Vejamos
o que a Bíblia fala sobre tradições:
|
TRADIÇÃO:
São informações, costumes, crenças e práticas religiosas transmitidas
oralmente de
|
Geração
a geração.
|
Os
fariseus davam mais valor às tradições do que à Lei (Mt.15:1-20).
|
São
as Crenças e práticas religiosas das pessoas em geral, isto é, dos
não-judeus, mas também
|
são
as verdades ensinadas pelo apóstolo Paulo em todas as suas epístolas e isso
não pode contradizer.
|
*
Tradição(grego - paradosis - paradosis) – significa objetivamente, aquilo
que é proferido, a
|
substância
de um ensino e também o corpo de preceitos, especialmente os rituais, que na
opinião dos
|
judeus
tardios foram oralmente proferidos por Moisés e oralmente transmitidos em
íntegra sucessão
|
para
gerações subseqüentes.
|
Esses
preceitos, que tanto ilustravam como expandiam a lei escrita, deviam ser
obedecidos com
|
igual
reverência.
|
Paulo
nos manda ter cuidado com as filosofias do mundo (Cl.2:8), mesmo defendendo
|
aquilo
que recebeu do Senhor Jesus (2 Ts.3:6) e o próprio Pedro nos fala que fomos
resgatados
|
da
tradição oral pelo sangue de Cristo e no final defende a Palavra pregada como
algo superior à
|
tradição
(Leia 1 Pe.1:18-25).
|
*Temos
que guardar o que ouvimos, mas segundo o amor e a fé em Cristo e não conforme
o
|
que
fere os mandamentos de Cristo (2 Tm. 1:13);
|
*Temos
que reter as tradições que foram ensinadas, mas segundo a palavra e a
epístola, o
|
que
não pode haver contradição (2 Ts.2:15);
|
*Temos
que nos afastar daquele que não anda segundo a tradição recebida, mas a
Palavra
|
deve
ter curso em nossa vida, ricamente estudada, sempre no amor e na paciência de
Cristo que
|
nos
mandou amar uns aos outros como nos amou (2 Ts.3:1-6).
|
*Temos
que ouvir e confiar a homens idôneos a tradição oral, mas também Deus nos
dará
|
entendimento
em tudo, principalmente na leitura da Palavra (2 Tm.2:1-2 e 7).
|
E
mesmo que muitas outros sinais e não ensinos de Cristo não estejam escritos
na Bíblia,
|
(Jo.20:30;
Jo.21:25), mesmo assim, o que foi escrito foi inspirado por Deus (2 Tm.3:16)
e para
|
nosso
aviso da parte de Deus (1 Co.10:11), pois a Palavra nos foi escrita por
exortação (1
|
Co.15:54;
Hb.13:22; 2 Pe3:15; 1Jo.2:14), confirmada pelo Espírito Santo (1 Jo.5:7), o
qual termina
|
em
nós a cada dia (2 Co.3:2-3).
|
15.
QUANTO À INTERPRETAÇÃO CORRETA DA BÍBLIA:
|
A
igreja católica afirma que somente ela (ou os padres, bispos e papas, que
também são homens,
|
como
todo mundo), pode entender e tem a autoridade nas escrituras. Vejamos o que a
Bíblia diz:
|
*
Jesus é quem abre nosso entendimento para entendermos as escrituras
(Lc.24:45);
|
*
Paulo diz que o Senhor nos dará entendimento de tudo (2 Tm.2:7);
|
*
Deus mesmo é quem coloca sua lei em nossos corações (Hb. 8:10);
|
*
Deus nos dará entendimento para conhecermos a verdade (1 Jo.5:20);
|
*
Deus dará sabedoria a quem lhe pedir (Tg. 1:5);
|
Mesmo
que a profecia da escritura não seja de particular interpretação, mas o
espírito santo
|
inspira
a quem quer (2 Pe.1:20-21).
|
A
Igreja católica diz que ensina a única verdade, a única moral e obedece ao
único pastor,o
|
papa,mas
a Bíblia diz sobre a verdade e sobre quem é nosso pai?
|
16.
