20. DIVISÃO
DA BÍBLIA E SEU SIGNIFICADO EM CRISTO:
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A Bíblia se compõe de 2 partes, mas
Jesus Cristo é o tema Central da Bíblia: O Antigo testamento,
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escrito pela comunidade hebráica em
hebráico e aramáico e o Novo testamento, escrito pelos discípulos
|
de Cristo, ao longo do séc.1 d.C.
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Testamento significa aliança, pacto ou
acordo, celebrado entre Deus e os judeus, no antigo pacto e
|
no novo pacto, entre Deus e os
cristãos. 02 Estruturas ou Testamentos(Grego diafhkh diatheke =
|
aliança ou
concerto). Com 66 Livros; sendo 39 no Antigo e 27 no Novo em período de 1600
anos,
|
escrita por 40 autores, traduzida para
240 dialetos, 739 idiomas, 1.280 línguas com 3000 traduções
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DIVISÃO DO
ANTIGO TESTAMENTO:
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(PREPARAÇÃO)
- ORDEM NUMÉRICA DESCRITA-NÃO CRONOLOGIA
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A) LEI -
PENTATEUCO - (05 LIVROS):
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FUNDAMENTO DA
CHEGADA DE CRISTO:
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•1°-Gênesis
(Gn.)-Significa”ORIGEM”-Do pecado;Jesus,o Descendente da mulher - Autor
Moisés, em
|
1450-140 a.C.-Fala do pecado, da
Doutrina de Deus, da civilização, das nações, de Israel, da origem do
|
homem e da redenção prometida.
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•2°-Exodo
(Ex.)-Significa ”SAIDA”-Libertação/Promessa;Jesus,o Cordeiro Pascal-Autor é
Moisés, em
|
1450-1410 a.C-Fala da libertação do
Egito, a entrega da Lei, a Revelação de Deus (no Maná, nos 10
|
mandamentos e no Tabernáculo).
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•3°-Levítico
(Lv.)-Significa ”LEIS”-Fala da exigência para comunhão e o tema é Jesus, o
Sacrifício
|
Expiatório- Autor é Moisés, em
1450-1410 a.C.- Fala sobre a santidade de Deus, revela o pecado e a
|
provisão de acesso a Deus.
|
•4°-Números
(Nm.)-Significa ”NO DESERTO”-Fala da Fé x Promessas e o tema é Jesus, a Rocha
|
Ferida-Autor Moisés, em 1450-1410 a.C.
– Fala da peregrinação do povo rumo à terra prometida,
|
lembrando a seriedade do pecado.
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•5°-Deuteronômio
(Dt.)-Significa ”2ª.LEI”-FaIa do Governo de Deus e o tema é Jesus,o Profeta.
Autor
|
é Moisés,em 1410 a.C. – Fala da
constituição da teocracia de Israel, aborda sobre as bênçãos e
|
maldições, os 10 mandamentos e os
falsos profetas.
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B) POESIA (05
LIVROS):
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ANELO PELA CHEGADA DE CRISTO:
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•18°-Jó (Jó)
-Significa ”PERSEGUIDO”-FaIa da Soberania x Necessidade. Tema é Jesus,o
Redentor
|
Vivo.-Autor e data incertos, talvez
1.500 a.C. Fala do motivo do sofrimento dos justos, declarando a
|
soberania e propósitos divinos.
|
•19°-Salmos
(SI.)-Significa ”LOUVOR”- Tema é Jesus,o Socorro e Alegria. - Vários autores,
73 de
|
Davi, 2 de Salomão, 12 dos filhos de
Coré, 12 de Asafe, 01 de Hemã, 01 de Etã e 01 de Moisés, durante
|
o tempo de Davi a Salomão (10. Séc.
a.C).
|
•20°-Provérbios
(Pv.)-Significa “COMPARAÇÕES”-Fala de Ensinamentos humanos. O tema é
|
Jesus,a Sabedoria Divina. Autores:
Salomão e outros. (Agur escreveu 30 e Lamuel
escreveu 31. Fala
|
de ensinos específicos de
relacionamentos humanos.
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•21°-Eclesiastes(Ec.)-Significa
”PREGADOR”- Fala para a Assembléia. O tema é Jesus,AIvo
|
Verdadeiro. Autor é Salomão, em 935
a.C. Fala da rotina da vida, da compreensão que ela é dom divino
|
e de que devemos viver, obedecendo a
Deus.
|
•22°-Cantares(Ct.)-Significa
”CANÇÃO” - Fala de Jesus, Nosso Amado;Autor é Salomão em 965 a.C.
|
FaIa e reflete no romance entre Salomão
e a Sunamita, num diálogo sobre o Rei, que ganha seu
|
coração, qual Jesus e a sua Igreja.
|
C) HISTÓRIA
(12 LIVROS):
|
PREPARAÇÃO
PARA A CHEGADA DE CRISTO:
|
•6°-Josué(Js.)-
Significa ”JAVE E SALVAÇÃO” - Fala de Fidelidade e Herança. O tema é Jesus, o
|
Capitão dos Exércitos do Senhor. Autor
é Josué,com escritos de Eleazar profeta ou seu filho em 1400-
|
1370 a.C. Fala da fidelidade divina em
conceder Canaã a Israel, a importância da Lei e da Santidade de
|
Deus ao julgar os pecados dos cananeus.
|
•7°-Juízes(Jz.)-Significa
”GOVERNANTE”- FaIa de Obediência e da Paz. O tema é Jesus, Libertador.
|
Autor anônimo,talvez Samuel após a
morte de Sansão, em 1050-1000 a.C. Fala da conquista da
|
palestina, monarquia, fidelidade e
perdão de Deus.
|
•8°-Rute(Rt.)-Significa
”AMIZADE”- FaIa de fé para todas as pessoas. O tema é Jesus,o Parente
|
Divino. Autor desconhecido, talvez
Samuel, em 1000 a.C. Fala de fidelidade em meio à idolatria e
|
infidelidade, soberania e cuidado de
Deus (Resgatador).
|
•9°-1 Samuel
(1Sm.) Tematiza o “CHAMADO AO AVIVAMENTO” - Fala de Pecado x Santidade. Autor
|
é Samuel e outros, em 930 a.C., em
diante. Fala sobre Samuel, Saul e Davi e os efeitos do pecado e
|
santidade no povo e líderes.
|
•10° - 2
Samuel (2 Sm.) – Tematiza a “ASCENSÃO/QUEDA” Na Bíblia hebráica é a segunda
parte de
|
1 Samuel. Fala da morte de Saul e
aliança com Davi.
|
•11°-1 Reis
(1 Rs.) – Tematiza a “HISTÓRIA DO REINOS DE JUDÁ E ISRAEL” desde Salomão ao
|
Cativeiro Babilônico-Fala de Fidelidade
x Sabedoria. Autor é Jeremias, em 550 a.C., valendo-se de
|
fontes históricas. Descreve o templo
até Elias.
|
•12°-2 Reis
(2 Rs.) – Tematiza o “DECLÍNIO/CATIVEIRO”- Na Bíblia hebráica, é parte de 1
Reis.
|
Descreve o cativeiro babilônico até
Eliseu.
|
•13°-1
Crônicas (1 Cr.) - Significa
”NEGÓCIOS” - FaIa de Aliança,oração de louvor e
|
genealogia.Autor é Esdras em 450-425
a.C. Em Reis e Crônicas, Jesus é o Rei Prometido. Declara
|
aliança, oração e louvor de Davi.
