Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Medo e Suas Conseqüências


  

 O que é medo? Bem, não vou falar simplesmente do medo natural, que é o instinto de conservação, uma tendência natural que o homem possui. Vou explicar. Todos nós na verdade temos receio de atravessarmos uma rua de grande movimento, por exemplo, ali nós paramos, vamos ver se podemos atravessar ou não. Primeiro observamos o sinal de pedestre (trânsito), para que possamos atravessar a rua ou a avenida com segurança. Isto se chama de Instinto de Conservação ou Tendência Natural do homem.  

Mas o que vou falar agora não é nesse termo, e sim sobre o medo interior, o medo de morrer, medo do futuro, de tomar decisões, que nada mais é, que uma ansiedade, uma apreensão muito grande que gera desespero, doenças, etc.

Estamos hoje atravessando dias difíceis, trabalhosos como a palavra de Deus  nos fala, (2 Timóteo 3.1). A violência se multiplicando, crimes, assaltos, sequestros aumentando cada dia. Uma poluição geral em todo o planeta. Uma onda insolente de pornografias por todos os lados. A palavra nos diz que nos últimos dias pelo pecado aumentar, muitos esfriariam na fé; e é o que estamos vendo, um esfriamento do povo Evangélico.( Mateus 24.12).

Multiplicando as seitas, cultos satânicos, materialismo, humanismo... Esta é a hora ou não será nunca mais, de despertarmos e tomarmos posse das bênçãos do Senhor e de toda autoridade do Espírito Santo e termos uma vida abundante e vitoriosa! Hoje, vamos repreender todo tipo de preconceito, toda inveja, miséria, toda enfermidade, seja ela material ou espiritual; todo orgulho; e o medo. E é tudo isso que vem esfriando o povo de Deus, sem dúvida nenhuma.

O mundo em que vivemos, torna-se cada vez mais tenebroso, violento e desumano. Vemos as pessoas sofrendo com a ansiedade que gera o medo. Cerca de 90 % da humanidade (estatística global) sofrem desse grande mal. No olhar das pessoas, na expressão do rosto existe medo, preocupação e ansiedade.

 O medo é a causa principal de grande parte das doenças psíquicas, psicológicas, a depressão, por exemplo, fazendo as pessoas se esconderem, se isolarem, vivendo numa incerteza constante.“A solicitude no coração do homem o abate,(os cuidados desta vida), mas a boa palavra o alegra.” ( Provérbios. 12: 25). 

Se conversarmos com várias pessoas a respeito deste assunto, todas elas têm medo  pelo menos de alguma coisa. Observamos que o medo está enraizado nas pessoas. Medo de morrer, medo de dormir, medo do escuro, medo da fome e da pobreza. Sabemos que o medo aparece e desaparece, volta e com isso as pessoas se tornam nervosas, depressivas, perdem até mesmo o prazer de viver. Em um noticiário, dizia que quase 10% das pessoas aqui no Brasil sofrem de depressão, a causa disso, o medo.   Pois vivem amedrontadas e preocupadas.

Primeira conseqüência do medo: Atrapalha decisões
Medo de tomar decisões na vida, muitas delas importante, mas por causa do medo não são tomadas. Decisões até mesmo na vida espiritual, não são tomadas por causa desse sentimento negativo. Crentes, conhecedores da verdade, que tem medo de assumir um compromisso com Deus.

Existem milhares de crentes que não andam enquadrados na palavra de Deus, não obedecem os ensinamentos de Cristo e o seu verdadeiro princípio, por quê? Porque tem medo de serem perseguidos e desprezados pela sociedade. Pastores, que teem medo de pregar o Evangelho puro e santo, que transforma e liberta o pecador.

Medo de falar e levar o povo a um confronto com as verdades das Sagradas Escrituras, da sã doutrina de Cristo. Ficam muitas vezes dando voltas nas suas pregações e palestras. Pregando e ensinando um evangelho fraco, em conseqüência, criando em suas igrejas crentes fracos, covardes, sem o temor de Deus, sem a graça e o brilho do Senhor.

