existem três pontos nessa ilustração que são a chave do entendimento da mesma, que são: 

1 A pergunta do mestre da lei: "Quem é o meu próximo?" 

2 A pergunta do Senhor Jesus: "Qual dos três foi o próximo do homem assaltado?" 

3 A resposta do mestre da Lei: "Aquele que o socorreu" 

Da mesma forma, quando servimos alguém nós nos tornamos o próximo dessa pessoa. Dessa maneira, qual a dificuldade que alguém terá para amar o seu próximo? 

Qual a dificuldade que você teria em amar alguém quem te ajudou, que se importou com você?

Viu como é fácil obedecer aos mandamentos de Deus?

Olhando as coisas por essa ótica torne-se amável, torne-se o próximo de alguém e ajude-o a cumprir o mandamento de Deus.


Veja como essa palavra dá um golpe mortal na ingratidão. Considerando que nosso Senhor nos manda amar até mesmo os inimigos, como então se torna forte o mandamento para amar os amigos, aqueles que nos socorrem, tais como o pai, a mãe, o patrão, o pastor, o professor, o policial, o lixeiro, o rapaz da companhia de água, de luz, de telefone, o repórter que se dispõe a nos dar notícias, enfim, todos aqueles que de alguma forma nos servem e fazem com que nós sejamos quem somos.

Contudo, não fique esperando que alguém ame você. 
Torne-se amável e ame, ame ao seu próximo como a ti mesmo.

Deus te abençoe!
Cristãos Despertai

terça-feira, 1 de maio de 2012

PORQUE COISAS RUINS ACONTECEM?









 A maior questão sobre o mal é, “Por que Deus não impede que aconteça?” Se Deus realmente é um ser poderoso e bondoso, por que Ele não faz alguma coisa?

Primeiro de tudo, Deus não criou o mal. Deus  permite que o mal ocorra. Quando originalmente criou o mundo, Ele criou todas as coisas boas. Ele criou as pessoas, no entanto, com a liberdade de escolha. Isso inclui a liberdade de escolher o que é certo ou errado. Freqüentemente essas escolhas ruins trazem conseqüências que terminam machucando a nós mesmos ou a outras pessoas, muitas vezes vítimas inocentes que nem sequer mereciam isso.

Vou -lhe contar uma história: Uma jovem quando era ainda estudante universitária, ficou paralítica num acidente de mergulho. Deus não lhe empurrou na água para lhe punir ou necessariamente lhe ensinar uma lição; ela escolheu mergulhar nos ombros do seu amigo. Tão horrível como foi as conseqüências, ela não pode culpar a ninguém, senão ela mesma.

Com certeza, Deus poderia intervir e controlar tudo nas nossas vidas–o bom e o mau–mas então, nós seríamos meramente robôs e não verdadeiramente livres. Ele ainda poderia nos forçar a amá-Lo se Ele quisesse, mas amor forçado não é amor verdadeiro. Ele nos dá a liberdade para escolhê-Lo ou não, a liberdade para viver e aproveitar a vida e a liberdade para tomar decisões certas ou erradas. Infelizmente, só nos resta lidar com as conseqüências das nossas ações e das de outras pessoas.

O autor C. S. Lewis disse que 80% do sofrimento vem da maldade moral da humanidade. Então o que dizer sobre os outros 20%? Há algumas coisas que nós nunca entenderemos verdadeiramente aqui na Terra.

No entanto, existem boas notícias. Primeiro, o Deus de amor é também um Deus de justiça. Para todos aqueles que fizeram escolhas erradas, machucaram vítimas inocentes, e não foram punidos, é chegado um tempo em que eles sofrerão as conseqüências das suas ações. Deus é o Último Juiz, e no devido tempo, Deus julgará todo mundo pelos seus feitos. “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, toda as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos que prestar contas” (Hebreus 4:13).

Segundo, Deus usa freqüentemente as experiências da vida para um bem ainda maior, freqüentemente para desenvolver nosso caráter e nos fazer pessoas melhores. E nós estaremos aptos a ajudar outras pessoas em circunstâncias semelhantes. 

Hoje a jovem que sofreu o acidente vem sendo capacitada a ajudar outros estudantes deficientes (depois que seu caráter foi transformado de complacência para compaixão!).

Portanto momentos difíceis também nos forçam a ver o que é importante na vida, e geralmente nos levam a Deus quando nada mais o faria. Nós percebemos a importância da fé, do amor, do carinho, da família e dos amigos.

Terceiro, Deus providenciou uma solução. É chegado o tempo em que não haverá mais sofrimento. No céu, as pessoas desfrutarão de um paraíso além da imaginação. Deus criou um lugar de glória eterna onde não haverá mais CHORO, DOR, DOENÇA, ou MORTE um lugar onde as pessoas compartilharão da Sua glória para sempre.

Finalmente, Deus cuida. Ele nunca prometeu que a vida seria sem problemas, mas Ele prometeu estar conosco. O próprio Jesus sentiu amor, compaixão, e tristeza, e atraiu como um imã aqueles que estavam feridos. Deus, no Seu amor, quer um relacionamento conosco. 

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16) ; tenha a vida eterna.” (João 3:16)

  DEUS TE ABENÇOE






Cristãos Despertai