O QUE É A VERDADE?
|
A
VERDADE NO ANTIGO TESTAMENTO:
|
*
verdade – hebráico Mnma
‘umnam – fato certo (Gn.18:13);
|
*
verdade – hebráico tma
‘emeth – firme, fiel, constante, como a doutrina de Deus (Gn.24:27);
|
*
verdade – hebráico bwj
towb - bom, apropriado, conveniente, correto em benefício de todos
|
(Gn.24:50);
|
*
verdade – hebráico ‚ zka
‘aken – estáavel, firme, fixo e determinado (Gn.28:16);
|
*
verdade – hebráico @a ‘aph – de fato,
ainda mais, também (idéia de algo maior) – (Dt.33:3);
|
*
verdade – hebráico Mymt tamiym - completo, total, inteiro, são (1
Sm.14:41);
|
*
verdade – hebráico hmzna
‘emuwnah – confiável (Sl.37:3);
|
*
verdade – hebráico qdc tsedeq - justiça, correção, retidão
(Is.45:19);
|
A
VERDADE NO NOVO TESTAMENTO:
|
*
verdade – grego - amhn - amen - "Amém" é uma palavra
memorável. Foi transliterada diretamente
|
do
hebraico para o grego do Novo Testamento, e então para o latim, o inglês, e
muitas outras línguas.
|
Por
isso tornou-se uma palavra praticamente universal.
|
É
tida como a palavra mais conhecida do discurso humano. Ela está diretamente
relacionada—de
|
fato,
é quase idêntica—com a palavra hebraica para "crer" (amam), ou
crente. Assim, veio a significar
|
"certamente"
ou "verdadeiramente", uma expressão de absoluta confiança e
convicção.
|
A
verdade é que devemos crescer na graça e no conhecimento de Deus (2 Pe.3:18);
|
A
verdade é que somente Jesus nos leva a Deus, como único mediador entre Deus e
os
|
homens
(Hb.9:24-26; Jo.14:6; Jo.17:3; Rm.16:27; Hb.10:12; Jd. 1:4; 1 Tm.2:5; Hb.8:6;
Hb.9:15;
|
Hb.12:24);
|
A
verdade é que o Espírito Santo nos guiará à verdade de Deus (Jo.16:13);
|
A
verdade é que a palavra é a verdade que santifica (Jo.17:17);
|
A
verdade é que mudaram a verdade de Deus em mentira adorando ídolos (Rm.1:25);
|
A
verdade é que muitos não andam nela (Gl.2:14);
|
A
verdade é que devemos crescer em Cristo, cabeça da igreja em amor (Ef.4:15);
|
A
verdade é que muitos proíbem o casamento (celibato) e a comida que Deus deu
em ações
|
de
graça (1 Tm.4:3);
|
A
verdade é que nenhuma mentira vem da verdade (1 Jo.2:21);
|
A
verdade é que Jesus é divino e humano ao mesmo tempo (2 Jo.1:1);
|
Além
disso Pedro era casado, tinha sogra (Mc.1:30) e não podemos chamar a ninguém
de
|
papa=pai,
pois Jesus nos proibiu isso (Mt.23:9).
|
17.
BÍBLIA SAGRADA
|
Formada
por 66 livros é a mensagem de Deus para o seu povo.
|
Deus
inspirou homens para registrar suas palavras a fim de transmiti-las a outras
pessoas.
|
É
ferramenta para entendimento da vontade de Deus para nossas vidas.
|
Proclama
a obra amorosa e redentora de Deus para os que não conhecem Jesus
Cristo.
|
ANTIGO
TESTAMENTO
|
Formado
por 39 livros escritos originalmente em hebráico, é um relato histórico da
obra de Deus na
|
terra
antes do nascimento de Jesus. Moisés, Isaías, Daniel e Davi estão entre os
escritores que durante
|
milhares
de anos escreveram o Velho Testamento, que se divide em 3 partes principais:
História, Poesia
|
e
Profecia.
|
OS
LIVROS HISTÓRICOS: Começam com os 5 livros de Moisés, formando o Pentateuco.
Eles contêm
|
a
história da criação do universo, Adão e Eva no Jardim do Éden, o grande
Dilúvio, o êxodo dos
|
israelitas
da escravidão no Egito. O Pentateuco também contém as primeiras leis de Deus
ao seu povo.
|
OS
LIVROS POÉTICOS: No centro do Velho Testamento há 5 livros poéticos escritos
principalmente
|
pelos
reis Davi e Salomão. Esses livros incluem canções de louvor a Deus (os
Salmos), princípios de
|
sabedoria
(Provérbios e Eclesiastes) e um maravilhoso poema de amor entre uma noiva e
um noivo
|
(Cântico
dos Cânticos). Neles encontramos maravilhosas meditações sobre o amor de Deus
por nós,
|
seu
poder sobre toda a criação e seu desejo do nosso respeito e temor.
|
OS
LIVROS PROFÉTICOS: Vêm depois dos livros poéticos e foram escritos por cerca
de dezesseis
|
diferentes
autores. Isaías, Jeremias e Daniel, que escreveram livros mais longos, são os
profetas
|
maiores.
Ageu, Zacarias e Malaquias estão entre os profetas menores, cujos livros são
mais curtos.
|
Esses
livros falam do desapontamento de Deus porque Israel não seguiu suas ordens,
relembram
|
ao
povo o amor incondicional de Deus por ele, além de apregoarem a vinda do Messias
que redimiria
|
Israel
para sempre.
|
CANON
DO ANTIGO TESTAMENTO: Conjunto dos livros do AT que a igreja cristã reconhece
como
|
genuínos
e inspirados. No cânon aceito pelos evangélicos há 39 livros. O cânon
católico tem a mais 7
|
livros
e algumas porções. O cânon do AT é o mesmo para os judeus e os evangélicos.
|
NOVO
TESTAMENTO:
|
Seus
27 livros escritos foram escritos em grego e num espaço de cerca de 50 anos.
Sua
|
mensagem
principal se refere à obra redentora de Jesus Cristo e à primitiva igreja
cristã, mas também
|
oferece
preciosos mandamentos sobre a vida com Deus. Pode ser dividido em 3 partes:
Evangelhos, as
|
Epístolas
e Profecia.
|
OS
EVANGELHOS: Os quatro primeiros livros do Novo Testamento são os Evangelhos,
que contam a
|
história
do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus. Eles também relembram os
ensinamentos
|
de
Jesus para seus discípulos, como segui-lo e continuar sua obra depois de seu
retorno ao céu.
|
Em
seguida, vem o livro de Atos onde estão registrados os primórdios da igreja e
a obra dos
|
discípulos
de Jesus realizando milagres e pregando o Evangelho.
|
Os
evangelhos foram escritos nos anos 65-70 e final do século I, onde o momento
histórico foi
|
transmitido
pela tradição oral e finalmente redigido.
|
AS
EPíSTOLAS: Seguindo Atos vêm as epístolas ou cartas que o apóstolo Paulo e
outros escreveram
|
para
encorajar os primeiros cristãos na sua caminhada com Jesus. As cartas nos
proporcionam ricas
|
diretrizes
sobre os desejos de Deus para a nossa atividade diária.
|
O
LIVRO PROFÉTICO: O último livro do Novo Testamento é Apocalipse, um livro
profético que detalha
|
a
próxima vinda de Cristo à terra. A Bíblia foi um trabalho inspirado por Deus
e, portanto, perfeito. O
|
apóstolo
Paulo escreve que toda Escritura é “inspirada por Deus (II Tímóteo 3:16) e
Pedro explica que
|
“nunca
jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens
falaram da parte de
|
Deus
movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21).
|
CANÔN(Grego“kanõn”
= cana,régua) - Padrão ou norma de um escrito, julgado como inspirado ou
|
dotado
de autoridade divina: Características:a)Idade do Livro;b)Língua
usada;c)concordância com outros
|
livros;d)Expressões
que atestam a autoridade divina;(Assim diz o Senhor...)e)Função profética
|
verdadeira;f)Confiabilidade
doutrinária;g)natureza dinâmica transformadora; h)aceitação do livro pelo
|
povo
de Deus;i)características literárias.
|
CANON
DO ANTIGO TESTAMENTO
|
Conjunto
dos livros do AT que a igreja cristã reconhece como genuínos e inspirados. No
cânon
|
aceito
pelos evangélicos há 39 livros. O cânon católico tem a mais 7 livros e
algumas porções. O cânon
|
do
AT é o mesmo para os judeus e os evangélicos.
|
CANON
DO NOVO TESTAMENTO
|
Conjunto
de 27 livros do NT que a igreja cristã reconhece como genuínos e inspirados.
O cânon do
|
NT
é igual para evangélicos e católicos. No princípio alguns livros foram
aceitos com certa reserva, mas
|
no
final do quarto século o cânon atual já era aceito em quase toda parte.
|
O
teste para inclusão era basicamente a inspiração divina e era necessário por
algumas razões:
|
*
Havia divulgações de cânon herege;
|
*
Igrejas orientais estavam usando livros errôneos;
|
*
Cristãos precisavam conhecer os livros sagrados para não morrerem em vão,
conforme a lei de
|
Diocleciano
(303 AD), como os mártires Atanásio de Alexandria, Justino o mártir e Irineu.
|
18.
APÓCRIFOS:
|
Livros
que o Concílio de Trento, em 1546, declarou inspirados, embora não fizessem
parte do
|
Canôn
do AT estabelecido pelos judeus da Palestina.
|
Os
católicos chamam esses livros de “deuterocanônicos”, isto é, pertencentes ao
“segundo cânon”.
|
“Protocanônicos”
(pertencentes ao primeiro cânon) são os livros do AT que os judeus da
Palestina
|
consideravam
inspirados, e esses são aceitos tanto pelos católicos como pelos
evangélicos.
|
Os
livros apócrifos aceitos pelos católicos são os seguintes: Tobias, Judite,
Sabedoria de Salomão,
|
Eclesiástico
ou Sirácida, Baruque, Epístola de Jeremias, Primeiro e Segundo Macabeus e os
acréscimos
|
a
Ester (Ester Grego) e a Daniel (A Oração de Azarias, A Canção dos Três Jovens
e as histórias de
|
Suzana
e de Bel e do Dragão.
|
APÓCRIFOS
DO ANTIGO TESTAMENTO: Os apócrifos possuem erros e discrepâncias históricas e
|
geográficas,
ensinam doutrinas falsas divergindo das outras escrituras, possuem estilos
artificiais e
|
diferentes
das escrituras e faltam elementos de autenticidade, não foram acatados por
Jesus e
|
combatidos
pelos apóstolos.
|
OS
LIVROS APÒCRIFOS:
|
São
livros que Contrariam os Critérios da Inspiração dos judeus palestinos,
zelosos preservadores
|
dos
ensinos bíblicos que não estiveram sujeitos às influências helenizantes dos
judeus de Alexandria. A
|
Igreja
Católica Romana se refere ao cânon do Velho Testamento, ela inclui uma série
de livros que os
|
protestantes
chamam de “Apócrifos” mas os católicos de “Deuterocanônicos”, que não
aparecem nas
|
versões
evangélicas e hebráica da Bíblia. O resultado disto foi que na opinião
popular dos católicos
|
existem
duas Bíblias: uma católica e a protestante, mas só há uma Bíblia, uma Palavra
(escrita) de
|
Deus.
Nas línguas originais (o hebraico e o grego), a Bíblia é uma só e igual para
todos, mas há várias
|
versões
ou traduções e diferentes idiomas.
|
DIFERENÇAS
ENTRE AS BÍBLIAS HEBRAICAS, PROTESTANTES E CATÓLICAS
|
1.
Bíblia Hebraica - [a Bíblia dos judeus]: a) Contém somente os 39 livros do
V.T.; b) Rejeita os
|
27
do N.T. como inspirado, assim como rejeitou Cristo; c) Não aceita os livros
apócrifos incluídos na
|
Vulgata
(versão Católico Romana)
|
2.
Bíblia Protestante: a) Aceita os 39 livros do V.T. e também os 27 do N.T.; b)
Rejeita os livros
|
apócrifos
incluídos na Vulgata, como não canônicos.
|
3.
Bíblia Católica: a) Contém os 39 livros do V.T. e os 27 do N.T. b) Inclui na
versão Vulgata, os
|
livros
apócrifos ou não canônicos que são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico,
Baruque, 1º e 2º
|
de
Macabeus, seis capítulos e dez versículos acrescentados no livro de Ester e
dois capítulos de
|
Daniel.
|
COMO
OS APÓCRIFOS FORAM APROVADOS:
|
A
Igreja Romana aprovou os apócrifos em 8 de Abril de 1546 como meio de
combater a Reforma
|
protestante.
Nessa época os protestantes combatiam violentamente as doutrinas romanistas
do
|
purgatório,
oração pelos mortos, salvação pelas obras, etc e os romanistas viam nos
apócrifos base para
|
tais
doutrinas, e apelaram para eles aprovando-os como canônicos.
|
Houve
prós e contras dentro dessa própria igreja, como também depois.
|
Os
debates sobre os apócrifos motivaram ataques dos dominicanos contra os
franciscanos. No
|
Concílio
de Trento houve várias controvérsias, onde, 40 bispos dos 49 presentes
travaram luta corporal.
|
A
primeira edição da Bíblia católico-romana com os apócrifos deu-se em 1592,
com autorização do papa
|
Clemente
VIII.
|
Os
Reformadores protestantes publicaram a Bíblia com os apócrifos, colocando-os
entre o AT e
|
NT,
não como inspirados, mas bons à leitura e de valor histórico, mas em 1629 as
igrejas reformadas
|
excluíram
os apócrifos das suas edições da Bíblia.
|
PORQUE
REJEITAR OS APÓCRIFOS:
|
1.
Porque com o Livro de Malaquias (Último do Antigo testamento) , o Cânon
bíblico havia
|
se
encerrado: Depois de aproximadamente 435 a.C não houve mais acréscimos ao
cânon do Antigo
|
Testamento.
A história do povo judeu foi registrada em outros escritos, mas eles não
foram considerados
|
dignos
de inclusão na coleção das palavras de Deus que vinham dos anos anteriores,
como 1
|
Macabeus:
(100 a.c.); Josefo: (37/38 d.C.); a literatura rabínica, os Manuscritos do
Mar Morto..
|
Os judeus estavam de acordo em que acréscimos ao cânon do Antigo Testamento
tinham cessado
|
após
os dias de Esdras, Neemias, Ester, Ageu, Zacarias e Malaquias. A ausência
completa de
|
referência
à outra literatura como palavra autorizada por Deus e as referências muito
freqüentes a
|
centenas
de passagens no Antigo Testamento como dotadas de autoridade divina confirmam
com
|
grande
força o fato de que os autores do Novo Testamento concordavam em que o cânon
do Antigo
|
Testamento,
devia ser aceito como a verdadeira palavra de Deus.
|
2.
Porque a Inclusão dos Apócrifos foi acidental:
|
A
conquista da Palestina por Alexandre, o Grande, ocasionou uma nova dispersão
dos judeus por
|
todo
o império greco-macedônico.
|
Pelo
ano 300 antes de Cristo, a colônia de judeus na cidade de Alexandria, Egito,
era numerosa,
|
forte
e fluente. Morrendo Alexandre, seu domínio dividiu-se em quatro reinos,
ficando o Egito sob a
|
dinastia
dos Ptolomeus. O segundo deles, Ptolomeu Filadelfo, foi grande amante das
letras e
|
preocupou-se
com enriquecer a famosa biblioteca que seu pai havia fundado. Muitos livros
foram
|
traduzidos
para o grego.
|
Naturalmente,
as Escrituras Sagradas do povo hebreu foram levadas em conta, apreciando-se
|
também
a grande importância que teria a tradução da Bíblia de seus antepassados da
Palestina para os
|
judeus
cuja língua vernácula era o grego.
|
Segundo
um relato de Josefo, o Sumo Sacerdote de Jerusalém, Eleazar, enviou, a pedido
de
|
Ptolomeu
Filadelfo, uma embaixada de 72 tradutores a Alexandria, com um valioso
manuscrito do Velho
|
Testamento,
do qual traduziram o Pentateuco.
|
A
tradução continuou depois, não se completando senão no ano 150 antes de
Cristo. Esta
|
tradução,
que se conhece com o nome de Septuaginta, ou Versão dos Setenta (por terem
sido 70, em
|
número
redondo, seus tradutores), foi aceita pelo Sinédrio judaico de Alexandria;
mas, não havendo
|
tanto
zelo ali como na Palestina e devido às tendências helenistas contemporâneas,
os tradutores
|
alexandrinos
fizeram adições e alterações e, finalmente, sete dos Livros Apócrifos foram
acrescentados
|
ao
texto grego como Apêndice do Velho Testamento.
|
Os
estudiosos acham que foram unidos à Bíblia, por serem guardados juntamente
com os rolos de
|
livros
canônicos, e quando foram iniciados os Códices, isto é , a escrituração da
Bíblia inteira em um só
|
volume,
alguns escribas copiaram certos rolos apócrifos juntamente com os rolos
canônicos.
|
Estes livros têm a importância de refletir o estado do povo judeu e o caráter
de sua vida
|
intelectual
e religiosa durante as épocas que representam, do período intertestamentário
(entre
|
Malaquias
e João Batista, de 400 anos); é, talvez, por estas razões que os tradutores
os juntaram ao
|
texto
grego da Bíblia, mas os judeus da Palestina nunca os aceitaram no cânon de
seus livros sagrados.
|
3.
Os apócrifos contém Lendas:
|
Tobias
6.1-4 - “Partiu, pois, Tobias, e o cão o seguiu, e parou na primeira pousada
junto ao rio
|
Tigre.
E saiu a lavar os pés, e eis que saiu da água um peixe monstruoso para o
devorar. À sua vista,
|
Tobias,
espavorido, clamou em alta voz, dizendo: Senhor, ele lançou-se a mim. E o
anjo disse disse-lhe:
|
Pega-lhe
pelas guelras, e puxa-o para ti. Então, puxou para terra, e o começou a
palpitar a seus pés.
|
4.