(Herança, bênção e pacto).
|
•14°-2
Crônicas (2Cr.)- Fala de CATIVEIRO/TEMPLO. Na Bíblia Hebráica é parte do 1
Crônicas. Fala
|
de Salomão a Zedequias e a permissão
para construir o Templo.Inclui a oração de Salomão pedindo
|
sabedoria, até a duração do Cativeiro.
|
•15°-Esdras
(Ed.)- Significa ”AJUDA”-Esdras era
sacerdote e escriba que trabalhou com Neemias na
|
volta do povo de Israel da Babilônia e
na restauração do culto a Javé na Terra Prometida.Fala do
|
cumprimento das promessas de
restauração. O Autor é Esdras, em 456-444 a.C. Primeiro voltaram
|
50.000 pessoas com Artaxerxes e depois
com Esdras.
|
•16° Neemias
(Ne)-Significa ”JAVE CONFORTA”. Fala de Restauração.Completa história de
|
restauração do povo que voltou da
Babilônia, sob a liderança de Esdras: marca início das 07 semanas
|
de Daniel. Autor é Neemias, 445-425
a.C.
|
•17°-Ester
(Et)- Significa ”ESTRELA”-Fala da Soberania x Providência.Jesus é o
Advogado.Autor é
|
incerto, mas certamente judeu, em 465
a.C. Explica a libertação de Deus, a festa de Purim e mostra o
|
controle divino nos acontecimentos.
|
D) PROFETAS
(17 LIVROS):
|
CERTEZA DA
CHEGADA DE CRISTO:
|
•Profetas Maiores (Pela quantidade de
Escritos - 05 livros): (Jesus é o Messias Prometido):
|
•23°-lsaías
(Is.) - significa ”JAVE SALVOU” – Fala da Redenção do Messias. Autor: Isaías,
em 740-
|
680 a.C. Atacou a apostasia.
|
•24°-Jeremias
(Jr.) - significa “JAVE É ELEVADO”. Fala da Advertência ao pecado e promessa
de
|
Juízo. Autor é Jeremias em 627-585 a.C.
Fala da severa mensagem de julgamento onde
|
Nabucodonozor conquistou novamente
Jerusalém.
|
•25°-Lamentações
(Lm.) – significa ”CHORO EM VOZ ALTA” - 05 poemas melancólicos de
|
lamentação pela destruição de Jerusalém
pelos Caldeus. Autor é Jeremias em 586-585 a.C. O livro
|
lembra o fato do que Jesus sentia por
Jerusalém.
|
•26°-Ezequiel
(Ez.) – significa “JAVE FORTALECE” - Fala de restauração futura, relembrando
aos
|
exilados sobre os pecados que haviam
trazido sobre eles o juizo divino, assegurando a bênção futura.
|
Autor é Ezequiel, em 592-570
|
•27°- Daniel
(Dn.) – significa JAVE E MEU JUIZ”-FaIa de Deus,o Juiz futuro, além de
futuros impérios
|
gentios, anticristo e doutrinas dos anjos,
ressurreição e narrativas dos jovens no fogo e da cova dos
|
leões. Autor é Daniel em 537 a.C.
|
•Profetas
Menores (Mesma importância profética - 12 livros): (Jesus é o Messias
Prometido):
|
•28°-Oséias
(Os.) – significa “SALVAÇÃO” - FaIa de amor à infidelidade. Autor é Oséias,em
710
|
a.C.Fala do amor leal de Deus e da
contínua infidelidade de Israel. Retrata a vida do profeta, os pecados
|
do povo, o juízo certo e o amor divino.
|
•29°-JoeI
(Jl.) significa ”JAVE E DEUS” - Autor é Joel em 835 a.C. Fala da intervenção
de Deus na
|
história antiga de lsrael, das nações
pagãs, do Dia do Senhor e envolve a grande tribulação , a 2ª. Vinda
|
de Jesus (parousia) e o Milênio.
|
•30°-Amós-(Am.)
significa -”CARGA”. Fala de Apelo ao Arrependimento. Atacando os males
sociais
|
do culto pagão, lançou apelo para
escapar do juizo divino, mesmo tendo Israel, posição privilegiada.
|
Autor é Amós em 755 a.C.
|
•31°-Obadias
(Ob.) significa ”SERVO DE JAVE” – Fala do castigo aos Edomitas, orgulhosos
com
|
Israel. Autor é Obadias em 840 ou 586
a.C.
|
•32°-Jonas
(Jn.)–significa“POMBA”.Fala da fidelidade de Deus perante o mundo e há
milagres.Autor:
|
Jonas em 760 a.C.
|
•33°-Miquéias
(Mq). significa “QUEM É COMO JAVÉ?”. Fala da futura glória de Israel. Autor é
|
Miquéias em 700 a.C.
|
•34°-Naum
(Na). – significa “CONSOLAÇÃO” – Fala do Caráter de Deus e destruição de
Nínive. Autor
|
é Naum em 663-612 a.C.
|
•35°-Habacuque
(Hc). - significa “ABRAÇADOR”- Fala do amor de Deus; salmo de louvor,
justificando
|
a fé. Autor é Habacuque, em 607
a.C.
|
•36°-Sofonias
(Sf.) – significa “JAVÉ ESCONDE” – Fala de julgamento. Juizo das nações pagãs
e
|
descreve o milênio. Autor é Sofonias,
em 625 a.C.
|
•37°-Ageu
(Ag.) – significa “FESTIVO”. Fala de
apelo à coragem, consciência pura, confiar em Deus
|
no futuro e construção do Templo. Autor
é Ageu em 520 a.C.
