1) CONCEITO DE DOUTRINA:
|
Doutrinar é ensinar as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente.
|
E o conjunto de princípios que servem de base ao
cristianismo, compreendendo desde o
|
ensinamento, pregação, opinião das lideranças religiosas, desde que embasadas
em Textos de obras
|
Bíblicas escritas, como Regra de fé, preceito de comportamento e norma
de conduta social, referente a
|
Deus, a Jesus, ao Espírito Santo e Salvação.
|
2) CONCEITO DE DOUTRINA NO ANTIGO
TESTAMENTO:
|
apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar
esposa, arrebatar, tirar, carregar embora, tomar
|
Doutrina (hebráico xql Ie leqach”) - (Dt. 32:2; Pv. 4:2; Pv. 9:9) -
ensinamento, ensino, percepção,
|
capacidade de persuasão. Palavra proveniente de laqach,
que significa tomar, pegar, buscar, segurar,
|
apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar
esposa, arrebatar, tirar, carregar embora, tomar
|
em casamento. A doutrina escorrerá suavemente em todos os lugares. Além disso, é uma boa lei que dá
|
instrução ao sábio e ensina aos justos uma fonte de vida e como se desviar dos
laços da morte.
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Doutrina(hebráico hrwt towrah ou hrt torah” ) - (Is.42:4) - lei, instrução, orientação (humana
|
ou divina), conjunto de ensino profético na era messiânica de orientações ou instruções sacerdotais
|
legais, referente aos costumes e hábitos.
|
Palavra oriunda de yarah que significa lançar, jogar, derramar, como lançar flechas, jogar água,
|
atirar, apontar, mostrar, dirigir, ensinar, instruir.(Ter uma
direção definida).
|
Ela dá entendimento aos errados de espírito e é um aprendizado aos murmuradores.
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3) CONCEITO DE DOUTRINA NO NOVO
TESTAMENTO:
|
Doutrina(grego didaxh didache”) - (Mc.1:22; Lc.4:32; At.2:42; Rm.6:17) ensino,
doutrina,
|
instrução nas assembléias religiosas dos cristãos, fazer uso do discurso como meio
de ensinar, em
|
distinção de outros modos de falar em público.
|
Palavra oriunda de didasko, significando conversar com outros a
fim de instruí-los, pronunciar
|
discursos didáticos; desempenhar o ofício de professor conduzir-se a dar
instrução, explicar ou expor
|
algo a alguém.
|
Doutrina(grego didaskalia “didaskalia”) - (1 Tm.4:6; 1 Tm.4:16; 1 Tm.6:1; Tt.2:1; Tt.2:10)
-
|
ensino, instrução, preceitos; palavra oriunda de
didaskalos - No NT, alguém que ensina a respeito das
|
coisas de Deus, e dos deveres do homem; como os mestres da
religião judaica, que pelo seu imenso
|
poder como mestres atraem multidões, como João Batista.
|
Jesus, pela sua autoridade, refere-se a si mesmo como aquele que
mostrou aos homens o
|
caminho da salvação e como os apóstolos e Paulo, que, nas assembléias religiosas dos cristãos,
|
encarregavam-se de ensinar, assistido pelo Santo Espírito contra os falsos mestres entre
os cristãos.
|
Doutrina (grego logov “logos”) - (Hb.6:1) - Ato da palavra, proferida a viva voz, que
expressa
|
uma concepção ou idéia dos ditos de Deus, envolvendo seus decretos, mandatos ou
ordens dos
|
preceitos morais dados por Deus, como as profecias do Antigo
Testamento dadas pelos profetas, bem
|
como narrativas de assuntos em discussão, com respeito à MENTE em si, razão, a faculdade mental do
|
pensamento, meditação e raciocínio.
|
Em João, denota a essencial Palavra de Deus, Jesus Cristo, a sabedoria
e poder pessoais em
|
união com Deus. Denota seu ministro na criação e governo do universo, a causa de
toda a vida do
|
mundo, tanto física quanto ética, que para a obtenção da salvação do ser humano, revestiu-se da
|
natureza humana na pessoa de Jesus, o Messias, a 2ª pessoa na
Trindade, anunciado visivelmente
|
através suas palavras e obras
|
Este termo era familiar para os judeus na sua literatura muito
antes que um filósofo grego
|
chamado Heráclito fizesse uso do termo Logos,
por volta de 600 a.C., para designar a razão ou plano
|
divino que coordena um universo em constante mudança.