Os apócrifos contêm Erros Históricos e Geográficos:
|
Por
exemplo, a suposição de que Senaqueribe era filho de Salmaneser (1:15) em vez
de Sargão II,
|
e
que Nínive foi tomado por Nabucodonosor e por Assuero (14:15) em vez de
Nabopolassar e por
|
Ciáxares.
Judite não pode ser histórico porque contém erros evidentes. [Em 2 Macabeus]
há também
|
numerosas
desordens e discrepâncias em assuntos cronológicos, históricos e
numéricos,que refletem
|
ignorância
e confusão.
|
5.
Os apócrifos contêm Heresias:
|
TOBIAS
- (200 a.C.) - É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de
Tobias) e
|
alguns
milagres preparados pelo anjo Rafael. Ensina a justificação pelas obras
(4:7-11; 12:8), mediação
|
dos
santos (12:12), superstições (6:5, 7-9, 19), e até um anjo que engana Tobias
e o ensina a mentir
|
(5:16
a 19).
|
JUDITE
- (150 a.C.) É a História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade
enganando
|
um
general inimigo e decapitando-o. Grande heresia é a própria história onde os fins
justificam os meios.
|
BARUQUE
- (100 a.D.) - Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do
profeta
|
Jeremias,
numa exortação aos judeus quando da destruição de Jerusalém. A data é muito
posterior,
|
quando
da 2ª.destruição de Jerusalém, antes de Cristo. Seu principal erro é o ensino
da intercessão
|
pelos
mortos (3:4).
|
ECLESIÁSTICO
- (180 a.C.) - É muito semelhante ao livro de Provérbios, não fosse as tantas
|
heresias:
justificação pelas obras (3:33,34), trato cruel aos escravos (33:26 e 30;
42:1 e 5),incentiva o
|
ódio
aos Samaritanos (50:27 e 28).
|
SABEDORIA
DE SALOMAO - (40 a.D.) - Livro escrito com finalidade exclusiva de lutar
contra a
|
incredulidade
e idolatria do epicurismo (filosofia grega na era Cristã).
|
Apresenta:
o corpo como prisão da alma (9:15), doutrina estranha sobre a origem e o
destino da
|
alma
(8:19 e 20), salvação pela sabedoria (9:19).
|
1
MACABEUS - (100 a.C.) - Descreve a história de 3 irmãos da família
“Macabeus”, que no
|
chamado
período ínterbíblico (400 a.C. 3 a.D) lutam contra inimigos dos judeus
visando a preservação
|
do
seu povo e terra.
|
II
MACABEUS - (100 a.C.) - Não é a continuação do 1 Macabeus, mas um relato
paralelo, cheio
|
de
lendas e prodígios de Judas Macabeu. Apresenta: a oração pelos mortos
(12:44-46), culto e missa
|
pelos
mortos (12:43), o próprio autor não se julga inspirado (15:38-40;
2:25-27), intercessão pelos
|
Santos
(7:28 e 15:14).
|
ADIÇÕES
A DANIEL: Cap.13-A história de Suzana - Nesta lenda Daniel salva Suzana num
|
julgamento
fictício de falsos testemunhos. Cap.14-Bel e o Dragão – Fala sobre a
necessidade da
|
idolatria;
cap. 3:24-90 - o cântico dos 3 jovens na fornalha.
|
TIPOS
DE HERESIAS ENSINADAS NOS APÓCRIFOS:
|
*
Ensinam Artes Mágicas ou de Feitiçaria como método de exorcismo: Tobias 6:5-9
- E o
|
anjo,
respondendo, disse-lhe: Se tu puseres um pedacinho do seu coração sobre
brasas acesas ,
|
o
seu fumo afugenta toda a casta de demônios, tanto do homem como da mulher, de
sorte que
|
não
tornam mais a chegar a eles.” Este ensino que o coração de um peixe tem o
poder para expulsar
|
toda
espécie de demônios contradiz tudo o que a Bíblia diz sobre como enfrentar o
demônio. Deus
|
jamais
iria mandar um anjo seu, ensinar a um servo seu, como usar os métodos da
macumba e da
|
bruxaria
para expulsar demônios. Satanás não pode ser expelido pelos métodos
enganosos da feitiçaria
|
e
bruxaria, e de fato ele não tem interesse nenhum em expelir demônios (Mt
12:26). Um dos sinais
|
apostólicos
era a expulsão de demônios, e o que usaram foi o nome de Jesus (Mc 16:17; At
16:18)
|
*
Ensinam que Esmolas e Boas Obras limpam pecados e Salvam a Alma: Tobias 12:8,
9 - “a
|
esmola
livra da morte (eterna), e é a que apaga os pecados, e faz encontrar a
misericórdia e a
|
vida
eterna”; Eclesiástico 3:33 - “... a esmola resiste aos pecados”. Este é o
primeiro ensino de
|
Satanás,
o mais terrível, e se encontrar basicamente em todas as seitas heréticas. A
Salvação por
|
obras,
destrói todo o valor da obra vicária de Cristo em favor do pecador. Se
caridade e boas obras
|
limpam
nossos pecados, nós não precisamos do sangue de Cristo. Porém, a Bíblia não
deixa dúvidas
|
quanto
o valor exclusivo do sangue como um único meio de remissão e perdão:(Hb
9:11,12,22; I Pe
|
1:18,
19; Rm.3:20, 24 e 29);
|
*
Ensinam o Perdão dos pecados através das orações: Eclesiástico 3:4 - “O que
ama a Deus
|
implorará
o perdão dos seus pecados, e se absterá de tornar a cair neles, e será ouvido
na sua
|
oração
de todos os dias”. O perdão dos pecados não está baseado na oração que se faz
pedindo o
|
perdão,
não é fé na oração, e sim fé naquele que perdoa o pecado, a oração por si só,
é uma boa obra
|
que
a ninguém pode salvar. Só a oração de confissão e arrependimento baseadas na
fé no sacrifício
|
vicário
de Cristo traz o perdão (Pv. 28:13; I Jo 1:9; I Jo 2:1,2)
|
*
Ensinam a Oração Pelos Mortos: 2 Macabeus 12:43-46 - “e tendo feito uma
coleta, mandou
|
12
mil dracmas de prata a Jerusalém, para serem oferecidas em sacrifícios pelos
pecados dos
|
mortos,
(...) é, pois, um santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que
sejam livres dos
|
seus
pecados”.
|
Neste texto falso, de um livro não canônico, que contradiz toda a Bíblia, que
a Igreja Católica
|
Romana
baseia sua falsa e herética doutrina do purgatório.
|
Este é novamente um ensino satânico para desviar o homem da redenção
exclusiva pelo
|
sangue
de Cristo, e não por orações que livram as almas do fogo de algum lugar
inventado por homens
|
falhos
e pecadores que com tais ensinos negam o claro registro dos ensinos dos
apóstolos de Cristo.
|
Após
a morte o destino de todos os homens é selado, uns para perdição eterna e
outros para a
|
Salvação
eterna - não existe meio de mudar o destinos de alguém após a morte. Mt.
7:13,13; Lc 16:26.
|
*
Ensinam a Existência de um Lugar Chamado PURGATÓRIO.
|
Este
é o ensino herético e financeiramente conveniente para a Igreja de que o
homem, mesmo
|
morrendo
perdido, pode ter uma segunda chance de Salvação.
|
Sabedoria
3:1-4 - “As almas dos justos estão na mão de Deus, e não os tocará o tormento
da
|
morte.
Pareceu aos olhos dos insensatos que morriam; e a sua saída deste mundo foi
|
considerada
como uma aflição, e a sua separação de nós como um extermínio; mas eles estão
|
em
paz (no céu). E, se eles sofreram tormentos diante dos homens, a sua
esperança está cheia
|
de
imortalidade”.
|
A
Igreja Católica baseia a doutrina do purgatório na última parte deste texto,
onde diz: “E, se eles
|
sofreram
tormentos diante dos homens, a sua esperança está cheia de imortalidade”.
|
Eles
ensinam que o tormento em que o justo está, é o purgatório que o purifica
para entrar na
|
imortalidade.
Textos da Bíblia que mostram a impossibilidade do purgatório (1 Jo 1:7; Hb
9:22; Lc 23:40-
|
43;
I6: 19-31; I Co 15:55-58; I Ts 4:12-17; Ap 14:13; Ec 12:7; Fp 1:23; Sl
49:7-8; II Tm 2:11-13; At 10:43).
|
6.
Nos Livros Apócrifos Os Anjos Mentem
|
Tobias
5:15-19 - “Peço-te que me digas de que família e de tribo és tu? O anjo
Rafael disse-
|
lhe:
... Mas para que te não ponhas em cuidados, eu sou Azarias, filho do grande
Ananias” Um
|
anjo
de Deus não poderia mentir sobre a sua identidade, sem violar a própria lei
santa de Deus. Todos
|
os
anjos de Deus, foram verdadeiros quando lhes foi perguntado a sua identidade.
