Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

DESVENDANDO 1 SAMUEL 28 - O REI SAUL CONSULTA UMA ADIVINHA




            Saul, um homem da tribo de Benjamim (uma das menores tribos de Israel), fora escolhido e ungido por Deus para reinar o povo israelita. Foi o primeiro Rei de Israel. De acordo com as escrituras, Saul era formoso de boa estatura e tinha eloquência em sua fala, porém era religiosamente frio, pois não valorizava as coisas divinas. Vivia de aparência, buscando aplausos de multidões, agradando aos homens e não a Deus. (1 Samuel. 9).

Em 1 Samuel 28, relata que em uma ocasião na qual o Rei Saul fora ameaçado pelos Filisteus, que haviam se levantado contra Israel, ele foi tomado pelo medo, e podemos definir que medo e fé são opostos. O servo fiel busca a Deus que o instrui acerca do que há de fazer. (Isaías 28.26). Neste texto, vemos a conseqüência do medo (ou falta de fé) na atitude tomada por Saul, pois não obtendo resposta de Deus (que não falava mais com ele, por causa de sua desobediência, nem mesmo através do Profeta Samuel) procurou então, uma feiticeira para obter resposta.

Samuel já havia morrido, e será que este volta para falar com Saul? 
Depois do Profeta morto o Rei se interessa falar com ele?

Lembremos da passagem do Rico e Lázaro de Lucas 16.
O rico em tormento ergue os olhos e vê ao longe Abraão em seu seio e este clama por misericórdia e implora para que Abraão mande Lázaro ir até ele para que o ajude, e Abraão responde que é impossível, pois existia um abismo entre eles, que os separava.

“Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. (1 Samuel 28:7).

         
Sabemos pela palavra de Deus que esse tipo de trabalho não é correto, e sim uma proibição divina. Pois neste tipo de trabalho não se trata de um espírito humano e sim espíritos malignos. (1 Tm 4.1). As religiões pagãs têm procurado manter essa forma de contato. Porém a Bíblia proíbe terminantemente. (Ex 22.18; Lv. 19.31; 20.6-7; Dt 18. 10-12). Pois todos os mortos estão sob a responsabilidade de Deus, (Ec 12.7). Jesus tem a chave da morte e do inferno (Ap 1.18).

Quando alguém procura contato com o espírito dos mortos, é enganado pelo demônio, pois só ele aparece como um espírito de mentira, (I Reis 22.22). Imita aquele cujo espírito está sendo invocado, conforme a doutrina dos demônios. (I Tm 4.1).  Essas invocações constituem as profundezas de satanás (Ap 2.24), e fazem que creiam  na mentira (II Ts 2.11) foi o que aconteceu quando Saul procurou a feiticeira ( I Sm 28.10-19).

Vemos então, que Saul procurou algo que não era o correto, embora diga o texto que Samuel falou a Saul. Sabemos também que, Saul como Rei não andava sozinho, havia uma comitiva com homens que o acompanhava e não se tratava de pessoas religiosas, e sim, de crentes apostatados da fé, que acreditavam no erro. Por isso dá a entender tão convincente de que era Samuel que ali falara.

Mas no transcorrer do texto, nós vemos que não há possibilidade de ser Samuel, embora houvesse sinceridade por parte daquela mulher, porque há pessoas sinceras, porém enganadas que tomam caminhos diferentes do qual queriam tomar.  Lembremos da jovem de Atos16, que também possuía um espírito de adivinhar, e ali por vários dias ela dirigia palavras lisonjas á Paulo, e aquilo o incomodava. (embora a atitude da jovem fosse sincera, era reprovada por Deus). E Paulo com autoridade do Espírito Santo expulsou o espírito maligno em nome de Jesus. Vemos aqui  um exemplo bíblico que reprova esse tipo de atitude, como da mulher que o rei Saul foi procurar.

Há vários argumentos Bíblicos para provar que não era Samuel, embora esteja escrito na Palavra. Quero ressaltar que este relato, não foi escrito por Samuel, pois ele já havia morrido. Possivelmente foi o Profeta Natã quem escreveu o restante do livro, lembrando que, até o capítulo 24 foi o próprio Samuel quem escreveu. Mas no versículo 15 deste capítulo que estamos meditando diz que vindo Samuel falar com Saul, este então queria saber a cerca da peleja, se iria obter-lhe êxito ou não.  Diz assim: “Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. (1 Samuel 28.15)

Coisa interessante, Saul buscando Samuel para quê este mostre o que lhe deva fazer. Primeiramente nós vemos neste verso que Saul começa dizendo: “Deus se tem desviando de mim, e não me responde mais...”, Pois bem, se Deus não respondeu acabou. Como é que o Profeta Samuel sendo um homem de Deus, já morto, poderia responder? Sendo que o próprio Deus não quis falar nada a Saul    - Se nem pelo Urim que é a revelação sacerdotal, e nem por sonhos, que é a revelação pessoal, e nem pelos Profetas que é a revelação inspirada, poderia agora Samuel lhe responder? Jamais.

