Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

O DEUS CRIADOR E A SUA SOBERANIA


Hoje quero falar do Deus criador de todas as coisas ! 

O Deus Todo-poderoso!!    

Uma das características de Deus é a sua soberania e é  essa palavrinha que quero considerar. Deus é Soberano. Soberano significa : Pessoa que exerce um poder supremo sem restrição, e nem neutralização. O que é supremo?  Ser supremo é aquele que está acima de tudo, SUPERIOR. Portanto, quando falamos da soberania de Deus, falamos da qualidade de um ser soberano e de autoridade moral. Quando apresentamos o Deus Soberano, estamos ao mesmo tempo falando que nEle está todo direito, todo poder, toda autoridade para realizar tudo o que convém. E quem  somos nós? Somos criatura, Deus é nosso criador . Nós somos o barro e Deus é o oleiro.  (Jeremias 18). Foi Ele quem nos criou. E  hoje, Ele quer  nos moldar, transformar e nos restaurar. 


Apesar  de Deus ser soberano,  é um  Ser misericordioso, e sua misericórdia está sobre a Sua soberania, ou seja,  sobre a sua vontade.  “Assim pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que se compadece” (Rom. 9:16).
Não devemos questionar Deus. Murmurar da nossa vida, por exemplo, não devemos   replicar com o nosso Deus  isso ou aquilo, pois  é o nosso criador!
 nos adverte: “Mas, ó homem, quem és tu?, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que formou: Porque me fizeste assim?” Ou não tem o oleiro poder sobre o barro,...” (Romanos 9. 20 e 21). O certo é dizer sim ou não, e  não questionar ou replicar...  Deus nos deixou dois caminhos, a escolha é nossa.

Ressaltemos que a soberania  de Deus não anula o livre arbítrio do homem. Nós é que escolhemos o caminho à seguir, e somos responsáveis por esta  escolha. Depois não adianta lamentar... A nossa busca à Deus deve estar de acordo com a sua vontade e com a sua misericórdia. Deus também pode endurecer o coração do homem para assim manifestar o seu poder, a sua glória, ou seja, a sua  soberania.
Não se esquece: Ele é SOBERANO.  “Porventura não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso de honra e outro para deshonra?” Verso 22 diz mais  “E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com  muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição;  ”(Romanos 9.21). 

Vamos à uma referencia Bíblica, no caso de Faraó, o próprio Deus endureceu o coração de Faraó para mostrar o seu poder, suas maravilhas, e os seus milagres. ( Êxodo 4.21). Mas há uma diferença, de um coração endurecido e de um que foi endurecido. Na verdade a nossa escolha pode não voltar, se não houver arrependimento. Como no caso de Faraó, ele  não se arrependeu e pereceu.  “Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém  o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia,...” (Êxodo 8.19).

   Uma advertência!  A sentença para os que não chegam ao arrependimento, ao invés de se arrependerem, endurecem os seus corações, desprezando, ignorando a misericórdia e a benignidade de Deus.( ler Romanos  2.4- 6).
Portanto o arrependimento é a vontade de Deus na nossa vida, não podemos rejeitar a sua misericórdia, endurecendo os nossos corações. Temos sim que chegar à Deus, crucificar o nosso eu e   não temos que perguntar à Deus  coisa alguma  pois ELE É SOBERANO!

Existem duas escolhas, devemos ouvir e praticar o que Deus fala. Estamos abaixo da sua soberania. Muitos fingem em obedecer à vontade de Deus, ( mas só Deus sabe o que se passa no coração) muitas das vezes só existe aparência. Portanto devemos fazer totalmente a vontade do nosso Deus, nos humilharmos à Ele e confessar os nossos pecados. (Rom.3.23).
O nosso corpo deve ser morada do Espírito Santo, pois não somos dono de nós mesmos.  “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proviniente de Deus, e que não sois de vós mesmos”? (I Cor.6 19).
Deus tem que estar dentro de nós, nos comandando. 

Somos simplesmente o vaso e Deus é o oleiro( Jer. 18). Não devemos jamais discutir com o oleiro e sim consultá-lo. Devemos orar a Deus e nos humilharmos em Sua presença. Muitas pessoas dizem servir ao Senhor mas não permitem que Ele trabalhe em suas vidas. Quero deixar claro, que Deus não é nenhum tirano, ditador. Ao contrário nosso Deus é Amor e é  misericórdia. Deus quer  que você  reconheça o seu erro, o seu pecado e venha  arrepender-se, para que Ele possa operar grandemente em sua vida. ( Filipenses 2.13).   

Devemos sim, reconhecer que não somos nada e pedir perdão à Deus em humildade, Pois não fomos  nós que escolhemos ao Senhor, mas foi o Senhor quem escolheu a nós, através de  sua rica misericórdia. (1 João 4.19).
Reconheças hoje a soberania de Deus para que a misericórdia dEle esteja em sua vida. Deus sempre está disposto a te perdoar, porém você precisa estar disposto a reconhecer o seu pecado. Devemos ser vasos de misericórdia e não vasos de ira  (murmuração), como no caso de Faraó. “Revestimos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes.”(I Pedro5.5 ).

Por issoVivamos como Deus quer que Vivamos!!!!

Que Deus abençõe a todos em nome de Jesus!

Edna Caetano


Um comentário: