Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vivendo na Direção de Deus Êxodo 13:17-22

  

“E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.” Êxodo 13:17

“Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.” Êxodo 13:18
E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Êxodo 13:21
“Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” Êxodo 13:22

O ser humano tem a tendência de querer fazer tudo mais fácil e mais rápido. Como os marqueteiros seduzem os clientes a comprarem um produto? “ATENÇÃO”!!! Já impressiona não é? Aí vem o toque na fraqueza de todo mundo: “Fácil de Pagar”, “Mais barato”, “X Vezes sem Juros”, “Leva na Hora”, “Desconto Imperdível”, “Ganha Brinde”, etc. Mas no fim, todos sabem que aquilo tudo é só um meio pra o cliente ser pego no calor da emoção. Uma fantasia mascarada de realidade.

Um perigo muito grande é quando isso ocorre no mundo espiritual. Quando “fantasias” desse mundo querendo nos dizer que tudo pode ser “fácil e rápido”, acaba nos dando uma falsa esperança de que as coisas podem acontecer da maneira que queremos ou pensamos que deveriam ser. Por isso a frustração, a ansiedade, a depressão, a insegurança, e até mesmo a dúvida da existência de Deus, são problemas que acompanham os passos da humanidade atualmente.

Ao tirar o povo do Egito, “Deus não os levou pelo caminho que estava mais perto”. (v. 17) Por quê?
A dificuldade seria maior. Tinham filisteus, e haveria necessidade de guerra. Andar mais era a solução de Deus.
“Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho”. (v. 18) Por quê? Ele queria mostrar milagre.
“Coluna de nuvem de dia, e de fogo de noite”. (v.21) Aqui vemos duas coisas:
1- Deus nos faz passar facilmente onde outros passariam com dificuldades. (O deserto é quente e seco de dia).
2- Deus nos faz passar facilmente por lugares onde outros “jamais” passariam. (De noite no deserto é frio, escuro, e com animais mortais. Impossível andar).
Se tudo parece confuso, alegre-se, pois a maioria dos planos de Deus nós só entendemos no final, pois Ele não trabalha com o “fácil e rápido”, mas com o correto. Não com a emoção, mas com a razão. Ele vê o que não vemos e conhece nossas limitações e seu objetivo é sempre nos levantar. (v 18b).
E por fim, ainda nos garante que sempre estará conosco - “Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” (v. 22).
Compensa ser guiado por Deus!

Deus abençoe a todos!

Evangelista Erick Caetano

2 comentários:

  1. Muita boa esta palavra usarei na minha vida. Missionário: .Edinei Carvalho, Ig Presbiteriana Filadelfia-SE

    ResponderExcluir
  2. Que palavra abençoada !!! Fui impactada com mais essa verdade do nosso MARAVILHOSO Deus.
    Damaris Ig Batista no Tijuco - MG

    ResponderExcluir