Outra coisa interessante é que Samuel nunca transgrediu as leis de Deus em vida, em nenhum momento, pois era um homem integro e fiel ao Senhor. Não poderia ele voltar, porque os espíritos dos mortos são imateriais e não podem interceder ou orar pelos que vivem na terra ou no céu, há somente um mediador (I Tm 2.5). Tampouco poderão ser portadores de mensagens, ou evangelizar os que permanecem no mundo.

 O pedido do homem rico, de que Lázaro fosse enviado para advertir seus irmãos, não foi atendido: “Pois eles têm Moises e os profetas, ouçam-nos” (Lucas 16.29). A única missão que os mortos terão no Paraíso será louvar a Deus e atender aquilo que Deus lhe ordenar (Ap.5.10; 7.15; 20.6). Está aí mais uma posição que jamais Samuel viria falar com Saul.  Pelo argumento gramatical, vemos que houve a impossibilidade de ser Samuel, pois diz o texto que o Senhor não havia lhe respondido e se não respondeu pelos ministérios agora pela necromancia? Pois ali, o Rei Saul estava buscando a necromancia e não a Deus.

Na verdade na interpretação Bíblica, vemos que Urim que é a revelação sacerdotal, ou sonhos, ou profecias eram os meios do homem receber orientação de Deus. Mas Deus não falou e não falava mais com o Rei Saul, porque ele e o seu reino já haviam sido reprovados pelo Senhor.

No argumento doutrinário, vemos que consultar espíritos de pessoas já falecidas é condenável pela bíblia (Dt. 18.10-14). Deus rejeita os tais que assim procedem e não podemos aceitar que essa profecia foi mesma de Samuel. Se aceitarmos, cria-se uma nova doutrina, que Deus pode usar o homem ímpio para revelar as coisas divinas. Pra que então, vamos buscar a Deus? Buscar unção de Deus pra Ele revelar os seus mistérios e assim pregarmos a Sua Palavra, se Deus usa o ímpio pra essas coisas? De modo que isto não procede de maneira alguma.

Além disso, sabemos que a profecia deve passar por um exame. A Bíblia diz que toda profecia deve ser julgada (I Jo 4). E se julgassem essa profecia, certamente não passaria. Vemos vários pontos na passagem que lemos que a profecia não se cumpriu verdadeiramente. Por exemplo, a resposta de Samuel a Saul. A profecia disse que o rei seria entregue aos Filisteus, coisa que não aconteceu, ele se suicidou. Outra coisa interessante também foi que a profecia falou no outro dia.  “amanhã" você e seus filhos vão estar junto comigo”.

Bem, nós sabemos qual o caminho que  o justo segue , e também qual o caminho que  o ímpio toma. Vamos novamente à história do “Rico e lázaro”, quando Cristo conta que o rico foi para o hades e Lázaro para o seio de Abraão, onde possivelmente Samuel estaria. E Saul não poderia ir para junto do Profeta pelo caminho que tomou.. Outro ponto é “amanhã” que a profecia disse, pois não aconteceu no dia seguinte e sim dias depois. Com toda esta história podemos ver que Deus permite que satanás engane aqueles que não querem seguir a verdade. (I Ts 2.11-12). Porém todo aquele que anda nos caminhos do Senhor, este é abençoado, Deus fala com ele ministra Sua Palavra e é vitorioso.

Vemos claramente, nesta passagem que não foi o Profeta Samuel quem falou e sim espíritos enganadores. Como um ventrículo, o boneco se apresenta, mas é outro por detrás que está falando. Nas consultas aos mortos é a mesma coisa, os espíritos malignos descem, fazendo-se de espíritos familiares. Pessoas que assim são enganadas porque não buscam a Deus verdadeiramente. Os contatos com os mortos são reprovados por Deus, condenados pela Bíblia. O homem não pode buscar estas coisas, pois não estaria falando com espíritos familiares e sim, com espíritos malignos, enganadores. (Hb 9.27; 1 Reis 22.22).


A profecia disse que o Rei Saul iria perder a batalha, como de fato perdeu. Como o espírito que estava sendo invocado sabia disso? Sabia, porque nas ocorrências dos acontecimentos dava a entender que naquela peleja Saul iria ser derrotado. Um dos fatos mais evidente era exatamente sua rebeldia para com Deus. Vemos então, que o Rei Saul não foi entregue aos filisteus e não morreu no outro dia, como a profecia disse. Assim comprova essa exatidão, pois satanás não possui onisciência. Somente Deus, pois Ele é Onisciente.

Meus queridos, a nossa confiança tem que estar em Deus, único espírito, único Ser que tem condições de se manifestar de nos abençoar e de nos instruir. Pois é o  Espírito Santo de Deus que está aqui na Terra, que está na minha vida, na sua vida e na vida daqueles que aceitam Cristo como Salvador  é que convence o homem do pecado, da injustiça e do juízo. (João 16.8). É Deus que instrui  toda a nossa vida cristã, para uma vida abençoada e vitoriosa!

Vemos então, neste estudo que é condenável qualquer consulta a pessoas que já faleceram, pois não podem vir.  É impossível isto acontecer. (Ler 1 Reis 22.22; 1 Tm 4.1; Ap. 2.24). Por isso Deus proibiu (Dt. 18.10-14), porque seria consultar espíritos malignos, familiares que acompanham a todos nós, pois ele conhece você, eu e ouve tudo, para trazer esse tipo de engano, levando o homem à mentira. Sim, aqueles que não querem seguir a verdade. Mas aqueles que seguem a verdade servem a Deus verdadeiramente, recebem a vitória das mãos do Senhor. Vive uma vida de devoção piedosa e de comunhão plena com Jesus!

Não seja como Saul, não busque as coisas da carne, coisas terrenas de aparência humana. “Não sejas bom para agradar homens, mas seja bom para agradar a Deus” Conseqüentemente você vai refletir a luz de Deus, como refletiu Estevão, o seu rosto brilhava como de um anjo. Você será realmente uma pessoa abençoada. Lembremos que a mudança no interior do homem produz a mudança no seu exterior, sem dúvida alguma. Não acredito que Deus muda, transforma o homem no seu interior, e nada no seu exterior, deixando do mesmo jeito, isso é heresia, pois a bíblia diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Coríntios 5.17).

Quando alguém se entrega a Cristo, este deve entregar-se de corpo, alma e espírito.  Uma pessoa realmente convertida ao Senhor, ela é transformada no seu exterior, pois permitiu que Deus realizasse uma obra no seu interior e assim refletiu no seu exterior. A Bíblia diz: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua vontade”. (Filipenses 2.13).   

Sejamos um crente fiel e cheio do Espírito Santo, que vemos a Glória de Deus e buscamos Nele todas as coisas. Assim teremos um final de vitória. Pois não foi o caso de Saul, que seu fim foi de derrota e miséria.
         

            O espírito maligno disse que o rei Saul iria ser entregue aos filisteus, e morreria no outro dia e isso de fato não aconteceu. Sendo assim, fica comprovado que realmente foi um espírito de engano que atuou.


            Seja um crente fiel
            Seja um crente vitorioso!


  Deus abençoe a todos
  Evangelista Edna



59 comentários:

  1. Você já declarou a sua fé em Jesus, hoje? Ainda não? Bem, então você precisa conhecer o projeto que está sacudindo as redes sociais brasileiras e acendendo a luz de Cristo em todos os lugares do país. O site http://feemjesus.com.br/
    é uma revolucionária ferramenta que pretende reunir todos aqueles que crêem em Jesus na internet.

    Com apenas alguns cliques, você se cadastra e anuncia a sua fé. Vamos fazer uma força única e cumprir a missão de Jesus. Com apenas alguns cliques, você acende a luz daí mesmo onde você está. Não se envergonhe da palavra da salvação. Vamos mostrar ao mundo o poder do evangelhoe proclamar a verdade. Declare sua fé, acenda uma luz!


    "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus."
    Mateus 10:32

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com uma duvida,se Saul suicidou,entao ele nao era salvo,porque eu aprendi que Deus nao tira a salvaçao depois que ele deu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, é possível sim ter seu nome riscado do livro da vida. Quando Moisés falou para Deus riscar o dele, o Senhor diz que risca o de quem ele quiser.

      Excluir
    2. No capitulo 1 de II Samuel diz que um amalequita o encontrou ainda com toda a sua vida, pois o que Saul conseguira com sua tentativa de suicídio foi apenas se ferir, então pediu ao amalequita que o matasse para que não fosse morto pelos Filisteus.

      Excluir
    3. No capitulo 1 de II Samuel diz que um amalequita o encontrou ainda com toda a sua vida, pois o que Saul conseguira com sua tentativa de suicídio foi apenas se ferir, então pediu ao amalequita que o matasse para que não fosse morto pelos Filisteus.

      Excluir
    4. Sail tentou se suicidar, mas ficou agonizando e quem o matou foi um amalekhita se não tô enganado.

      Eu não sou expert em teologia, mas uma coisa que eu vejo é que os cristãos tendem a levar tudo pelo seu mero ponto de visto, tanto que se baseiam em textos do brit hadasha pra embasar algo do tanakh.

      O que acontece é que aos olhos do judaísmo isso também era errado mas não impossível, pois o judaísmo tem uma doutrina sobre reencarnação na kabalah... Enfim ...

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Deus não tira a salvação,mas a pessoa tem o livre arbítrio e faz sua escolha,e Saul escolheu abrir mão da sua salvação quando tentou se matar,mesmo que outro é que tenha terminado o que ele começou nesta tentativa. Na verdade,ele já tinha perdido a muito tempo antes disto quando não aceitou a escolha de Deus em ungir a Davi como seu sucessor no reino e passou a perseguir o seu ungido buscando matá-lo.Ai daquele que se evanta contra o ungido do Senhor,já nos alerta a sua Santa Palavra. Se o rei Saul tivesse realmente seu coração voltado para Deus ele aceitaria sua vontade com humildade e ficaria do lado de Davi ao invés de buscar sua morte. Na verdade o rei Saul já estava com seu coração tomado por satanás bem antes da sua tentativa de suicídio.Portanto não foi isto que o levou a perder sua salvação, q certamente ele perdeu,desde o momento q foi rejeitdo por Deus.

      Excluir
    7. se eu nao me engano,tbm nao sou nehum expert em teologia..mas a salvaçao só passou a existir depois de crito...na epoca de saul,todos iam para um mesmo lugar@...nao é isso?

      Excluir
    8. Não amigo, pois sim assim fosse não haveria motivo para Deus inundar a terra por causa da sua iniquidade, tão pouco destruiria Sodoma e Gomorra por conta das imoralidades que aquele povo cometia. Nos dois episódios Deus livrou apenas duas famílias por ambos acharem graça diante de Deus. Isso prova que a salvação é desde o início do mundo.

      Excluir
  3. "anonimo " nao entendi sua duvida, pois se vc obteve a salvaçao, senao vigiare pode perde-la. devemos"lutar ate o fim" por nossa coroa.

    ResponderExcluir
  4. quando vc aceita jesus o seu nome e escrito no livro da vida e vc ganha a salvaçao,eu creio que Deus nao toma o que ele te da ,vc pode ate desviar mas uma hora vc volta para presença dele.Deus nao vai escrever e apagar seu nome do livro da vida cada vez que vc fraquejar.por isso eu penso que saul nao era salvo ,porque se fosse jamais teria cometido suicidio.entendeu!!!!

    ResponderExcluir
  5. na verdade....., tudo é questionável, da veracidade dos escritos bíblicos á comprovação de vida após a morte, nunca saberemos sobre o pós morte, e como funciona os universos paralelos que circundam o nosso,......... quem criou tudo isso aqui, criou também o mal que aflige as coisas que estão aqui em nosso planeta, e podem ter certeza que os criadores disso tudo, manipulam como bem entendem tudo o que existe nesse plano. Os religiosos explicam pela religião, os céticos abrem dúvidas, mais os sábios se calam... reflitam e vivam a vida a cada dia sem pensar naquilo que não foi nós que fizemos, pois antes da gente existir aqui, nosso espírito já existia em outro lugar, e se nem isso somos capazes de saber.. imagine o resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento a sua duvida meu querido,pense assim, se você recebe um presente cabe a você guardar ou não, você pode jogar fora se quiser,recebemos de Deus mais podemos recusar ,noa e ele que tira, sonos nos que não aceitamos e Ele não interfere no Livre Arbítrio das pessoas, quanto a vida após a morte,Jesus voltou e testemunhou sobre ela, e disse que Ele e a porta, abracos

      Excluir
    2. FOMOS CRIADOS POR UM SER SUPERIOR E SUPREMO QUE É DEUS E ELE NOS CRIOU CONFORME A SUA SEMELHANÇA, NOS DEU UM ESPIRITO SEMELHANTE AO SEU, CAPAZ DE FAZER ESCOLHAS,INTELIGENTE NOS DEU O DOMÍNIO SOBRE TODOS OS SERES VIVOS E O HOMEM DESOBEDECEU AO SENHOR COMO ESTA LÁ EM GÊNESIS.
      MAS DEUS TAMBÉM PREPAROU UM PLANO DE SALVAÇÃO PARA NÓS, ELE NÃO FICOU LA NO CÉU INDIFERENTE AO NOSSO SOFRIMENTO NÃO, ELE SE FEZ CARNE SENDO DEUS, E ABITOU ENTRE NÓS (JO 1:1,2) CHEIO DE GRAÇA E VERDADE, E ATRAVÉS E JESUS CRISTO TEMOS PAZ COM DEUS.
      E ELE NÃO NOS CRIOU PARA MORRER, MORREMOS POR QUE O SALARIO DO PECADO É A MORTE, MAS DEUS NOS VIVIFICOU ATRAVÉS DE CRISTO QUE NOS REMIU DE TODO O NOSSO PECADO, MAS PRECISAMOS CRER NO SENHOR JESUS PEDIR PERDÃO E NOS ENTREGAR A ELE.
      REFRITA EM JO 3:17 "POR QUE DEUS ENVIOU SEU FILHO AO MUNDO,NÃO PARA QUE CONDENASSE O MUNDO,MAS PARA QUE O MUNDO FOSSE SALVO POR ELE"
      MEU AMIGO AS RELIGIÕES SÃO OS HOMENS BUSCANDO UM CAMINHO PARA CHEGAR A DEUS! E EXISTE MUITAS!
      JÁ O EVANGELHO É DEUS VINDO BUSCAR O QUE SE AVIA PERDIDO!
      O EVANGELHO É PERFEITO POIS DEUS O AUTOR DA VIDA QUEM CRIOU !
      SÓ EXISTE UM CAMINHO ESTA EM JO 14:6 "DISSE JESUS: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM"

      Excluir
  6. Na verdade não somos nós quem aceitamos a Cristo e sim ele quem nos aceita. Antes de Jesus relaciona-se conosco, a bíblia diz que estávamos mortos em nossoas trangressões, ou seja, alguém que está morto espiritualmente pode fazer tal escolha? É o próprio Deus quem nos desperta de uma conciência morta em pecados e nos justifica através do sacrifício de Cristo na Cruz(Propiciação).. DEus abençoe a todos....

    ResponderExcluir
  7. Peço que leiam a postagem que fiz a respeito desse assunto... olha só, acredito que realmente Samuel falou a Saul, é a própria palavra que diz e nessa postagem coloco os argumentos para isso.. demônios não prevem o futuro e falam contra a palavra de Deus... não podemos duvidar da grandeza de Deus pois ele pode usar sim uma situação como essa para cumprir o seu propósito afinal ele é o Deus do impossível... http://igrejadecristodesperta.blogspot.com.br/2013/08/o-espirito-de-samuel-realmente-apareceu.html

    ResponderExcluir
  8. Quero agradecer ao responsável por essa aula maravilhosa pois tirei uma grande duvida que o Espirito Santo de Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  9. ORAS ESTÁ MAIS DO QUE CLARO EM SAMUEL 28-13 A PRÓPRIA MULHER DIZ O QUE VÊ AO SER QUESTIONADA POR SAUL, OU SEJA: "E O REI LHE DISSE: NÃO TEMAS; QUE É QUE VÊS? ENTÃO A MULHER DISSE A SAUL: VEJO deuses QUE SOBEM DA TERRA" ESTES deuses SÃO DEMONIOS QUE SE PASSARAM POR SAMUEL. ABRAM OS OLHOS IRMÃOS A PALAVRA ESTÁ NA NOSSA FRENTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Sabe de nada Inocente"

      Excluir
    2. Irmão o Espirito Santo te usou tremendamente na sua responta e deu um ponto final na discursão.... afinal em I Sam 28:14 Saul entendeu que era Samuel... não quer dizer que realmente era Samuel. Que o nosso Senhor posso nos dar entendimento da sua palavra,amém.

      Excluir
    3. Acorda cara leia eclesiástico 46:20, la confirma tudo.Mas se quiseres morrer analfabeto aí o problema é seu.

      Excluir
    4. Agora eu posso entender porque a igreja católica não abria mão do monopólio das escrituras, acho que foi devido ao entendimento de pessoas sem instrução, que não sabem ler e muito menos interpretar nossa língua. 1°Samuel 28:12 "Vendo pois a mulher a Samuel, gritou em alta voz" isso ela disse sem que Saul nada dissesse, fica claro, cristalino que foi Samuel mesmo. E se realmente quiseres melhorar o entendimento consulte a bíblia católica em ECLESIÁSTICO 46:20.

      Excluir
    5. Acorda cara leia eclesiástico 46:20, la confirma tudo.Mas se quiseres morrer analfabeto aí o problema é seu.

      Excluir
    6. Muito bom sua resposta tava com dúvidas

      Excluir
  10. Samuel estaria no seio de Abraão?
    O episódio não está contado por completo. Sugiro os leitores que não leiam por partes e sim tudo a respeito do episódio. As desobediências de Saul foram várias, porém de gravidade duvidosa. Numa delas - absurdamente a mais relevante - Samuel, que era uma espécie de porta-voz espiritual de Saul, transmitiu a seguinte ordem para ele: (1Samuel 15-3)
    Saul foi lá, combateu o povo, destruiu o que pôde, porém, poupou a vida de Agague, rei de Amaleque. Porém este ato de perdão, foi tido por desobediente. Na sequência, Samuel repreendeu Saul e matou Agague friamente. A Bíblia relata assim:(1Samuel 15-10 e 11). Leia também 1Samuel 15-19; 1Samuel 15-26; e o mais forte, após a repreensão a Saul, Samuel mandou trouxessem à presença o prisioneiro, o rei Agague, e praticou o homicidio (1Samuel15-33).
    Para quem quer entender tem que ler tudo.
    Primeiro chamo atenção para o "arrependimento" de Deus. Dá para acreditar numa coisa dessa? Deus se arrependendo de uma escolha Dele, mal feita? Onde fica sua onisciência? Sua infalibilidade? Quem erra e se arrepende do que faz não pode ser Deus. Daí já se deduz que a palavra que veio a Samuel não foi de Deus. Logo, tudo está relacionado com esse deus de Samuel é, no mínimo, discutível.
    Segundo, peço que veja que Samuel alertou Saul de que, diante da desobediência, o Senhor já o havia rejeitado, como Rei de Israel. Ou seja, Deus não o queria mais como Rei. Logo, foi com aquele ato (o perdão a Agague) que Saul perdeu o Reino. Samuel despedaçou Agague perante o SENHOR, em Gilgal (1Samuel,15-33).
    Temos aí Samuel, um homem que dizia receber a Palavra de Deus, cometendo friamente um homicídio com requinte de ironia e crueldade. É verdade que em favor de Samuel, devemos trazer os atenuantes daquele trágico ato, que consistem na sua lealdade às suas crenças e na sua pouca condição espiritual de compreender Deus. Ele, como médium, se comunicava com um espírito a quem ele atribuía ser o próprio Deus.
    disse tudo isso só porque ví que foi dito que Samuel foi estaria no seio de Abraão. Quanto a comunicação, ele Samuel não estava a altura de acertar o dia e a hora, mas que Saul se deu mau se deu. Esse negócio de salvação é muito discutido e o povão aceita que tudo seja com facilidades assim como fazem aqui na terra. Eu costumo dizer que não estou salvo e que Jesus não salva ninguém se o cara não fizer por onde. Dizer que aceitou Jesus depois de ter praticado: crimes, roubos, desviado dinheiro de merenda escolar, saúde, educação e tudo de maldade, não concordo. Como fica a vítima que perdoa? e a justiça divina? Então basta aceitar Jesus e está salvo? facilidades. É querer assumir um cargo importante sem concurso, entrando pela janela como antigamente. Eu digo: Não estou salvo, estou me salvando, reconheço meus erros e não vou dar meu dinheiro a pastor nem a igreja nenhuma para ouvir que estou salvo. Não quero facilidades. Pagarei meu débitos de acordo com minhas obras. Ouviram? De acordo com as obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querido em Romanos 3:24 a palavra de Deus nos diz- "E somos justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção em Cristo Jesus".
      E Efésios 2:8-9 -Pois é pela graça que sois salvao, por meio da fé;e isto não vem de vós , é doação de Deus, Não vem das obras, para que ninguém se envaideça.

      Excluir
  11. Se a biblia fala que nao podemos consultar os mortos de fato samuel nao poderia ser invocado,ou a biblia seria contraditoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia proíbe o que não se pode? o que é impossível?

      Excluir
  12. Olá Edna, com todo respeito, eu gostaria muito de compartilhar com você e seus leitores um ponto de vista diferente do seu artigo. Não quero gerar discórdia, apenas quero poder ajudar, se você me permitir.