É hora de repreendermos  o medo e confiarmos no poder do Espírito Santo.  Muitos pregadores dizem ter   medo de pregar o Evangelho verdadeiro. E chegam a dizer: Não vou falar muito duro, porque tenho medo de acabar com minha igreja. Que engano e tristeza.

Em primeiro lugar a Igreja não é do pastor, se ela é do pastor não é de Jesus. E sabemos que enquanto for do pastor, ela não vai crescer como deve crescer. A Igreja de Jesus deve crescer pura e revestida do Espírito Santo, sem mancha, separada do engano e do pecado. A Igreja deve marchar destemida pregando o evangelho que liberta e transforma o mais vil pecador. Medo é um espírito de derrota, sendo a primeira estratégia de satanás para atemorizar as pessoas.

 Como um dia os discípulos estavam com medo pois Jesus já havia morrido, ajuntaram-se todos numa casa, por causa das ameaças por parte dos Judeus, e de repente Jesus apareceu no meio deles, já ressuscitado  e com  grande poder, assoprou sobre aqueles homens e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. ( João. 20.19)

Sabemos que o medo, não é para o povo Cristão, porque maior o que está conosco do que o medo, do quê o que está no mundo(2 Cronicas 32.7). Deus quer ver unção nos seus filhos,  ver crentes corajosos e cheios da graça do Senhor, e  o medo atrapalha e muito, o crescimento da vida cristã.

  Um exemplo Bíblico: O povo de Israel numa certa ocasião se encontrava com medo mesmo armado e preparado para o combate. O povo de Deus era humilhado todos os dias pelo gigante Golias. “Ouvindo então Saul e todo Israel estas palavras do filisteu, espantaram e temeram muito” (I Samuel 17. 11). Durante quarenta dias Israel sofreu afronta, humilhação e vergonha.

 “Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele. Teu servo irá e pelejará contra este filisteu.” (I Samuel 17.32) Davi se levantou e se propôs a vencer o Golias o (Grande Golias). Por quê? Em primeiro lugar Davi fora ungido por Deus através do profeta Samuel e sabemos que os ungidos, eles não aceitam afronta do inimigo, não são covardes,  não sabem o que é medo.

Os soldados israelitas estavam imobilizados, suas pernas pareciam atrofiadas e o gigante aproveitava disso para desafiá-los. O povo de Israel estava numa situação difícil, podendo se tornar escravo, por causa do medo, encontrava-se atemorizado diante do Gigante Golias.

Agora pergunto a você: Qual é o Golias que o desafia, o afronta e o escraviza? Tenho certeza que você está cansado disso, mais ainda não teve coragem. A coragem do jovem Davi para enfrentar tal situação. Talvez você tenha feito da sua pessoa um fraco, capaz de vencer o problema.

Perdeu a confiança em si mesmo e em Deus. Ouviu talvez palavras de desânimo ou possa ser que tenha  ocorrido alguns problemas e esses também contribuíram que o medo entrasse em sua vida. E você está aí, escondendo do adversário. Você que já é um crente e está camuflando sua identidade de filho de Deus, muitas vezes declarando derrota e se sentindo envergonhado.

Olhe  o que diz a Palavra de Deus no verso37 de 1º Samuel 17. “Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e do urso, Ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai-te embora e o Senhor seja contigo.”

O Senhor é contigo também meu irmão e minha irmã. Mas saiba  de uma coisa, que a vitória só é conquistada fora do esconderijo. Olhe  agora pelos olhos da fé para o esconderijo com desprezo e não queiras mais ser ferido, machucado pelos problemas e pelo medo.

Descubra agora irmão, irmã, jovem, que você tem força de Deus e pode perfeitamente voar como águia. “Dá esforço ao cansado, multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor, mas o que esperam no Senhor  renovarão as  suas forças, subirão com asas, como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.” (Isaías 40.29 -31)

Convido você a sair agora, em nome de Jesus, desta situação e romper com este sentimento. Ninguém pode te detê-lo porque o Senhor é contigo e lhe dá o Espírito Santo. Diga agora como o apóstolo Paulo: “Não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim.” (Gálatas 2.20)

Saiba que o evangelho não é só mensagem de salvação, mas é de esperança e vitória. Creia que Deus transforma o pior no melhor. Não se esconda, pois o esconderijo não é mais o seu lugar.  Deus não vai te condenar se você estiver em falha. Mas decida-se agora, venha arrependido para os braços do Senhor.
  O DEUS ETERNO é infinitamente sábio e vai levá-lo sobre suas asas às alturas, ensinando-o a viver além das limitações humanas e realizando os planos e propósitos na sua vida. Saibamos que enquanto o medo não for vencido, não teremos nunca uma vida de vitória e triunfo.

Não precisamos sentir medo, porque o Senhor sempre está conosco, nos dirigindo. Deus sempre guiou o seu povo. O Egito era lugar de escravidão, que hoje representa o mundo, que escraviza nas drogas, na prostituição e no medo de viver. 430 anos o povo de Israel esteve preso e escravizado pelos egípcios. Os israelitas não sabiam e não conheciam a Terra Prometida e o  Senhor os arrancou do Egito com seu braço forte deu-lhes direção, os alimentou e os protegeu. Em Êxodo13. 22 diz que uma nuvem e uma coluna de fogo os guiavam.

Lembre-se que o Pai sempre está conosco!! Hoje não temos a nuvem e nem a coluna de fogo, no entanto temos algo muito mais forte, o Espírito Santo nosso amigo e companheiro.  E é o Espírito Santo que hoje te convida: “Saia deste lugar frio, triste, de medo e de sofrimento, pois Eu o Senhor quero te abençoar. Deixe tudo, abandone este lugar e venha conhecer a minha grandeza.  

Uma certa feita os discípulos de Jesus, tiveram medo quando as ondas se levantaram e o barco quase afundava. Com medo clamaram ao Senhor: “Nos salva, Senhor, estamos perecendo. O barco ainda não tinha afundado e nem ia afundar, e já estavam com medo antes mesmo do naufrágio. O Senhor Jesus repreendeu a fúria do vento e das águas e tudo se fez bonança, e logo em seguida, censurou os discípulos diante da irracionalidade do medo.Porque temeis, homens de pequena fé.” (Mateus: 8. 26).

Saibam  que o Senhor jamais se ausenta nas situações difíceis da nossa vida, e, no entanto o medo nos impede de vê-lo.

Medo sinônimo de insegurança, inquietude de espírito  e ausência de fé.

Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11. 6). O medo também é ausência de fazer a vontade do Senhor, existe uma frase de um filósofo que diz assim: “A certeza de estarmos fazendo a vontade de Deus é nossa melhor arma para combater os temores e preocupações.” Quando obedecemos às leis de Deus, nós vemos que Sua vontade é a nossa paz. E  não a ansiedade e o medo.

  Saibam  que o Senhor não nos desampara, pois sempre está pronto a nos socorrer, quando as adversidades desta vida vêm sobre nós, quando sentimos sozinhos, solitários, não precisamos nos preocupar porque o Senhor Jesus permanece conosco em qualquer lugar ou situação, Ele mesmo prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos. (Mateus 28.20)

“Convido-te agora a unir-se à força de CRISTO, deixar de lado o passado e viver o presente na vida abundante do SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.   AMÉM !!     



Edna Caetano         
                




                                                                 

Um comentário:

  1. A palavra de Deus verdadeiramente é poderosa e agradeço a Deus por ter falado comigo atravez dessa palavra que Deus continue abençoando a todos aqueles que ler está palavra!!

    ResponderExcluir