|
Era palavra apropriada para o objetivo de João 1:1. Quem prega outro Jesus, irá sofrer (2 Co.11:4)
|
4) CARACTERÍSTICAS DA DOUTRINA DE CRISTO:
|
O bom Ministro é o criado na fé e na Doutrina (1Tm. 4:6).
|
A)Expulsa os espíritos malignos, pois é vinda de Deus (Jo.7:16);
|
B)Pode ser provada como verdadeira (Jo.7:17);
|
C)Deve ser perseverada (At.2:42);
|
D)Deve ser obedecida de coração (Rm.6: 17);
|
E)Tem mesmo valor que revelação, ciência e profecia (1Co.14:6) e
interpretação de
|
língua(1Co.14:26);
|
F)Temos que cuidar dela para nossa salvação(1Tm.4:16);
|
G)Indica modo de vida na fé (2Tm.3:10);
|
H)Convence contradizentes (Tt.1:9);
|
I)Deve ter incorrupção, seriedade e sinceridade (Tt.2:7),
levando à perfeição em Cristo (Hb.6:1).
|
5) QUANTO ÀS FALSAS DOUTRINAS DA ÉPOCA DE JESUS CRISTO E O ALERTA À IGREJA
|
CRISTÃ:
|
Os judeus se maravilhavam da doutrina de Jesus, pois Ele
ensinava com autoridade, mas eram
|
advertidos contra a doutrina dos Fariseus e dos Saduceus: mas
quem ultrapassa a doutrina, não tem
|
Deus (2 Jo.1:9-10).
|
DOUTRINA DOS FARISEUS (grego “farisaiov - Pharisaios”) = Chamados Separados -
|
Reconheciam na tradição oral um padrão de fé e vida.
|
Procuravam reconhecimento e mérito pela observância externa de ritos e formas de
piedade,
|
como lavagens cerimoniais,jejuns, orações e esmolas. Mas negligenciavam a
genuína piedade,
|
orgulhavam-se em suas boas obras.
|
Mantinham de forma persistente a fé na existência de anjos bons e maus, na vinda
do Messias; e
|
tinham esperança de que os mortos, após uma experiência preliminar de recompensa ou
penalidade no
|
Hades, seriam novamente chamados à vida por ele, e seriam
recompensados, cada um de acordo com
|
suas obras individuais.
|
Em oposição à dominação de Herodes e do governo romano, eles de forma decisiva
sustentavam
|
a teocracia e a causa do seu país, e tinham grande influência entre o povo comum.
|
De acordo com Josefo, eram mais de 6000.
|
Eram inimigos de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente
repreendidos por ele por
|
causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de
|
ganhar popularidade.
|
DOUTRINA DOS SADUCEUS (grego saddoukaiov - Saddoukai – os Chamados Justos -
|
Partido religioso judeu da época de Cristo, que negava que a lei
oral fosse revelação de Deus aos
|
israelitas, e cria que somente a lei escrita era obrigatória para a nação como autoridade divina.
|
Negavam a ressurreição do corpo, a imortalidade da alma,
a existência de espíritos e anjos, mas
|
afirmavam o livre arbítrio.
|
OBS: Outro Evangelho, mesmo dito por um anjo, seja maldito (Gl.
1:6-9).
|
Doutrina (grego “eterodidaskalew - heterodidaskaleo” ) - 1Tm.1:3 -
Ensino de outra ou diferente
|
doutrina, desviando-se da verdade.
|
Há os que provocam divisões e escândalos em desacordo com a doutrina
(Rm.16:17), inventando
|
ventos de doutrinas errôneas (Ef.4:14), sendo impuros
mentirosos (1Tm.1:10). Se alguém ensina outra
|
doutrina diferente da Palavra, seja maldito (1Tm.6:3-4). Temos
que repreender, usando a doutrina pois
|
não a suportarão (2 Tm.4:2-3).
|
6) NECESSIDADE DA DOUTRINA:
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A) Verdade precisa (opinião final): Todas as pessoas têm uma teologia e os seus atos
|
demonstram suas crenças, pois a vida humana é uma viagem e as pessoas precisam
estar certas do
|
que Deus lhes planejou. Pode-se ser teólogo sem ser religioso e ser
religioso, sem o conhecimento
|
teológico da doutrina.