    Veja no link abaixo como a Bíblia é clara em mostrar que foi o profeta Samuel quem realmente apareceu, e não um demônio. Que Deus abençoe você e sua família.

    http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/03/o-espirito-do-profeta-samuel-apareceu.html

    ResponderExcluir
  13. eu acredito que samuel falou com saul porque eu tenho que acreditar na biblia e a biblia me diz que era samuel ,e DEUS usa o que ele quer ,da forma que ele quer ,e ele ta pouco se lixando pelo que vcs acha ou deixou de achar porque ele usou uma jumenta pra falar com um homem que tambem estava contrariando -o ,imagine uma jumenta falando ,entao amigos se ta na biblia e verdade e nao tese ,e outra coisa eu pesquisei e esta escrito desta forma em todas as traducoes DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que você disse. hoje em dia é cheio de especialistas em nada.acreditam mais na opinião deles do que no que realmente esta escrito na bíblia,usam uma linha do tempo distorcida pra justificar algo que esta escrito,falam de Jesus,mais nessa época ai Jesus ainda não existia,uma coisa nada a vê com a outra,aceitem a palavra de Deus da forma como ela foi escrita.

      Excluir
  14. Acreditar saul falou com com Samuel através da necromante e ir contra todo o contexto do capítulo que fala do silêncio de Deus em relação a Saul e das muitas formas que falava no velho testamento não usou nenhuma delas para falar com Saul e logo aquela que Deus desaprova

    ResponderExcluir
  15. Se foi demônio que apareceu porque ele disse somente a verdade de tudo que estava acontecendo e o que iria acontecer?

    ResponderExcluir
  16. Se foi demônio que apareceu porque ele disse somente a verdade de tudo que estava acontecendo e o que iria acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS não usa magia negra, muito menos traz profeta de volta através de feiticeira pra falar com rei reprolado por DEUS, isso diz tudo!

      Excluir
  17. A biblia foi escrita por homens sob a inspiração divina, então porque esta no livro de Samuel esta passagem sem ser desmentida nem explicada no restante do livro. Devemos então selecionar o que e verdade ou uma mentira no livro de Samuel? Ficou bem claro que era Samuel, ou devemos acreditar só nos que no convém?

    ResponderExcluir
  18. O texto é bem claro que quem conversava com saul era Samuel, isso é fato, isso não quer dizer que fosse certo, era uma pratica proibida por Deus mas não impossível.

    ResponderExcluir
  19. Excelente Explicação ! Tirou minha dúvida. Não dúvida da palavra do nosso Senhor ,apenas dúvida de como se é explicado o fato.
    Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  20. Embora fique claro a condenação a consulta aos necromantes pelos livros da lei,tem-se que se observar o seguinte: . Profecias erradas? nem tanto! qdo fala que "amanhã" morreriam, pode estar falando metafóricamente de um futuro bem próximo e não literalmente nas próximas 24 horas, ao revelar que Saul e seus filhos morreriam no dia seguinte, entregues nas mãos dos filisteus (v. 19),fica entendido que ele se referia aos filhos que acompanhavam Saul, naquela batalha! observe-se que ele não diz que TODOS os filhos de Saul morreriam, mas apenas Saul e seus filhos

    ResponderExcluir
  21. Nunca vi tantas baboseiras juntas, leiam na bíblia católica eclesiástico 46:20 e acabe de vez com falácias de pastores malvados, que fazem de seus seguidores massa de manobra, só para defenderem uma ideologia falsa, não conhecem a língua portuguese e com isso, empurram sobre vossas cabeças a verdade do que esta escrito. Vejo muitos evangélicos nas igrejas com suas bíblias na mão, mas nem sequer estudam de acordo com o que entenderam, e sim com o que o pastor quer. Livrem-se dessas cadeias.

    ResponderExcluir
  22. Nunca vi tantas baboseiras juntas, leiam na bíblia católica eclesiástico 46:20 e acabe de vez com falácias de pastores malvados, que fazem de seus seguidores massa de manobra, só para defenderem uma ideologia falsa, não conhecem a língua portuguese e com isso, empurram sobre vossas cabeças a verdade do que esta escrito. Vejo muitos evangélicos nas igrejas com suas bíblias na mão, mas nem sequer estudam de acordo com o que entenderam, e sim com o que o pastor quer. Livrem-se dessas cadeias.

    ResponderExcluir
  23. Por que leríamos um livro apócrifo e acreditaríamos nele? Um livro que contradiz a Palavra de Deus? Muitos desses livros apócrifos foram escritos muito depois da morte e ressurreição de Cristo. Diz-se que o espírito era Samuel porque tinha a forma de Samuel, mas pra quem estuda as passagens bíblicas sabe que é impossível que tenha sido Samuel, e sim espíritos malignos, se aproveitando da infidelidade e falta de confiança e desobediência do rei Saul. Deus é imutável, Ele não vai mudar suas leis por causa de circunstâncias e situações.

    ResponderExcluir
  24. Foi impossível não deixar registrado aqui minha admiração por esse texto divinamente inspirado por Deus!
    Vi algumas pessoas falando tanta bobagens que nem tive paciência de terminar ler...
    Mas como foi falado acima esse texto é um presente de Deus!
    Achei mto esclarecedor e coerente com a palavra.
    O que mais me chamou a atenção nesse capítulo de Samuel além de tudo que vcs colocaram foi o suposto espírito de Samuel dizer: "Amanhã você e seus filhos vão estar junto comigo".
    Como isto seria possível se Deus rejeitou Saul??? Tem coisas que não precisam nem serem interpretadas pq já se discernem por si só!
    Que Deus abençoe com mto sabedoria a vida de todos que de alguma forma contribui com este blog.
    A paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  25. Muito boa essa explicação, Deus continue abençoando e trazendo mais conhecimento na palavra, de Deus.

    ResponderExcluir
  26. Saul se matou. Ele foi pra onde? Se encontrar com quem? O suposto Samuel tava lá esperando ele.

    ResponderExcluir
  27. Deus rejeitou o reinado de saul.e não o espírito pôr isso houve o seu sucessor Davi se Deus rejeitasse o espírito de Saul certamente não aceitaria o ato tão peculiar de Davi matando a mulher do seu oficial Urias Saul errou desobedecendo a vontade de Deus Davi errou cometendo ato desagradando a vontade de Deus que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  28. se foi proibido,é porque é possivel...mesmo sendo errado,é possivel...ate porque neste tempo nao existia salvaçao....é proibido ,eu nunca desobedeceria a ordem de Deus...e é possivel tbm que o demonio tome o lugar do morto...mas aqui me parece bem claro que foi samuel mesmo!mas se nao foi tbm,dane-se sou depois de Jesus mesmo..o que aconteceu nestte passado nao influi no que creio hj!

    ResponderExcluir
  29. Deus e Deus e sempre vai ser amados vi tantas resposta as erradas e interpretações errôneas nos comentários estudem mais a palavra de Deus pq está escrito e conheceres a verdade e a verdade vós libertará amém paz do graça a todos

    ResponderExcluir
  30. Eu acredito que não existia e não existe á possibilidade de alguém voltar após a morte.
    Lucas 16:26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.
    27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
    28 pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
    29 Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.
    30 E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
    31 Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

    ResponderExcluir
  31. Creio no que a Bíblia diz: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (2 Coríntios 11:14).

    ResponderExcluir
  32. segundo a bíblia hebraica esse trecho de 1 samuel 28.13 foi um acréscimo feita a septuginta, na verdade, não existe.

    ResponderExcluir
  33. Isso que o diabo quer... enganar o povo!
    Desde o passado, sabemos disso né?
    Não precisa ter teologia, nem tampouco saber ler!
    Basta ter o Espírito Santo para nos ajudar a discernir aquilo que precisamos saber!
    Por isso temos que estar sempre em comunhão com Deus, e não nos deixar ser enganados!
    Se por causa de uma frase bíblica teve esse alvoroço todo, e muitos já enganados, imagina quando realmente vier os falsos profetas e fazer proezas, milagres, etc?
    Vamos buscar a revelação do Espírito Santo, assim não nos deixará sermos enganados!
    É simples.

    ResponderExcluir
  34. E o que dizer de Mateus 17: 1-13 ? Onde Moisés e Elias aparecem claramente para Pedro e outros diante de Jesus na transfiguração....Pedro até se oferece para erguer três tendas, uma para Moisés outra para Elias e outra para Jesus..Não estavam mortos ???? Como apareceram ?????

    ResponderExcluir
  35. Eu acredito piamente que não era o espírito do Profeta Samuel, e sim espíritos enganadores...pois o texto citado diz que Deus não respondia mais a Saul... Como poderia Deus responder a adivinha?....Sendo assim todos poderiam invocar seus familiares mortos e eles apareceriam?.... "Certo que não".... Não era o espírito de Samuel... A Bíblia não era... E Deus é fiel em sua palavra.

    ResponderExcluir