|
•38°-Zacarias
(Zc.)-” – significa “JAVE LEMBRA” – Fala do Reinado do Senhor; refere-se ao
retorno
|
de Cristo. Autor é Zacarias, em 520-518
a.C.
|
•39°-Malaquias
(Ml.) – significa “MEU MENSAGEIRO” – Fala do verdadeiro culto a Deus e
|
arrependimento. Autor é Malaquias em 450-400 a.C.
|
DIVISÃO DO
NOVO TESTAMENTO:
|
(ORDEM
NUMÉRICA DESCRITA NA BÍBLIA - NÃO CRONOLÓGICA)
|
A)
EVANGELHOS-(BOAS-NOVAS)- (04 LIVROS):
|
MANIFESTAÇÃO
DE CRISTO (O Salvador):
|
•40°-Mateus
(Mt.) – significa “DOM DE DEUS” – Autor: Mateus, em 60-70 A.D. O tema é
Cristo, o Rei,
|
para judeus convertidos.
|
•41°-Marcos
(Mc.) – significa “DEFESA” – Autor: João Marcos, em 50-60 A.D. O tema é
Cristo, o
|
servo, para romanos convertidos.
|
•42°-Lucas
(Lc.) – significa “QUE DÁ A LUZ” – Autor: Lucas, o médico, em 60 A.D.-O tema
é Cristo, o
|
Filho do Homem, para gregos
convertidos.
|
•43°-João
(Jo.) – significa “JAVÉ É DOADOR GRACIOSO” – Autor: Apóstolo João, em 85-90
A.D.
|
Revela Jesus nos 07 milagres.
|
B) HISTÓRIA
DO INICIO DA IGREJA - (01 LIVRO):
|
PROPAGAÇÃO DE
CRISTO (Ressurgido e Poderoso)
|
•44°-Atos
(At.) – Autor: Lucas, o médico, em 61 A.D. Registra expansão da igreja em 30
anos,
|
enfatizando a prática da doutrina e
padrões éticos cristãos.
|
C) EPÍSTOLAS-INTERPRETAÇÃO
E PROPAGAÇÃO DE CRISTO (21 LIVROS):
|
(O Cabeça da
Iqreja):
|
•45º-Romanos
(Rm.) Autor:Paulo,em 58 A.D.Doutrina da justificação da fé, justiça de Deus
p/igreja
|
gentia de Roma.
|
•46º-1 Coríntios-(1
Co.) Autor:Paulo,em 56.A.D.Fala do uso dos dons espirituais(teologia
pastoral)
|
p/ig.de Corinto.
|
•47º-2
Coríntios-(2 Co.) Autor:Paulo,em 57 A.D.Paulo defende sua autoridade,relembra
à igreja,o
|
compromisso de ofertar
|
•48º-Gálatas
(Gl.)- Autor:Paulo,em 49 ou 55 A.D.Tema é justificação pela fé e fruto do
Espírito,polêmica
|
judáica na Galácia.
|
•49º-Efésios
(Ef.)- Autor:Paulo,em 61ª.D.Tema é salvação pela graça e relação entre igreja
e Jesus à
|
Igreja de de Éfeso.
|
•50º-Filipenses
(Fp.)- Autor:Paulo,em 61 A.D.Fala da Doutr.de Kenosis(auto-humilhação de
Cristo) e
|
oração p/G.de Filipos.
|
•51º-Colossenses
(Cl.): Autor:Paulo;61 A.D. Fala da Supremacia, pessoa,obra de Cristo, conosco
|
contra heresias em Colossos.
|
•52º-1
Tessalonicenses (1 Ts.) Autor:Paulo,em 51 A.D.Fala do arrebatamento e do dia
do Senhor para
|
a Igreja de Tessalônica.
|
•53º-2
Tessalonicenses(2 Ts.) Autor:Paulo,51 A.D. Fala do homem do pecado,
Anticristo,contra
|
imediatismo da igreja.
|
•54º-1 Timóteo
(1 Tm.) Autor:Paulo,63.A.D. Fala da conduta e combate entre doutrina pura e
heresia
|
financeira a Timóteo.
|
•55º-2
Timóteo (2 Tm.) Autor:Paulo,66 A.D.Fala de apostasia, inspiração das
Escrituras e coroa de
|
justiça para Timóteo.
|
•56º-Tito
(Tt.) Autor:Paulo,em 65.A.D.Fala sobre presbíteros,faixas etárias na
|
Ig.,governo,regeneração,obras para
Tito.
|
•57º-Filemon
(Fl.) Autor:Paulo, 61 A.D. Fala fé e liberdade, compromisso e testemunho de
comunhão
|
eficiente a Filemon.
|
•58º-Hebreus
(Hb.)Autor incerto,talvez Paulo,em 64-68 A.D.Sacerdócio de Cristo superior à
Lei, a
|
crentes ricos da Itália.
|
•59º-Tiago
(Tg.) Autor:Tiago, em 45-50 A.D. Fala de Conduta,graça,ética cristã, fé x
obras, língua e
|
oração para a igreja primitiva
|
•60º-1 Pedro
(1 Pe.) Autor:Pedro, em 63 A.D. Fala da vitória sobre sofrimento e graça de
Deus para
|
crentes espalhados no mundo.
|
•61º-2 Pedro
(2 Pe.) Autor:Pedro,em 66 A.D.Fala contra heresias,inspiração da escritura e
parousia e
|
verdade do evang.
|
•62º-1 João
(1 Jo.) Autor:João,90 A.D.Fala da realidade da encarnação do verbo e da alta
ética da vida
|
de Cristo.
|
•63º-2 João
(2 Jo.) Autor:João,90 A.D.Fala de como se andar nos mandamentos de Cristo
contra falsas
|
doutrinas.
|
•64º-3 João
(3 Jo.) Autor:João,90 A.D.Fala dos falsos líderes e dos problemas
eclesiásticos para Gaio.
|
•65º-Judas
(Jd.) Autor:Judas,irmão de Tiago e meio irmão de Jesus(Mt.13:55Mc.6:3), em
70-80 A.D.
|
Moral Cristã.
|
D)REVELAÇÃO -
CONSUMAÇÃO EM CRISTO (01 livro)
|
(Alfa e ômega-Cristo
volta para Reinar):
|
•66º-Apocalipse:
(Ap.) Revelação dos Últimos Tempos. Autor João,90 A.D.Revelação de Jesus para
as
|
7 igrejas da Ásia.
|
A INERRÂNCIA
DA BÍBLIA
|
A autoridade das Escrituras é um
tema-chave para a igreja cristã, tanto desta como de qualquer
|
outra época.
|
Aqueles que professam fé em Jesus
Cristo como Senhor e Salvador são chamados a demonstrar a
|
realidade de seu discipulado cristão
mediante obediência humilde e fiel à Palavra escrita de Deus.
|
Afastar-se das Escrituras, tanto em
questões de fé quanto de conduta, é deslealdade para com
|
nosso Mestre.
|
Para que haja uma compreensão plena e
uma confissão correta da autoridade das Sagradas
|
Escrituras é essencial um
reconhecimento da sua total veracidade e confiabilidade.
|
A Declaração a seguir afirma sob nova
forma essa inerrância das Escrituras, esclarecendo nosso
|
entendimento a respeito dela e
advertindo contra sua negação.
|
Estamos convencidos de que negá-la é
ignorar o testemunho dado por Jesus Cristo e pelo Espírito
|
Santo e rejeitar aquela submissão às
alegações da própria Palavra de Deus, submissão esta que
|
caracteriza a verdadeira fé
cristã.
|
Entendemos que é nosso dever nesta hora
fazer esta afirmação diante dos atuais desvios da
|
verdade da inerrância entre nossos
irmãos em Cristo e diante do entendimento errôneo que esta
|
doutrina tem tido no mundo em geral.
|
Desejamos expressar uma convicção
quanto à inerrância das Escrituras e estimular e desafiar uns
|
aos outros e a todos os cristãos a uma
compreensão e entendimento cada vez maiores desta doutrina.
|
O aprofundamento de nossas próprias
convicções através dos debates que tivemos juntos e
|
oramos para que esta Declaração que
assinamos seja usada para a glória de nosso Deus com vistas a
|
uma nova reforma da igreja no que tange
à sua fé, vida e missão.
|
Muitos
que negam a inerrância das Escrituras não apresentam em suas crenças e
comportamento
|
as conseqüências dessa negação, e
estamos conscientes de que nós, que confessamos essa doutrina,
|
freqüentemente a negamos em nossas
vidas, por deixarmos de colocar nossos pensamentos e orações,
|
tradições e costumes, em verdadeira
sujeição à Palavra divina.
|
Qualquer pessoa que veja razões, à luz
das Escrituras, para fazer emendas às afirmações desta
|
Declaração sobre as próprias Escrituras
(sob cuja autoridade infalível estamos, enquanto falamos), é
|
convidada a fazê-lo.
|
Não alegamos nenhuma infalibilidade
pessoal para o testemunho que damos e seremos gratos por
|
qualquer ajuda que nos possibilite
fortalecer esse testemunho acerca da Palavra de Deus.
|
UMA BREVE
DECLARAÇÃO
|
1. Deus,
sendo ele próprio a Verdade e falando somente a verdade, inspirou as Sagradas
|
Escrituras a fim de, desse modo,
revelar-se à humanidade perdida, através de Jesus Cristo, como
|
Criador e Senhor, Redentor e Juiz.
|
As Escrituras Sagradas são o testemunho
de Deus sobre si mesmo.
|
2. As
Sagradas Escrituras, sendo a própria Palavra de Deus, escritas por homens
preparados e
|
supervisionados por seu Espírito,
possuem autoridade divina infalível em todos os assuntos que
|
abordam: devem ser cridas, como
mandamento divino, em tudo o que determinam; aceitas, como
|
penhor divino, em tudo que prometem.
|
3. O Espírito
Santo, seu divino Autor, ao mesmo tempo no-las confirma através de seu
testemunho
|
interior e abre nossas mentes para
compreender seu significado.
|
4. Tendo sido
na sua totalidade e verbalmente dadas por Deus, as Escrituras não possuem
erro ou
|
falha em tudo o que ensinam, quer
naquilo que afirmam a respeito dos atos de Deus na criação e dos
|
acontecimentos da história mundial,
quer no testemunho que dão sobre a graça salvadora de Deus na
|
vida das pessoas.
|
5. A
autoridade das Escrituras fica inevitavelmente prejudicada, caso essa
inerrância divina
|
absoluta seja de alguma forma limitada
ou desconsiderada, ou caso dependa de um ponto de vista
|
acerca da verdade que seja contrário ao
próprio ponto de vista da Bíblia; e tais desvios provocam sérias
|
perdas tanto para o indivíduo quanto
para a igreja.
|
ARTIGOS DE
AFIRMAÇÃO E NEGAÇÃO
|
* As Sagradas
Escrituras devem ser recebidas como a Palavra oficial de Deus. Negamos que
|
a autoridade das Escrituras provenha da
Igreja, da tradição ou de qualquer outra fonte humana.
|
* As Sagradas
Escrituras são a suprema norma escrita, pela qual Deus compele a
|
consciência,
e que a autoridade da Igreja está subordinada à das Escrituras. Negamos que
os
|
credos, concílios ou declarações
doutrinárias da Igreja tenham uma autoridade igual ou maior do que a
|
autoridade da Bíblia.
|
* A Palavra
escrita é, em sua totalidade, revelação dada por Deus. Negamos que a Bíblia
seja
|
um mero testemunho a respeito da
revelação, ou que somente se torne revelação mediante encontro, ou
|
que dependa das reações dos homens para
ter validade.
|
* Deus, que
fez a humanidade à sua imagem, utilizou a linguagem como um meio de
|
revelação.
Negamos que a linguagem humana seja limitada pela nossa condição de sermos
criaturas, a
|
tal ponto que se apresente imprópria
como veículo de revelação divina. Negamos ainda mais que a
|
corrupção, através do pecado, da
cultura e linguagem humanas tenha impedido a obra divina de
|
inspiração.
|
* A revelação
de Deus dentro das Sagradas Escrituras foi progressiva. Negamos que
|
revelações posteriores, que podem
completar revelações mais antigas, tenham alguma vez corrigido ou
|
contradito tais revelações. Negamos
ainda mais que qualquer revelação normativa tenha sido dada
|
desde o término dos escritos do Novo
Testamento.
|
* A
totalidade das Escrituras e todas as suas partes, chegando às próprias
palavras do
|
original,
foram dadas por inspiração divina. Negamos que se possa corretamente falar de
inspiração
|
das Escrituras, alcançando-se o todo
mas não as partes, ou algumas partes mas não o todo.
|
* A
inspiração foi a obra em que Deus, por seu Espírito, através de escritores
humanos, nos
|
deu sua
Palavra. A origem das Escrituras é divina. O modo como se deu a inspiração
permanece em
|
grande parte um mistério para nós.
Negamos que se possa reduzir a inspiração à capacidade intuitiva
|
do homem, ou a qualquer tipo de níveis
superiores de consciência.
|
* Deus, em
sua obra de inspiração, empregou as diferentes personalidades e estilos
|
literários
dos escritores que ele escolheu e preparou. Negamos que Deus, ao fazer esses
escritores
|
usarem as próprias palavras que ele
escolheu, tenha anulado suas personalidades.
|
* A
inspiração, embora não outorgando onisciência, garantiu uma expressão
verdadeira e
|
fidedigna em
todas as questões sobre as quais os autores bíblicos foram levados a falar e
a
|
escrever.
Negamos que a finitude ou a condição caída desses escritores tenha, direta ou
indiretamente,
|
introduzido distorção ou falsidade na
Palavra de Deus.
|
* A
inspiração diz respeito somente ao texto autográfico das Escrituras, o qual,
pela
|
providência
de Deus, pode-se determinar com grande exatidão a partir de manuscritos
|
disponíveis.
Afirmamos ainda mais que as cópias e traduções das Escrituras são a Palavra
de Deus na
|
medida em que fielmente representam o
original.
|
Negamos que qualquer aspecto essencial
da fé cristã seja afetado pela falta dos autógrafos.
|
Negamos ainda mais que essa falta torne
inválida ou irrelevante a afirmação da inerrância da Bíblia.
|
* As
Escrituras, tendo sido dadas por inspiração divina, são infalíveis, de modo
que, longe
|
de nos
desorientar, são verdadeiras e confiáveis em todas as questões de que tratam.
Negamos
|
que seja possível a Bíblia ser, ao
mesmo tempo, infalível e errônea em suas afirmações. Infalibilidade e
|
inerrância podem ser distinguidas, mas
não separadas.
|
* Em sua
totalidade, as Escrituras são inerrantes, estando isentas de toda falsidade,
fraude
|
ou engano.
Negamos que a infalibilidade e a inerrância da Bíblia estejam limitadas a
assuntos
|
espirituais, religiosos ou redentores,
não alcançando afirmações de natureza histórica e científica.
|
Negamos ainda mais que hipóteses
científicas acerca da história da terra possam ser corretamente
|
empregadas para desmentir o ensino das
Escrituras a respeito da criação e do dilúvio.
|
* A
propriedade do uso de inerrância como termo teológico referente à total
veracidade das
|
Escrituras.
Negamos que seja correto avaliar as Escrituras de acordo com padrões de
verdade e erro
|
estranhos ao uso ou propósito da
Bíblia. Negamos ainda mais que a inerrância seja contestada por
|
fenômenos bíblicos, tais como uma falta
de precisão técnica contemporânea, irregularidades de
|
gramática ou de ortografia, descrições
da natureza feitas com base em observação, referência a
|
falsidades, uso de hipérbole e números
arredondados, disposição do material por assuntos, diferentes
|
seleções de material em relatos
paralelos ou uso de citações livres.
|
* A unidade e
a coerência interna das Escrituras. Negamos que alegados erros e
discrepâncias
|
que ainda não tenham sido solucionados
invalidem as declarações da Bíblia quanto à verdade.
|
* A doutrina
da inerrância está alicerçada no ensino da Bíblia acerca da inspiração.
Negamos
|
que o ensino de Jesus acerca das
Escrituras possa ser desconsiderado sob o argumento de adaptação
|
ou de qualquer limitação natural
decorrente de sua humanidade.
|
* A doutrina
da inerrância tem sido parte integrante da fé da Igreja ao longo de sua
história.
|
Negamos que a inerrância seja uma
doutrina inventada pelo protestantismo escolástico ou que seja uma
|
posição defendida como reação contra a
alta crítica negativa.
|
* O Espírito
Santo dá testemunho acerca das Escrituras, assegurando aos crentes a
|
veracidade da
Palavra de Deus escrita. Negamos que esse testemunho do Espírito Santo atue
|
isoladamente das Escrituras ou em
oposição a elas.
|
* O texto das
Escrituras deve ser interpretado mediante exegese histórico-gramatical,
|
levando em
conta suas formas e recursos literários, e que as Escrituras devem
interpretar as
|
Escrituras.
Negamos a legitimidade de qualquer abordagem do texto ou de busca de fontes
por trás do
|
texto que conduzam a um revigoramento,
desistorização ou minimização de seu ensino, ou a uma
|
rejeição de suas afirmações quanto à
autoria.
|
* Uma
confissão da autoridade, infalibilidade e inerrância plenas das Escrituras é
vital para
|
uma correta
compreensão da totalidade da fé cristã. Afirmamos ainda mais que tal
confissão deve
|
conduzir a uma conformidade cada vez
maior à imagem de Cristo. Negamos que tal confissão seja
|
necessária para a salvação. Contudo,
negamos ainda mais que se possa rejeitar a inerrância sem
|
graves conseqüências, quer para o
indivíduo, quer para a Igreja.
|
A AUTORIDADE
E A INERRÂNCIA BÍBLICA
|
1) EXPLICAÇÃO
E BASE BÍBLICA PARA A AUTORIDADE BÍBLICA:
|
“A autoridade das Escrituras significa
que todas as palavras nas Escrituras são palavras de Deus
|
de modo que não crer em alguma Palavra
a Bíblia ou desobedecer a ela é não crer em Deus ou
|
desobedecer a ele” Wayne Gruden
|
Ou seja, a Bíblia é a Palavra de Deus,
escrita por homens, mas inspirada por Deus que foram
|
ordenados para que escrevessem de forma
fiel aquilo que lhes foi dito.(Nm 22:38, Dt 18:18-20, Jr 1:9;
|
14:14; 23:16-22; 29:31-32; Ez 2:7;
13:1-16). Vemos alguns fatores que garantem a autoridade bíblica:
|
Todas as
palavras nas escrituras são Palavra de Deus
|
A Bíblia diz
isso a seu próprio respeito: O Apóstolo Paulo afirma que toda a Escritura é
|
inspirada por Deus e ainda diz a sua
completa utilidade, em várias áreas da vida e da necessidade
|
interior e exterior do homem,
caracterizando a autoridade, a inspiração, a inerrância e a suficiência
|
bíblica para o homem em qualquer
situação ou dificuldade de sua vida. (2 Tm 3:16).
|
Em 1 Pe 1:21, o apóstolo Pedro nos
afirma que nenhuma escritura veio de propósitos humanos e
|
que nenhuma interpretação é particular
ou pertence a uma pessoa ou a um grupo restrito, mas sim que
|
foram homens que escreveram e falaram
da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
|
Somos
convencidos a aceitar as reivindicações da Bíblia de que ela é a Palavra de
Deus,
|
vemos que a partir do momento em que
lemos a Bíblia e se inicia a ação do Espírito Santo nos
|
mostrando que as palavras da Bíblia são
divinas, pois o próprio Espírito Santo passa a falar aos nossos
|
corações na palavra da Bíblia e por
intermédio delas. Vemos isto com o Apóstolo Paulo nos falando em
|
1 Co 2:13,14.
|
As palavras
das Escrituras são autocorroborantes. Elas se confirmam e se comprovam entre
si
|
mesmas, e não podem ser comprovadas por
nada externo, como exemplo, razão humana, exatidão
|
histórica, ou outros argumentos, caso
isso aconteça estamos sugerindo que haja algo maior que a
|
própria Escritura. Cremos que as
Escrituras são a Palavra de Deus por que elas reivindicam essa
|
condição e cremos em sua reivindicação
porque as Escrituras são a Palavra de Deus.
|
Não é o único
meio de comunicação de Deus, vemos no livro de Hb 1:1, que Deus falou a nós
|
pelos profetas de muitas maneiras.
|
Outros
indícios, a Bíblia é historicamente precisa, tem coerência interna, contém
profecias que se
|
cumpriram centenas de anos mais tarde e
estão a se cumprir hoje, influenciou e influencia os rumos da
|
História humana, muda a vida de milhões
de pessoas, que encontram a salvação por seu intermédio,
|
tem em seus ensinos uma beleza singular
e majestosa e de uma profundidade que nenhum outro livro
|
pode superar e afirma centenas de vezes
que é a Palavra de Deus. Então em virtude do exposto:
|
2) NÃO CRER
EM QUALQUER PALAVRA DA ESCRITURA OU DESOBEDECER A ELAS É NÃO
|
CRER EM DEUS
OU DESOBEDECER A ELE.
|
Vemos que Jesus repreende os discípulos
por não crerem nas Escrituras (Lc 24:25). Nós crentes
|
devemos guardar e obedecer às palavras
dos discípulos (Jo 15:20). Os cristãos são incentivados a se
|
lembrar “do mandamento do Senhor e
Salvador, ensinado pelos apóstolos” (2Pe 3.2). Desobedecer aos
|
escritos tornava as pessoas passivas de
afastamento do corpo de Cristo (2Ts 3:14, 2Co 13:2-3). E,
|
finalmente Deus se alegra em todo
aquele que “treme” diante de sua Palavra (Is 66:2).
|
3) VERACIDADE
DAS ESCRITURAS
|
Deus não pode
mentir nem falar com falsidade (Hb 6:18)
|
Todas as
palavras nas Escrituras são inteiramente verdadeiras e não contém erros em
|
nenhum lugar.
|
A Palavra de
Deus é o padrão definitivo da Verdade.
|
Nenhum fato
novo poderá contradizer a Bíblia
|
4) AS ESCRITURAS
SÃO A AUTORIDADE FINAL
|
Vemos que Deus quando deu os
mandamentos a Moisés, Ele mandou que Moisés preparasse as
|
tábuas em que Ele escreveu como seu
próprio dedo (Ex 31:18), ou seja, escritas pelo próprio Deus, o
|
Próprio Senhor fez questão de escrever,
registrar, para ser lembrado, para não ser alterado, para que
|
fosse de fácil acesso e de mais fácil
obediência e que como conhece o homem saberia de sua facilidade
|
de alterá-la se fosse apenas através da
tradição oral, tanto é que as tábuas ainda estão guardadas
|
dentro da arca do concerto, que vai ser
achada por nós quando da nossa reunião com o Senhor (Ex
|
25:16; Ap 11:19).
|
5) AS QUATRO CARACTERÍSTICAS DAS ESCRITURAS
|
INERRÂNCIA
BÍBLICA (1)
|
Antes de mostrarmos as características
dessa inerrância, vimos no item anterior que todas as
|
Palavras escritas na Palavra de Deus
são proveniente s de Deus e não obedecer a elas significa não
|
obedecer a Deus e que por Ser Palavra
de Deus e ser impossível que Deus minta ou fale com falsidade,
|
então podemos dizer que a Palavra de
Deus é verdadeira e sem qualquer erro, ou destituída de
|
qualquer imperfeição (Sl 12:6, Pv 30:5,
Jo 17:17).
|
Então podemos entender que os
manuscritos bíblicos nos seus originais são desprovidos de
|
quaisquer erros e não afirmam nada
contrário aos fatos e sempre diz a verdade a respeito de todas as
|
coisas que trata.
|
Vejamos algumas características da
inerrância bíblica:
|
* A Bíblia
pode ser inerrante e ainda assim usar a linguagem cotidiana,como já vimos a
Bíblia
|
foi escrita por vários autores dos mais
variados níveis culturais, portanto foi escrito de acordo com a
|
estrutura de linguagem de cada um,
sendo geralmente a linguagem usual do povo, no caso de um
|
homem do povo, ou de um sacerdote, no
caso de ser escrita por um sacerdote, ou rica em detalhes
|
quando escrita por um médico, ou numa
linguagem mais coloquial quando escrita por pescador ou por
|
vaqueiro;
|
* A Bíblia
pode ser inerrante e conter citações livres, no grego original, Koine em que
foi escrito
|
o NT não existia sinais de aspas ou
pontuações que indicassem a autoria de determinado discurso por
|
parte de uma pessoa, por isso no
Original as citações não são diretas e sim livres abertas, porém o que
|
deve ser observado é se elas estão de
acordo como conteúdo verdadeiro já existente na própria
|
Palavra;
|
* A
inerrância é compatível com construções gramaticais pouco usuais que estão
presente
|
na Bíblia,
por conter muitas vezes a linguagem natural do povo comum, ocorrem erros
gramaticais,
|
porém foi feita na linguagem natural do
povo, mas que não afetam nem destroem a fidedignidade das
|
declarações e do conteúdo sagrado e
verdadeiro das Escrituras.
|
6) ALGUNS
DESAFIOS PARA A INERRÂNCIA NOS DIAS DE HOJE
|
* A Bíblia é
a única autoridade em questões de “fé e prática”, algumas pessoas nos dizem
que
|
a Bíblia só serve para questões
relacionada a fé e a questões éticas de comportamento e conduta, o
|
que abre margem para que outras áreas
da Bíblia estejam com erros, porém temos que ver que a
|
Palavra de Deus é a verdade e por ser a
verdade e infalível e inerrante em qualquer área, veja o que diz
|
At 24:14.
|
Em Rm 15:4 diz que tudo o que antes foi
escrito foi escrito para o nosso ensino. Podemos dizer
|
que a Bíblia é completamente pura,
perfeita e verdadeira. (Sl 12:6, Sl 119:96, Pv 30:5). Vemos que o
|
propósito geral das Escrituras é dizer
exatamente tudo o que diz da maneira que diz. Tudo o que está
|
declarado é por que Deus quis que
estivesse declarado, tudo tem o seu propósito, apenas dizer que a
|
Palavra só serve para regra de fé e prática é impor
limites a Deus que não tem limites e é perfeito e
|
poderoso para fazer abundantemente além
de tudo o que pedimos ou pensamos.
|
* O termo
inerrância é um exagero, a questão da inerrância não está no aspecto gráfico
da
|
escrita, mas sim no aspecto de que os
propósitos divinos foram atingidos, na perfeição do que foi
|
relatado e escrito, na perfeição do
anelo de amor e da grandeza de Deus que estão relatados na
|
Palavra. Então de maneira nenhuma é
exagero dizer que a Palavra é inerrante.
|
* Não
possuímos manuscritos inerrantes, portanto não podemos falar de uma Bíblia
|
inerrante. Os
erros que se podem encontrar hoje em dia em relação aos manuscritos originais
são
|
ínfimos se comparados, chegam a ser
menos de 1%, o que podemos falar que mesmo com a tradução
|
permanecerão fiéis em sua
integralidade, portanto a inerrância é mantida mesmo nos escritos de hoje
|
mesmo com a diferença que existe em
traduções.
|
* Os escritores bíblicos “adaptaram”
suas mensagens a idéias falsas correntes na época
|
deles,
afirmando tais idéias de modo incidental. Diz que os escritores incluíram
erros ou idéias
|
erradas em seus escritos, só que essa
afirmação nega a Soberania de Deus, nem permite mentira ou
|
erro algum, até por que Deus não agiria
contra o seu próprio caráter.
|
* A inerrância superestima o aspecto
divino das Escrituras e negligencia o aspecto humano.
|
Sabemos que a Bíblia é composta de dois
aspectos, o divino e o humano e que se necessita dar a
|
devida atenção a ambos.
|
* Há erros evidentes na Bíblia. O
grande problema é que muitas pessoas afirmam que a Bíblia
|
contém vários erros, o maior problema é
que esses erros não conseguiram ser comprovados até hoje e
|
cremos que não vão ser. O detalhe é que
a idéia de erros na Bíblia parte da visão de cada uma das
|
pessoas, por olharem a Palavra a partir
dos seus conceitos e valores. Porém a verdade é que já vão
|
muitos e muitos anos e os erros nunca
conseguiram ser comprovados e de lá até hoje a Palavra é viva e
|
eficaz e mais cortante que espada de
dois gu7mes e penetra até o mais íntimo do ser (Hb 4:11).
|
7) PROBLEMAS
COM A REJEIÇÃO DA INERRÂNCIA:
|
* Sem a
inerrância ao imitar Deus vamos mentir intencionalmente em questões
secundárias.
|
* Sem a
inerrância será que podemos confiar em tudo o que Deus nos diz?
|
* Sem a
inerrância, faremos de nossa mente humana um padrão de verdade maior que a
|
Palavra de
Deus.
|
* Sem a
inerrância e com alguns pequenos itens errados vamos partir para afirmar que
|
determinadas
doutrinas fundamentais também estão erradas.
|
8) A CLAREZA
BÍBLICA:
|
DEFINIÇÃO DE
CLAREZA
|
A Bíblia é escrita de forma que todas
as informações que interessam ao homem para a sua
|
salvação e encontro, intimidade e
relacionamento com Deus encontram-se bem claramente expostas
|
nas Escrituras e podemos ainda definir
da seguinte forma: afirmar que as escrituas são claras é dizer
|
que a Bíblia está escrita de modo que
seus ensinamentos podem ser compreendidos por todos os que a
|
lerem em relacionamento com Deus e
aplicando a sua vida.
|
A BÍBLIA
AFIRMA A SUA PRÓPRIA CLAREZA:
|
“Estas
palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Ensine-as com
persistência a
|
seus filhos.
Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando
pelo
|
caminho,
quando se deitar e quando se levantar.” Esta passagem fala sobre a clareza e
a nossa
|
responsabilidade diante desta Palavra
clara. Por outro lado vemos que a Palavra quando ela é dirigida é
|
dirigida aos povos, e não a
determinadas pessoas, ou seja, a todos os que estão com o sentimento de
|
aprender de Deus. No Salmo 19:7 “O
testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices”, já no
|
Salmo 119:130 diz: “A revelação da tuas
palavras esclarece e dá entendimento aos simples”. Ainda em
|
outra passagem a Bíblia nos diz que o
Povo de Deus erra por que lhe falta o conhecimento das
|
Escrituras e nem conhece o poder de
Deus e ainda a própria Palavra de Deus fala que nenhuma
|
profecia da Escritura é de particular
interpretação (2Pe 1:20).
|
AS QUALIDADES
ESPIRITUAIS E MORAIS NECESSÁRIAS PARA A COMPREENSÃO
|
CORRETA DA
PALAVRA;
|
Temos que compreender que a compreensão
correta da Palavra é mais moral e espiritual do que
|
intelectual “Ora, o homem natural não
compreende as coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem
|
loucura, e não pode entendê-las, porque
elas se discernem espiritualmente.” (1Co 2:14), a Escritura é
|
clara sim, mas ela só será bem
compreendida por quem se dispuser a receber os seus ensinamentos,
|
até por que não é um livro de homens e
sim o Livro de Deus para os homens. (1 Co 1. 18 – 3:4; 2Co
|
3:14-16; 4:3-4,6; Hb 5:14: Tg 1:5-6: 2
Pe3:5; Mc 4:11-12: Jo7:17; 3:43.)
|
As Escrituras podem e devem ser lida
por todos os que buscam sinceramente a salvação e por
|
todos os crentes que a leiam buscando o
auxílio de Deus para a sua compreensão, pois nestes casos o
|
Espírito Santo está a agir fazendo as
transformações necessárias, trazendo a mudança e fazendo a
|
verdade prevalecer. (Rm 4: 1-25;1:
18-25; Tg1: 5-6, 22-25)
|
POR QUE AS
PESSOAS NÃO COMPREENDEM CORRETAMENTE AS ESCRITURAS?
|
Por muitas vezes não compreendemos as
escrituras por falta de fé ou por dureza de nossos
|
corações (Lc 24: 25), porém para
interpretar de maneira correta a Palavra temos que trazer o
|
entendimento a través de princípios
corretos de interpretação que é a hermenêutica, que averigua os
|
métodos corretos de interpretação e a
inda através do estudo e da explicação de um texto bíblica que é
|
a chamada exegese.
|
A grande vantagem desta característica da
Palavra é que diante de grandes questionamentos e
|
dos grandes embates que o homem faz em
torno da Palavra duas coisas apenas podem acontecer a
|
primeira é querermos afirmar verdades
em torno do que a Bíblia se cala e aí muitas vezes queremos ser
|
maiores que a Palavra e o outro é no
que a Bíblia fala se erramos é por que não interpretamos de forma
|
correta e coerente.
|
9) A
NECESSIDADE BÍBLICA:
|
A BÍBLIA É
NECESSÁRIA PARA SE CONHECER O EVANGELHO
|
(Rm 10:13-17): “porque “todo aquele que
invocar o nome do Senhor será salvo”. Como, pois,
|
invocarão aquele em quem não creram? E
como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como
|
ouvirão, se não houver quem pregue? E
como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito:
|
“Como são belos os pés dos que anunciam
boas novas!” No entanto, nem todos os israelitas aceitaram
|
as boas novas. Pois Isaías diz:
“Senhor, quem creu em nossa mensagem?”
|
Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir
a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a
|
palavra de Cristo.” É fundamental para
o homem que ele invoque ao Senhor para que seja salvo, só
|
invocamos em quem cremos ou que sabemos
que existe e que é poderoso para fazer alguma coisa por
|
nós.
|
Não podemos crer se não conhecemos ou
se não sabemos se ele existe.
|
E nem ouviremos falar nele se alguém
não nos falar, e finalmente alguém
para falar dele vai fala
|
da Palavra DELE, ou seja a Palavra é
necessária para as nossas vidas e é necessária para a
|
SALVAÇÃO.
|
A BÍBLIA É
NECESSÁRIA PARA SUSTENTAR A FÉ ESPIRITUAL
|
“Não só de
pão viverá o homem mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4: 4),
Moisés
|
diz o seguinte: “Elas não são palavras
inúteis. São a sua vida. Por meio delas vocês viverão muito tempo
|
na terra da qual tomarão posse do outro
lado do Jordão”.(Dt 32:47) e ainda 1
Pe 2:2 e 1 Pe 1: 23- 25.
|
A BÍBLIA É
NECESSÁRIA PARA SE CONHECER A VONTADE DE DEUS
|
Sem a Palavra escrita de maneira alguma
poderíamos conhecer a vontade de Deus para os
|
homens, para as nossas vidas. Somente
através da Bíblia temos os ensinos e as direções que o Senhor
|
quer para as nossas vidas. Na Palavra
de Deus temos expressões claras da vontade de Deus para os
|
homens, vejamos (Dt 29: 29) que diz:
““As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus,
|
mas as reveladas pertencem a nós e aos
nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as
|
palavras desta lei.
|
Deus quer que sejamos irrepreensíveis
por vivermos de acordo com a Palavra de Deus (Sl 119:1),
|
ele quer que o homem seja bem
aventurado pois o homem bem aventurado, não anda no conselhos dos
|
ímpios e sim medita na lei do
Senhor de dia e de noite (Sl 1:1,2).
Diz ainda que amar a Deus é guardar
|
os seus mandamentos (1 Jo 5: 3), ou
seja, se queremos ter um conhecimento preciso da vontade de
|
Deus, devemos então estudar as Escrituras
para alcançarmos um conhecimento seguro da Palavra de
|
Deus.
|
Porém, finalizando este item temos que
a Bíblia é necessária para alcançar conhecimento seguro
|
sobre qualquer assunto, pois aquele que
criou todas as coisas, o universo e tudo o mais e que jamais
|
mente ou se engana nos revelou a
verdade e o que é verdadeiro.
|
Mas um pequeno detalhe a BÍBLIA NÃO É
NECESSÁRIA PARA SABER QUE DEUS EXISTE e
|
NÃO É NECESSÁRIA PARA SE SABER ALGO SOBRE O CARÁTER E AS LEIS MORAIS DE DEUS.
|
10) A SUFICIÊNCIA
BÍBLICA:
|
DEFINIÇÃO DE
SUFICIÊNCIA
|
Dizer que as Escrituras são suficientes
é dizer que a Palavra que Deus deixou escrita é suficiente e
|
o bastante para que possamos alcançar a
salvação, e para que possamos confiar em Deus e obedecê-
|
lo e o mais que necessitamos para uma
vida com Deus em todos os aspectos. E mais ainda ela não
|
precisa de acréscimos, nem de ajustes,
nem de reparos ou concertos e adequações. (Dt 4:2; Dt 12:32;
|
Pv 30:5-6; Ap 22: 18-19).
|
* Na Bíblia está contido tudo o que
Deus quer que pensemos e façamos; (Dt 29: 29);
|
* Na Bíblia nada devemos acrescentar e
ainda, nada devemos equiparar a Ela. Ex.: Livro de
|
Mórmons, Ciência Cristã (Ciência e
saúde com uma chave para as Escrituras, de Mary Baker Eddy,) que
|
afirmam crer na Bíblia mas dão igual
valor ou até mesmo superior valor a esses livros em relação a
|
Bíblia.
|
* Deus não exige que creiamos em nada
sobre si mesmo ou sobre sua obra redentora que não se
|
encontre na Palavra.
|
* Nenhuma revelação moderna de Deus
deve ser equiparada a Bíblia no tocante à autoridade.
|
* Não existe pecado que não seja
proibido pelas Escrituras. Quer explicitamente, quer
|
implicitamente, temos que ser
irrepreensíveis (Sl 119: 1).
|
* Deus não exige nada de nós que não
esteja escrito e determinado explícita ou implicitamente na
|
sua Palavra. Obedecerei constantemente
à tua lei, para todo o sempre. “Andarei em verdadeira
|
liberdade, pois tenho buscado os teus
preceitos. Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que
|
os faça tropeçar”. (Sl 119: 44-45,
165).
|
* Devemos enfatizar o que a Bíblia
enfatiza e nos contenta com aquilo que Deus nos disse nas
|
Escrituras. (Dt 29: 29);
|
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