|
B) Essencial para desenvolver o caráter cristão: Sem uma crença firme e bem definida, que é
|
parte da religião, não haverá crescimento correto, pois podemos
viver a vida dita cristã, sem conhecer a
|
doutrina; mas não haverá experiências cristãs.
|
C) Abrigo contra mentira e erros de interpretação: Deus é eterno; homens ignorantes criaram
|
conceitos errôneos, originando males na consciência e as Doutrinas bíblicas expulsam falsas idéias que
|
conduzem os homens para a cegueira e perdição.
|
D) Necessária para ensinar a Palavra Divina: A Bíblia fala de muitas verdades
espalhadas nos
|
seus diversos livros, obedecendo ao tema: JESUS. É necessário relacionar os diversos temas e
|
organizá-los de maneira a facilitar o seu estudo.
|
A doutrina estuda a fé Cristã, sobre a verdade da realidade
espiritual, única, envolvendo a
|
existência de Deus, a possibilidade dos milagres, a confiabilidade das
escrituras, a divindade de Cristo,
|
a encarnação de Deus em Cristo e a verdade da Bíblia como a Palavra de Deus genuína.
|
7) DOUTRINA E TEOLOGIA:
|
TEOLOGIA - Estudo das questões referentes ao conhecimento da
divindade, de seus atributos e
|
relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa, expressa na
doutrina de Cristo, que
|
como já dissemos, ensina as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente.
|
Teologia é o estudo racional dos textos sagrados, dos dogmas e das tradições do cristianismo,
|
geralmente ministrados em cursos ou faculdades, formando os teólogos. É a ciência que trata do nosso
|
conhecimento de Deus e das relações com o homem; ciência, pois (está faltando um “que”, veja:
|
“ciência, pois, que organiza) organiza em seqüência lógica, fatos comprovados, podendo
aplicar na
|
religião.
|
Visa entender a revelação, fé e tradição na atual prosperidade, exorcismo e
curas.
|
8) ÁREAS DE ESTUDO DA TEOLOGIA:
|
a) Teologia Fundamental - Analisa a realidade cristã da auto-manifestação de Deus, sua
|
plenitude e o plano da Salvação por Jesus Cristo. Explica a razão do mistério, a liberdade e a
|
necessidade que temos de conhecer esse plano, querendo ou não ter compromisso com Deus.
|
Fala sobre o que é teologia e sobre as condições básicas que possibilitam a fé num contexto
|
sócio-histórico e cultural.
|
(b)Teologia Bíblica - Estuda a introdução a geral da Bíblia, com estudo dos livros do
Antigo e
|
Novo testamento, falando sobre a história do povo de Deus e reflete temas
gerais, familiarizando os
|
alunos com termos bíblicos e as línguas bíblicas, como hebraico e grego.
|
Usa a “exegese”- que analisa criticamente o texto, desde a seleção do texto, sua estrutura
|
gramatical, sua mensagem e tema central “hermenêutica”, aplicando a mensagem para
hoje.
|
c)TeoIogia Moral - Visa refletir sobre a resposta concreta que o
cristão dá a Deus nos diversos
|
âmbitos de sua existência seja pessoal, interpessoal,
comunitária, social, familiar e política, analisando
|
as bases e os critérios de como o cristão deve agir e sobre temas globais
como sexualidade, ética e
|
ecologia, política, globalização e outros.
|
d)Teologia Sistemática ou Dogmática - Compreende uma série de disciplinas estudadas pela
|
igreja, como cristologia (Jesus), eclesiologia (igreja),
trindade, antropologia teológica (vendo o homem
|
quanto à criação, pecado, graça e salvação), escatologia (últimas coisas) e Heresiologias
(Seitas e
|
Heresias).
|
Ademais, não se ocupa em repetir dogmas, que são declarações de fé do (sugiro retirar esse do)
|
que as pessoas crêem, tenta entender a vida, e
refletir a real e pura fé cristã.
|
e) História da Igreja - Visa conhecer uma visão panorâmica das grandes fases da história
|
universal, as relações da igreja cristã com o mundo, os conflitos de
mentalidades, idéias e movimentos
|
sociais e as idéias e eventos do passado que
repercutem hoje em dia.
|
Compreende desde a história antiga, medieval, moderna,
contemporânea e atual.
|
f) Espiritualidade - Envolve não apenas disciplinas teológicas, mas dimensões da vida cristã
|
como fé, louvor, reino de Deus, o seguimento a Jesus e outros temas,
como cruz, esperança, caridade,
|
piedade, liberdade cristã.
|
g)Outros - (Patrologia: Estudo dos pensadores cristãos até o século V; Teologia Pastoral,
|
Teologia das Religiões, Homilética (Arte de pregar).
|
Religiosidade Popular (tradições culturais), Aconselhamento
Pessoal e Missões.
|
9) DOUTRINA E RELIGIÃO:
|
Religião (grego “deisidaimonia
- deisidaimonia”)
- (At.25:19) - Em um bom sentido,
reverência a
|
Deus ou aos deuses,dependendo do culto, num sentido piedoso,
religioso; e num mau sentido, a
|
superstição.
|
Religião (grego “yrhskeia threskeia”) - (At.26:5; Tg.1:26-27)
- Adoração religiosa externa; aquilo
|
que consiste de cerimônias com disciplina religiosa. A
religião deveria significar adoração a Deus, mas
|
adorava também a falsos deuses, como cumprimento
da obrigação de alguém.
|
O problema era haver o cumprimento de obrigações de todos os tipos, tanto para com
Deus como
|
para com as pessoas, não significando qualquer tipo de
adoração correta a Deus.
|
Havia também, o adorador ansioso e escrupuloso, que cuidava para não mudar nada que deveria
|
ser observado na adoração, e temeroso de ofender.
|
Significa devoto, e pode ser aplicado a um aderente de qualquer
religião, sendo especialmente
|
apropriado para descrever o melhor dos adoradores judaicos,
adorando pelo elemento de medo.
|
Enfatiza fortemente as idéias de dependência e de ansiedade pelo favor
divino.
|
Pode originar um medo sem fundamento, no sentido de
supersticioso.
|
Existem pessoas religiosas de todos os lugares (At.2:5), mas
precisam estar na graça de Deus
|
(At.13:43) para não serem incitadas por falsos líderes contra a obra de Deus
(At.13:50), numa religião de
|
vãos falatórios, sem santidade e sem obras sociais (Tg.1:26-27).
|
O sagrado é uma experiência da presença de Deus, sobrenatural, na medida
em que se realiza o
|
impossível às forças e capacidades humanas.
|
Religião (Latim religio = re+ligare) - A religião tenta ser um vinculo entre o mundo
profano e o
|
mundo sagrado, operando em várias culturas, criando templos que
se erguem aos céus como que
|
querendo unir o espaço novo do sagrado (ar) com o
consagrado (no solo).
|
A religião cria a idéia de um espaço sagrado, como que querendo unir a
mitologia dos falsos
|
deuses gregos do Olimpo com as montanhas do deserto do Sinai
onde Deus se manifestou.
|
Enquanto que a religião pode ser apenas uma narrativa, um
mito, uma fábula ilusória, a
|
espiritualidade requer algo mais, a fé, que se expressa na confiança e plena adesão às verdades
|
ouvidas.
|
OBSERVAÇÃO:
|
Enquanto que a religião externa uma forma de crer, a
doutrina é uma crença racional, baseada na
|
Palavra de Deus, onde fé e razão andam juntas.
|
A fé usa a razão é( substituir por “e”) a razão não pode ser bem sucedida sem a fé, na descoberta
|
da verdade.
|
A razão não pode produzir fé, mas a acompanha, pois a fé não vem de um questionamento, mas
|
de Deus. Contudo, a pessoa pode tentar compreender aquilo em que
acredita, envolvendo a vontade de
|
descobrir, por exemplo, a lógica de que Deus existe, se
relaciona com as pessoas e através da teologia,
|
poderemos defender racionalmente, a verdade das coisas de Deus
pela investigação escriturística da
|
doutrina. Defendamos nossa fé (1 Pe.3:15; 2 Co.10:4-5),
combatendo as heresias (Fp.1:7; Jd.3; Jd.22;
|
Tt.1:9; 2Tm.2:24-25).
|
10) COMPARATIVAS DE RELIGIÕES:
|
O QUE A BÍBLIA AFIRMA:
|
Nome: Cristianismo Bíblico (NT-Bíblia Sagrada) (At.11:26);
|
Fundador: Jesus Cristo, filho de Deus Bendito (1 Co.3:11);
|
Mensagem: Jesus morreu p/salvar pecadores(1Co.15:3-8);
|
Igreja: Formada por aqueles que são salvos (1 Co.1:2);
|
Deus: É a Trindade - três pessoas em um Deus.
(Mt.28:19;
|
Jesus: 2ªpessoa da Trindade, filho de
Deus-Pai(1Jo.5:11-14);
|
Salvação: Pela Graça, através da Fé só em Jesus. (At.15:11);
|
Ressurreição: Jesus subiu no corpo que morreu; (At.1:9);
|
Escrituras: Bíblia- única Palavra de Deus (66 livros) (2
Tm.3:16).
|
CONCEITOS DE VÁRIAS RELIGIÕES:
|
Nome do grupo: Catolicismo Romano; Fundador: Jesus, sobre a pedra que é Pedro (considerado |
como primeiro Papa); Mensagem: Sacramentos, caridade, culto a
Maria e aos “Santos”; Igreja: Os
|
membros da Igreja Católica Apostólica Romana; Deus: Trindade três pessoas em um Deus; Jesus:
|
Deus em carne. 2ª pessoa da Trindade; Salvação: Fora da Igreja Católica Apostólica Romana não há
|
Salvação; Ressurreição de Jesus: Sim; Escrituras: A Bíblia (+ 7 livros apócrifos) + a Tradição
|
(Dogmas).
|
Nome do grupo: Legião da Boa Vontade – LBV; Fundador: Alziro Zarur,
04-03-1949. Mensagem:
|
Assim como Jesus, todos poderão alcançar a perfeição após muitas reencarnações. Igreja: Todos são
|
cristãos independentes da religião; Deus: Impessoal; Jesus: Não é Deus nem teve corpo humano;
|
Salvação: Através da caridade e reencarnações sucessivas; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras:
|
Livros da LBV.
|
Nome do grupo: Espiritismo Kardecista; Fundador: Dr. Hippolyte Léon Denizard Rivail, vulgo Allan
|
Kardec (1857); Mensagem: Assim como Jesus, todos poderão alcançar a perfeição após muitas
|
reencarnações. Igreja: O Espiritismo é a Igreja restaurada e o Consolador
prometido por Jesus; Deus:
|
Não é Pessoa; Jesus: Não é Deus nem teve corpo humano; Salvação: Através da caridade e por
|
reencarnações sucessivas; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: Livros de Allan
Kardec e outros.
|
Nome do grupo: Testemunhas de Jeová; Fundador: Charles Taze Russell
(1852-1916) Fundada em
|
1881; Mensagem: Jesus abriu a porta para conquistarmos nossa
salvação; Igreja: 144.000 ungidos que
|
irão para o céu. Deus: Jeová, que é uma só Pessoa; Jesus: Não é Deus; é o Arcanjo Miguel, a primeira
|
e única criatura de Jeová. Salvação: Obedecendo as ordens da Sociedade
Torre de Vigia;
|
Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: Bíblia deles (Tradução do Novo Mundo) + literaturas dos
|
líderes.
|
Nome do grupo: Maçonaria; Fundador: Anderson e
Desagulliers (Londres, 1717); Mensagem: Buscar
|
o próprio aperfeiçoamento; Igreja: —; Deus: Impessoal como força superior; Jesus: Um grande mestre
|
semelhante a Buda, Maomé, e (outros)etc. Salvação: ““ Erguer templos à virtude e cavar masmorras
|
aos vícios ““; (por que tem dois pares de aspas?) Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: Rituais e
|
manuais secretos.
|
Nome do grupo: Adventistas do Sétimo Dia; Fundador: Ellen Gould
White (1860); Mensagem: Crer em
|
Jesus e observar a Lei; Igreja: Somente os adventistas; Deus:
Trindade três pessoas em um Deus;
|
Jesus: Deus em carne. 2ª pessoa da Trindade; Salvação: Guardando o sábado e os mandamentos;
|
Ressurreição de Jesus: Sim; Escrituras: Bíblia e livros de Ellen White·.
|
Nome do grupo: Mormonismo; Fundador: Joseph Smith (1805-1844)
fundado em 1830; Mensagem:
|
Alcançar a divindade pelas ordenanças do evangelho mórmon; Igreja: Membros da Igreja de
Jesus
|
Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Deus: Tríade 3 deuses; Jesus: Não é Deus. É irmão de Lúcifer e
|
dos homens; Salvação: Salvação pelas boas obras da igreja mórmon; Ressurreição de Jesus: Sim;
|
Escrituras: A Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor.
|
Nome do grupo: Teosofia; Fundador: Madame Helena Blavatsky
(1831-1891) fundada em 1875;
|
Mensagem: — Igreja: —; Deus: Deus é um princípio; Jesus: Um grande Mestre; Salvação: —
|
Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: A Doutrina Secreta,
Isis sem Véu, A Chave para a Teosofia e
|
A Voz do Silêncio.
|
Nome do grupo: Ciência Cristã; Fundador: Mary Baker Eddy
(1821-1910); Mensagem: Crenças
|
religiosas extraídas dos ensinos de Jesus. Rejeitam a
expiação; Igreja: Uma coletânea de idéias
|
espirituais; Deus: É uma presença Impessoal Universal; Jesus: Um
homem afinado com a consciência
|
divina; Salvação: Pensamento correto; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: Ciência e Saúde com
|
Chave para as Escrituras, Miscelânea.
|
Nome do grupo: Unitarismo; Fundador: Charles Filmore (1854-1948)
fundado 1889; Mensagem: Os
|
princípios gerais do Unitarismo; Igreja: Uma coleção de idéias espirituais; Deus: Força Universal
|
Impessoal; Jesus: Um homem, não o Cristo; Salvação: Adotando a correta Unidade através de
|
princípios; Ressurreição de Jesus: Não; Escrituras: Revista Unitarista,
Dicionário Bíblico de
|
Metafísica.
|
Nome do grupo: Moonismo; Fundador: Sun Myung Moon (1920);
Mensagem: Moon é o Rei dos reis, e
|
Senhor dos senhores, e o Cordeiro de Deus. Igreja: Igreja da
Unificação; Deus: Deus é tanto positivo
|
como negativo. Não há Trindade. Deus precisa de Moon para
fazê-lo feliz; Jesus: Jesus foi um homem
|
perfeito, não Deus. Jesus falhou em sua missão. Moon vai completar sua obra;
Salvação: Obediência e
|
aceitação dos verdadeiros pais (Moon e sua esposa); Ressurreição de Jesus: Jesus não ressuscitou
|
fisicamente; Escrituras: Princípio divino por Sun Myung Moon, Esboço do Princípio, Nível 4 e a Bíblia.
|
Nome do grupo: Cientologia; Fundador: Ron Hubbard (1954);
Mensagem: Todos são ““ thetans ““
|
(explica por que o par de aspas), espíritos imortais com poderes
ilimitados; Igreja: —; Deus: Rejeita o
|
Deus revelado na Bíblia. Raramente mencionado. Jesus:
Jesus não morreu pelos pecados de ninguém;
|
Salvação: Salvação é a libertação da reencarnação. Ressurreição de Jesus: —; Escrituras:
|
Dianética: A Ciência Moderna da Saúde Mental, e outros de Hubbard, e A
Chave para a Felicidade.
|
Nome do grupo: Meninos de Deus; Fundador: Daniel Brandt Berg
(1968); Mensagem: Desistir de tudo
|
para seguir a Jesus. Já usaram a prostituição para atrair novos adeptos; Igreja:
Família do Amor; Deus:
|
Pai, Filho e Espírito Santo, mas não Trindade; Jesus: Foi uma criação de Deus. Salvação: —;
|
Ressurreição de Jesus: —; Escrituras: Cartas MO - cartas
escritas por David “Moses” Berg. Mesmo
|
nível de inspiração do Antigo e Novo Testamentos.
|
Nome do grupo: Nova Era; Fundador: — Mensagem: Todos são deuses e só precisam se
|
conscientizar disso; Igreja: —; Deus: Deus é uma força impessoal ou princípio, não uma pessoa. Tudo e
|
todos são Deus; Jesus: Não é o verdadeiro Deus nem Salvador, mas
um mestre elevado; Salvação: O
|
mau carma tem que ser compensado com bom carma; Ressurreição de Jesus: Jesus não ressuscitou
|
fisicamente, mas subiu a um nível espiritual mais alto;
Escrituras: Escritos I Ching, hindus, budistas,
|
taoístas, crenças americanas nativas e magia em geral.
|
Nome do grupo: Hinduísmo; Fundador: —; Mensagem: O homem deve se
conformar com sua
|
condição para alcançar uma vida melhor na próxima encarnação; Igreja: — Deus: O Absoluto. Um
|
espírito universal (Brahman). Vários deuses são manifestações dele; Jesus: É um mestre ou avatar
|
(uma encarnação de Vishnu). Ressurreição de Jesus: Sua morte não foi expiatória; Salvação:
|
Libertação dos ciclos de reencarnação, e absorção em Brahman alcançadas através da Yoga e
|
meditação. Ressurreição de Jesus: —; Escrituras: Vedas, Upanishads,
Bhagavad Gita.
|
Nome do grupo: Budismo Fundador: Buda (Siddartha Gautama em 525
a.C.). Mensagem: O alvo
|
da vida é o Nirvana para escapar do sofrimento; Igreja: - Deus: Não existe. Buda é considerado por
|
alguns como uma consciência universal iluminada; Jesus: —; Salvação: O Nirvana (inexistência) que
|
pode ser alcançado seguindo-se o Caminho das Oito
Vias; Ressurreição de Jesus: —; Escrituras: A
|
Tripitaka (Três Cestos), que têm mais de100 volumes.
|
Nome do grupo: Islamismo Fundador: Maomé (610 d.C.). Mensagem: Só Allah é Deus e Maomé o
|
seu profeta; Igreja: —; Deus: Alá, um juiz severo. Não é descrito como amoroso; é um dentre mais de
|
124 mil profetas enviados por Deus a várias culturas. Jesus: Não é Deus, não foi crucificado, voltará
|
para viver e morrer; Salvação: O equilíbrio entre as boas e más obras determina o destino eterno
no
|
paraíso ou no inferno; Ressurreição de Jesus: Não ressuscitou, porque não morreu. Escrituras: Corão
|
e Hadith. A Bíblia é aceita, mas considerada
corrompida.
|
Nome do grupo: Judaísmo Fundador: Deus (o Eterno), através de Abraão, formou o povo escolhido;
|
Mensagem: O Eterno é o único Deus; Igreja: —; Deus: O Eterno, chamado de Jeová ou Iavé; Jesus:
|
Simples judeu Salvação: Obediência à Lei e aos Mandamentos; Ressurreição de Jesus: Negam;
|
Escrituras: Tanach (o Velho Testamento), dividido em Lei,
Profetas e Escritos (para uns e apenas a
|
Torah, a Lei, para outros e para ainda outros o Talmude, sendo
que existem dois, o palestino e o
|
babilônico, sendo que são compostos de duas partes, sendo
uma igual entre eles que recebe o nome de
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Talmude e a outra distinta que recebe o nome hebraico de “Gemara”,
que significa complemento. O
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Talmude é o conjunto de interpretações das Escrituras e das demais leis
do povo de Israel, sejam
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escritas ou transmitidas pela tradição oral, começaram a ser compilados por Esdras e
terminaram com
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Judas, um discípulo de Gamaliel no segundo século da Era Cristã. É aqui que fica registrado toda
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aquela tradição exigida pelos fariseus quanto ao Sábado, e outra quanto a lavar as mãos antes das
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refeições como vemos na Palavra.)
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Nome do grupo: Umbanda; Fundador: — Mensagem: Solução de problemas imediatos com a ajuda
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dos espíritos. Igreja: —; Deus: Zambi é único, onipotente, irrepresentável, adorado sob vários nomes
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Jesus: Oxalá novo. Salvação: Prática de caridade material e
espiritual como meio de evolução cármica;
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Ressurreição de Jesus: —; Escrituras: Tradição oral.
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Nome do grupo: Candomblé; Fundador: Primeiro templo erguido
na Bahia, na primeira metade do
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século XIX; Mensagem: Dança religiosa de origem africana através da qual as pessoas homenageiam
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seus orixás; Igreja: —; Deus: Olodumarê, criador de todas as coisas, eterno
e todo-poderoso; Jesus:—;
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Salvação: Ao morrer o candomblecista vai para o Orum ( nove céus sob o comando de Iansã)
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Ressurreição de Jesus:—; Escrituras: Tradição oral.
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Nome do grupo: Ateísmo; Fundador: — Mensagem: A evolução é um fato científico, portanto ética
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e moral são relativas; Igreja: —; Deus: Não há Deus ou diabo, uma vez que não podem ser provados
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cientificamente; Jesus: Jesus foi um mero homem; Salvação: Não há vida após a morte; Ressurreição
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de Jesus: Não há ressurreição, pois não existem milagres;
Escrituras.
Evangelista Erick Caetano
Evangelista Erick Caetano
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