Veja Lc 1:19.
|
7.
Nos livros apócrifos, ensina-se que o simples ato de jejuar santifica:
|
Judite
8:5,6 - “jejuava todos os dias de sua vida ...” Este texto legendário tem
sido usado por
|
romana
relacionado com a canonização dos “santos” de idolatria. Em nenhuma parte da
Bíblia jejuar
|
todos
os dias da vida é sinal de santidade. Cristo jejuou 40 dias e 40 noites e
depois não jejuou mais.
|
O
livro de Judite é claramente um produção humana, uma lenda para escravizar os
homens a
|
ensinos
errados e antibíblicos.
|
8.
Nos livros apócrifos se ensinam atitudes anticristãs, como: Vingança,
Crueldade e
|
Egoísmo:VINGANÇA
- Judite 9:2 - Contraria o que a Bíblia diz sobre: Vingança (Rm 12:19,
17);
|
CRUELDADE
e EGOÍSMO - Eclesiástico 12:6 – Contraria o que a Bíblia diz sobre Crueldade
e
|
Egoísmo
( Pv. 25:21,22; Rm 12:20; Jo 6:5; Mt 6:44-48);
|
9.
A igreja Católica tenta defender a IMACULADA CONCEIÇÃO baseando em uma
|
deturpação
dos apócrifos (Sabedoria 8:9,20) - Contradizendo: Lc. 1:30-35; Sl 51:5; Rm
3:23);
|
Os
Apócrifos solapam a doutrina da inerrância porque esses livros incluem erros
históricos e de
|
outra
natureza. Assim, se os Apócrifos são considerados parte das Escrituras, isso
identifica erros na
|
Palavra
de Deus.
|
19.
INSPIRAÇAO x REVELAÇAO: Divina, pelo Espírito Santo (2Tm.3:16;2 Pe.1:21).
Assim diz o Senhor
|
(Ez.11:5
e 2 Cr.20:14) . Teoria Correta da Inspiração da Bíblia:
|
TEORIA
DA INSPIRAÇÃO PLENÁRIA OU VERBAL: Todas as partes da Bíblia são igualmente
|
inspiradas
e os escritores não foram usados inconscientes, mas cooperava com eles o
Espírito Santo,
|
que
os capacitava. Homens santos escreveram a Bíblia com as palavras de seu
vocabulário, mas numa
|
influenciante
presença do Espírito Santo, escrevendo a PALAVRA DE DEUS.
|
REVELAÇÃO
X INSPIRAÇÃO:
|
Revelação
é a ação de Deus que se dá a conhecer ao Escritor e que o homem sozinho, nada
pode
|
saber
(Dn.12.8; 1 Pe.1:10,11). Inspiração não implica em revelação. Toda a Bíblia
foi inspirada, mas
|
nem
toda ela foi revelada: Ex. de Revelação: Gênesis, sonhos de José,
escritos de Paulo (Gl.1:11;
|
Ef.3:3).
|
DECLARAÇÃO BÍBLICA X DECLARAÇÃO NA BÍBLIA
|
A
Bíblia não mente, mas registra mentiras de ímpios e do diabo.DecIarações não
inspiradas por
|
Deus,mas
registradas;verifique quem,para quem,e quando se fala.
|
20.
DIVISÃO DA BÍBLIA E SEU SIGNIFICADO EM CRISTO:
|
A
Bíblia se compõe de 2 partes, mas Jesus Cristo é o tema Central da Bíblia: O
Antigo testamento,
|
escrito
pela comunidade hebráica em hebráico e aramáico e o Novo testamento, escrito
pelos discípulos
|
de
Cristo, ao longo do séc.1 d.C.
|
Testamento
significa aliança, pacto ou acordo, celebrado entre Deus e os judeus, no
antigo pacto e
|
no
novo pacto, entre Deus e os cristãos. 02 Estruturas ou Testamentos(Grego diafhkh diatheke =
|
aliança
ou concerto). Com 66 Livros; sendo 39 no Antigo e 27 no Novo em período de
1600 anos,
|
escrita
por 40 autores, traduzida para 240 dialetos, 739 idiomas, 1.280 línguas com
3000 traduções
|
DIVISÃO
DO ANTIGO TESTAMENTO:
|
(PREPARAÇÃO)
- ORDEM NUMÉRICA DESCRITA-NÃO CRONOLOGIA
|
A)
LEI - PENTATEUCO - (05 LIVROS):
|
FUNDAMENTO
DA CHEGADA DE CRISTO:
Continua...
Evangelista
Erick Caetano
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário