Há várias maneiras pelos quais as pessoas podem entender a vida,
influenciando a maneira pelo
|
qual a pessoa pode ver Deus, origens, mal, natureza humana,
valores e destino. Cada uma é singular,
|
pois seus conceitos são exclusivos.
|
ARGUMENTO COSMOLÓGICO: A ciência exige uma causa para todo
efeito:
|
* A causa do sem fim é a existência do infinito; * A causa da
eternidade é a existência do Eterno;
|
* A causa do espaço ilimitado é a onipresença;
* A causa do poder é a onipotência;
|
* A causa da sabedoria é a onisciência; * A causa da personalidade é o pessoal;
|
* A causa das emoções é o emocional; * A causa da vontade é a o volução;
|
* A causa da ética é a moral; * A causa da
espiritualidade é o espiritual;
|
* A causa da beleza é a estética; * A causa da retidão é a santidade;
|
* A causa do amar é o amor; * A causa da vida é a existência;
|
* A causa de tudo se concentra em Deus.
|
Apenas uma cosmovisão pode ser verdadeira: TEÍSMO:
|
* Deus é um ser infinito e pessoal (1 Co.8:6);
|
* O mundo foi criado e é finito (Sl.89:11);
|
* Deus é além do mundo e atua no universo (Rm.1:25);
|
* Os milagres são possíveis e reais (Hb.2:4);
|
* Possuímos alma imortal e corpo mortal (1 Co.15:54);
|
* No destino humano haverá julgamento: recompensas aos justos
e juízos aos ímpios (1 Pe.4:17);
|
* A origem do mal implica nosso livre arbítrio (Gn.2:17);
|
* No fim, o mal será derrotado por Deus (Ap.3:21);
|
* A base de toda ética é baseada em Deus (2 Co.1:12);
|
* A natureza da ética de Deus é absoluta (Ml.3:6);
|
* Na história e seus objetivos, ela é linear, proposital e determinada
por Deus (Is. 14:26).
|
FALSAS IDÉIAS SOBRE A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DE DEUS:
|
* ATEÍSMO: Doutrina que nega a existência do Deus Supremo ou quaisquer
outros deuses.
|
Consiste na negação absoluta de uma idéia da existência de Deus. Para eles, não há Deus.
|
Algumas pessoas se dizem ateus porque vivem sem Deus, se recusam
explicitamente a pensar
|
em Deus, ou em buscá-lo, ou em preocupar-se com Ele.
Estas pessoas vivem somente para si mesmos,
|
por isso são ateus, não buscam a Deus.
|
Ateu dogmático: “Deus não existe, não quero nem considerar o assunto”;
|
Ateu na prática: “talvez Deus exista..., mas toda religião é fraude...., viverei ignorando o
assunto”;
|
Ateu virtual: “Sim,
acredito em Deus, mas é impessoal, é a força da....” Dogmatizar que Deus não
|
existe é clamar ter o conhecimento de todas as coisas, inteligências, espaços e tempos!
|
* AGNOSTICISMO: Posição metodológica que somente aceita uma
afirmativa como verdadeira se
|
esta tiver uma evidência lógica satisfatória. “Afirma”, que não sabemos e nem podemos saber se
existe
|
um deus. Teoria que diz que é impossível para o homem saber se Deus
existe ou não.
|
Dizem que não se pode chegar a tal conhecimento.
As pessoas que aceitam esta teoria são
|
ensinadas a não ter fé em nada. Esta teoria se identifica
modernamente com o Positivismo, que afirma
|
que somente se pode aceitar como verdade aqueles fatos que
possam ser observados ou
|
experimentados, submetendo-os então ao exame e ou a estudos. Portanto,
como a idéia de Deus não
|
há como submetê-la a exames físicos, estes se recusam a
ocuparem-se dela.
|
* CETICISMO: Filosofia segundo a qual ninguém pode chegar a qualquer
conhecimento.
|
Duvida da existência de Deus, em maior ou menor grau
que o agnosticismo. O ceticismo não nega,
|
mas exige que se duvide da existência de Deus. Dizem que o verdadeiro
conhecimento, se é que este
|
existe, está além da capacidade do homem.
|
* POLITEÍSMO: Crença na existência de vários deuses. Religião em que há pluralidade de deuses.
|
Geralmente essa crença em vários deuses é acompanhada de idolatria.
|
* PANTEÍSMO (MONISMO): Doutrina que afirma que a totalidade do universo é um único deus;
|
ele está imanente em tudo, e todas as coisas são deus, quer sejam boas, quer sejam
más. Para eles,
|
Deus é tudo e tudo é Deus. Esse modo de pensar faz do
homem Deus, e Deus de homem.
|
Segundo esta doutrina, todas as coisas são como pedaços de Deus, por exemplo: um pau, o
sol,
|
uma formiga, uma flor, uma pedra, uma árvore, um papel, o homem. Consideram
a Deus como uma
|
imensa folha de papel, que foi rasgada em milhões de pedacinhos. Dizem que “Deus é tudo e tudo é
|
Deus; todas as coisas são meros aspectos, modificações ou partes de Deus”.
|
Os 5 principais tipos de panteísmo são:
|
-Materialismo Panteístico: “Deus é o universo; este é impessoal e só material, é eterno e vida
|
gera-se espontaneamente.” Isto viola a 2a. lei da Termodinâmica, todos os fatos científicos.
|
-Hilozoísmo ou Panpsiquismo: “Cada partícula de matéria tem um princípio de vida, uma
|
pequenina alma-mente [para muitos, a realidade final]. Deus é só um nome para a alma-mente do
|
universo.” -Neutralismo: “Só existe uma substância neutra, que é aparente ora como matéria, ora como
|
mente. Deus é só um nome para a totalidade dessa
substância.”
|
-Idealismo: “A realidade
final é: a) minha mente [então o universo só existe na minha mente, só
|
eu existo!]; ou b) uma mente infinita, que pode ser impessoal ou
pessoal.”
|
-Misticismo filosófico: “Após muito esforço místico-moral... (Oh o nirvana!),
descubro que eu e
|
Deus, o universo inteiro, somos um só. Desaparece a noção de ‘eu e os outros’, ‘interior e
exterior’, etc.
|
Todos e tudo somos um.”
|
Panteísmo é inaceitável porque:
|
-Viola os argumentos de causa-e-efeito, vistos acima;
|
-É determinístico, enquanto que nossa consciência grita que somos livres e
responsáveis pelos
|
nossos atos (por isso punimos criminosos...);
|
-Destrói as bases da moral, implicando que não existe pecado, errado, condenação, etc., violando
|
nossa consciência (Rm 2:15). Crer que Deus [também] é mau foi que levou pagãos a honrarem o mal!
|
-Torna religião impossível: se eu sou Deus, como adorar e
servir a mim mesmo?!...
|
-Deífica e envaidece o homem, tornando-o [parte de] Deus.
|
-Contraria a realidade concreta: o universo que não se auto-mantém.
|
* DUALISMO: Teoria concernente a duas substâncias ou princípios distintos e irredutíveis,
|
dividindo as substâncias individuais, classificações morais ou as entidades, como
explicação possível do
|
mundo e da vida. Dois seres, um bom e um outro mal.
|
* DEÍSMO: Teoria que diz que Deus é o princípio ou causa do mundo, infuso ou
difuso na
|
natureza, como o arquiteto do universo. Deus criou o mundo e o “abandonou”
a própria sorte.
|
Afirmam que Deus se encontra no mundo, pois Ele é o Criador deste, porém Ele não exerce
|
qualquer tipo de domínio completo sobre ele.
|
2) NOMENCLATURA NO ANTIGO TESTAMENTO EM HEBRÁICO (NOME DE DEUS):
|
* * * * Myhl) ‘elohiym - plural - o (verdadeiro) Deus (Gn. 1:1);
|
* hwh) Yehovah
- Javé =" Aquele que existe"; o nome próprio do único Deus verdadeiro; nome
|
impronunciável. (Gn.2:4);
|
* * * * ynw) ‘Adonay - Senhor-título, usado para substituir Javé como expressão judáica de reverência
|
(Gn.15:2);
|
NOMENCLATURA NO NOVO TESTAMENTO EM GREGO (NOME DE DEUS):
|
* * * * qeov theos - A divindade suprema; Deus. (Mt.
1:23);
|
* * * * kuriov kurios – (supremacia) - aquele
a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele
|
tem o poder de decisão; Mestre, Messias. (Mt.1:20).
|
3) A REVELAÇÃO DE DEUS:
|
2 TIPOS: (Natural ou Geral) e (Especial ou Sobrenatural) - Deus é o “mysterium tremendum”,
|
mistério fascinador, oculto e desconhecido (At.17:23), mas a história humana é o registro das ações de
|
Deus no tempo (At.17:26), pois Deus domina sobre todos os homens
(Dn.4:17), num plano e propósitos
|
divinos para o Reino de Deus na terra (Dn.2:7). Se Deus não se revelar, o homem não pode conhecê-
|
lo.Ele é incompreensível;só o Espírito Santo conhece suas
profundezas.Deus deseja que o homem o
|
conheça,o adore e viva em sua comunhão.
|
REVELAÇÃO NATURAL OU GERAL
|
A criação pode nos revelar a existência de Deus: Deus é o Criador; é uma norma para a
|
sociedade e meio de condenação (Insuficiente porque o pecado
adulterou a fé humana-(Rm.1:19-20).
|
- Nas Artes: Deus se revela nas artes pois Deus é belo e fez um belo mundo e criou
seres para
|
apreciarem essa beleza. O homem é apenas um “subcriador”, dotados de
dons criativos que revelam
|
algo de sua natureza maravilhosa.
|
- Na Música: Deus se revela na música pois os anjos o louvam (Jó.38:7;Is.6:3;Ap.4:8; Ap.5:12). A
|
voz humana é um instrumento musical criado por
Deus e também os anjos, foram criados para louvar a
|
Deus (Sl.150:3-5; Ap.8:2; Ap.14:2). A música manifesta a glória de Deus, bem como a criação.
|
- Na Natureza: A revelação geral revela Deus como criador,
mas não revela o redentor, narrando
|
apenas a grandeza de Deus (Sl.8:1; Is.40:12-17). Ela é ampla, revelando as verdades da ciência,
|
história e matemática, pelas leis da natureza e também é essencial para a razão humana pelo
|
questionamento dos fatos da vida.
|
- Nos governos: Ademais, a revelação geral de Deus (Criação) é essencial a governo humano
|
pois apesar de nem todas as sociedades estarem debaixo da lei
judáica, estão embaixo das leis
|
universais que regem a natureza.
|
REVELAÇÃO ESPECIAL OU SOBRENATURAL (BÍBLIA SAGRADA – 2 Tm.3:16):
|
A revelação especial nos revela a teologia
cristã: Deus é o redentor; é uma norma para a igreja e
|
meio para salvação. A Bíblia é a norma para todo o ensinamento
cristão, revelando a graça redentora de
|
Deus e a mensagem da salvação, explicando o acesso do homem a
Deus.
|
Tanto as revelações gerais como especiais são necessárias, pois Deus se revelou em sua
Palavra
|
e no mundo. A verdade é encontrada tanto na Bíblia quanto na ciência, mas temos que distinguir a
|
interpretação bíblica e a do leitor. As revelações de Deus na Palavra e no mundo nunca se contradizem,
|
pois a Bíblia é inerrante.
|
4) DEFINIÇÃO DE DEUS NA TEOLOGIA:
|
Deus é o Ser Supremo Espírito Infinito, Eterno, Imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder,
Santidade,
|
Justiça, Bondade, Verdade e Amor, Único, Perfeito, Criador e
Sustentador do universo, Pessoal e
|
subsiste em três Pessoas ou Distinções: Pai, Filho e Espírito Santo.
|
5) DEFINIÇÃO BÍBLICA DE DEUS:
|
Deus é testemunha entre os homens (Gn.31:50); zeloso (Dt.4:24);
misericordioso (DT.4:31); único
|
(Dt.6:4); grande e poderoso (Dt.10:17); perfeito, verdadeiro,
justo e reto (Dt.32:4); salvador (2 Sm.22:3);
|
excelso em poder (Jó.36:22); misterioso e eterno (Jó.36:26); justo juiz (Sl.7:11); bem
presente (Sl.46:1);
|
santo (Sl.99:9); a verdade real e eterna (Jr.10:10); Espírito (Jo.4:24); Fiel (2
Co.1:18); Poderoso (2
|
Co.9:8); único (Gl.3:20); Amor (1 Jo.4:8); é verdadeiro em seu Filho Jesus
Cristo, o verdadeiro Deus e a
|
vida eterna. (1Jo.5:20).
|
6) EVIDÊNCIAS DE DEUS: (Argumentos de sua existência):
|
a) Argumento da Causa-e-Efeito: Todo efeito tem uma causa
apropriada (He 3:4).
|
1) O poder, a inteligência, o propósito evidentes na natureza exigem e
provam que Deus existe e
|
que tem infinitos poder, inteligência e propósito;
|
2) O fato do homem ser uma pessoa e ser moral, exige e prova que
Deus existe e que é a
|
perfeição do saber, do sentir, do decidir, e do bem.
|
DIVIDIDO EM:
|
- Argumento Cosmológico (da causa do universo),
embutido em Hb 3:4:
|
1) A 2a. Lei da Termodinâmica diz que a entropia do universo
sempre aumenta (o caos e
|
desordem do universo aumentam, sua energia disponível diminui); Daí: Se o universo fosse eterno, sua
|
energia utilizável, na eternidade passada, teria
que ter sido infinita, o que é impossível; Logo o universo
|
teve origem;
|
2) No universo, todo efeito tem que ter tido uma causa
apropriada;
|
3)Logo o universo é o efeito de uma causa sem causa
,transcendente (fora do universo e em
tudo
|
seu superior ): Deus. Existe um universo em vez de não haver nenhum, que deve ter sido
causado por
|
algo, além de si mesmo e que precisa continuar existindo; assim, se teve
princípio, teve causa e assim
|
só Deus criou esta 1ª matéria. Se existe um plano; existe um
planejador; existe um plano, logo, existe
|
um planejador. Algumas coisas inegavelmente existem. A minha
inexistência é possível.
|
Qualquer coisa que tenha a possibilidade de não existir é corretamente levada a existir por
outra.
|
Não pode haver um retrocesso infinito das correntes causas da
existência.
|
Logo, uma primeira causa não causada da minha corrente existência existe.
|
Esta causa não causada tem de ser infinita, imutável, todo-poderosa, onisciente e
absolutamente
|
perfeita. Este ser infinitamente perfeito é apropriadamente chamado “Deus”.
Logo, Deus existe.
|
Este Deus que existe é idêntico ao Deus descrito nas
Escrituras cristãs. Logo, o Deus descrito na
|
Bíblia existe.
|
-Argumento Teleológico (da causa da ordem e propósito no universo) Sl 19:1-3; Rm 1:20
|
(grego Telos-Finalidade, Propósito):O Universo é um grande projeto complexo, tendo
complexidade
|
(muito cheio de elementos) e especificidade (características nítidas e constantes). (Sl 8:3-5;
94:9; Rm
|
1:18-23): A ordem e propósito num sistema implicam inteligência e propósito na sua causa;
|
O universo tem um designer transcendente, um originador e
mantenedor das suas leis,
|
inigualavelmente inteligente e com propósito: Deus.
|
- Argumento Ontológico (da causa da idéia de Deus):grego Ontos-realidade,
ser
|
perfeito):Deus é um ser absolutamente perfeito; como
a existência é uma perfeição, Deus existe.
|
Todo homem, mesmo que sufocada e vagamente, tem a idéia de um Deus infinito e perfeito
(At
|
17:21-23 [“ao Deus desconhecido”]; Rm 1:18-20); Esta idéia, por ser infinitamente superior
ao homem e
|
ao universo, neles não pode ter se originado; Logo ela só pode ter se originado em Deus, que
existe e é
|
infinito e perfeito.
|
- Argumento Antropológico ou da Causa da Moral Rm 2:14-15
(Gn 39:9 [José e a esposa de
|
Potifar]; Sl 32:3-5; 38:1-4; Ec 12:14; Mq 6:8; Rm 1:19-32;
2:14-16): Uma voz insilenciável
fala
|
incessantemente à consciência, exige-lhe obediência e assevera de um Juiz que punirá cada
|
desobediência; Esta voz sobre a consciência não é nem imposta pelo indivíduo nem pela sociedade
|
(freqüentemente lhes é contrária!); Portanto, existe alguém que fala à nossa consciência, que é bom,
|
justo juiz, senhor, autor e mantenedor de uma lei moral
permanente, absoluta e mandatória: Deus.
|
Moral vem dEle (Rm.2:12-15)-Leis morais implicam um legislador
moral; como há uma lei moral
|
objetiva, há um legislador moral que é Deus. A intelectualidade, consciência, a fome da alma, a intuição
|
e a história humana (nações que temem a Deus permanecem) são provas da busca por Deus.
|
b) Argumento da “Congruência” ou “Harmonia com os Fatos”: Se
um postulado é o único que
|
(ou, de longe, o que mais ) se harmoniza com (e explica) uma série de fatos, então ele é crido e tomado
|
como verdadeiro (exemplo: a teoria subatômica). A existência de Deus é a única (ou, de longe, a melhor)
|
explicação para a: crença universal na Sua existência, nossa natureza moral e mental,
nossa natureza
|
religiosa, os fatos e as leis do universo. (ateísmo, panteísmo, agnosticismo, etc. não provêm uma
|
explicação adequada, nem satisfazem nosso coração). Portanto, Deus existe, é bom e santo, e todo-
|
poderoso.
|
c) Impulsionador Primário: Se tudo é energia, só Deus criou a força para iniciar esta energia
|
geradora de toda a vida.
|
d) Possibilidade: Todas as partes do universo dependentes entre
si e assim, dependem da
|
existência de um ser independente;Deus.
|
e) Axiológico (grego Áxios-Valor): Deus entende a vida
complexa de todos nós, como a
|
complexidade psico-cerebral.
|
f) Eficácia da Razão: Razão admite Deus; é irracional pensar que tudo foi
feito ao acaso se na
|
vida tudo há propósito.
|
g) Religiosa: Seres humanos precisam de Deus;os que os seres
humanos precisam
|
existe;logo,Deus realmente existe.
|
h) Autoridade: Existência de líderes;Se há a presença de líderes e de liderados, isso reflete
que
|
há um líder maior,Deus.
|
i) Experiência: Cura, milagre;Curas e milagres em todo o mundo, evidenciam
a operação de Deus
|
(realizar milagres.)
|
j) ”consensus gentium”ou “Intuitividade” ou “Crença Universal” Rm 2:15 [14-16];
1:19-20 (Rm
|
1:19-23,28,32; Jó 32:8; At 17:28-29):
|
1) A Crença na existência de Deus é universal; é também necessária (no sentido de que é a
|
“posição normal do pêndulo”: qualquer desvio dela é temporário e contra nossa natureza);
portanto, esta
|
crença é intuitiva, inata; não é mero resultado de tradições, educação, raciocínio acurado e educado.
|
2) Portanto, a crença na existência de Deus foi colocada no coração do homem;
|
3) Só Deus poderia fazê-lo;
|
4) Logo Deus existe. Opinião popular;se numa comunidade,
pessoas de diferentes padrões
|
atestam, há evidência.
|
k) felicidade cristã: Senso de Confiança.Testemunhos de pessoas
transformadas evidenciam
|
Deus em suas vidas.
|
l) Argumento da Alegria: Todo desejo tem um objeto real de
satisfação;os seres humanos têm
|
um desejo inato e natural pela imortalidade; assim, há uma vida imortal após a morte e
|
conseqüentemente, a presença de Deus, juiz.
|
7) RELAÇÃO DE DEUS NO MUNDO:
|
Visão correta:TEÍSTA/MONOTEÍSTA CRISTÃ:Há um Deus e somente um único Deus, que é Ele
|
mesmo, em sentido absoluto: Há 3 religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
|
OS DECRETOS DE DEUS:
|
Eterno propósito,segundo sua vontade para a sua
glória preordenada:Termos relacionados:
|
1) Onisciência (Conhece tudo)
|
2) Presciência (Antevê tudo)
|
3) Predestinação (Sabe destino dos eleitos)
|
4) Retribuição (Pune os ímpios)
|
5) Eleição (Escolheu povo para si)
|
6) Preterição(omite não eleitos)
|
7) Pai: de Cristo (Mt.3:17); de Israel (Dt.32:6); dos Crentes
(Ef.4:6); dos Anjos - Criador (Jó.1:6);
|
dos Espíritos (Hb.12:9); da Glória (Ef.1:17); das Luzes (Tg.1:17);
de todos (Ef.4:6 e Rm.4:11);dos Órfãos
|
(Sl.68:5);da Eternidade(Is.9:6);das Famílias(Mt.19:5); Fonte procedente de
tudo.
|
Criação e Providência
|
1) Deus por seu poder e bondade infinitos, criou o mundo do
nada, sem perda de sua substância,
|
deu existência ao mundo; 2) que não abandonou, depois de criá-lo;continua a influir em todo
momento
|
sobre ele,com sabedoria e amor,conservando e dirigindo no
sentido dos fins dados na ordem da criação.
|
Imanência e Transcendência:
|
a) Deus está unido ao mundo que criou; b) dele
se distingue em real independência de Deus, ser
|
infinito, pessoal, autônomo, inteligente e livre, distinto
do universo que criou, o conserva e o dirige.
|
Mantém Relações de Pessoa com o Universo e com os Homens:
|
NA CRIAÇÃO
|
a. Em Deus foram criadas todas as cousas, visíveis e invisíveis: Cl 1:16.
|
b. Deus criou os céus e a terra: Gn 1:1;
|
c. De modo todo especial, Deus criou o homem, Adão, do pó da terra: Gn 2:7.
|
NA PRESERVAÇÃO
|
(Deus preserva, mantém e sustém tudo que trouxe à existência)
|
a. NEle tudo subsiste: Cl 1:17.
|
b. Ele preserva todas as coisas: Os homens e animais Sl 36:6. O
caminho dos Seus santos Pv 2:8.
|
O céu e seus exércitos, a terra, mares, e tudo que
neles há Ne 9:6.
|
NA SUA PROVIDÊNCIA
|
(Deus antevê, guia, dirige e governa todos os
eventos para os Seus santos propósitos): Tudo Sl
|
103:19. O universo Js 10:12-14 (parou o sol); Sl 147:16-18. Os
animais e plantas Jn 1:17 (tubarão-
|
baleia); Mt 6:30,33 (os lírios do campo). As nações Sl 66; Dn 2:21. O Homem Ex 10:27 (Faraó); Sl 75:7.
|
O crente Sl 4:8; 1Co 10:13 (o escape das provações).
|
O decreto (conselho) de
Deus é o eterno e infalível propósito ou plano pelo qual Ele tem
declarado
|
fixas todas as coisas.
|
O decreto de Deus abrange Sua vontade eficaz e Sua vontade
permissiva. Dentro do Seu plano
|
soberano, Deus deu ao homem a liberdade de escolher, este é responsável por suas decisões (Jz
|
21:25; At 2:23).
|
Seu decreto é eterno Sl 33:11. Sábio Sl 104:24. Livre (sem obrigação interna ou externa, mas em
|
harmonia com Sua natureza) Is 40:13-14 (Sl 135:6). Eficaz (tudo
que Deus decretou acontecerá): Is
|
14:24,27. Traz glória a Si mesmo Ap 4:11. Podemos
descansar no Seu poder e promessas! Rm 8:28-32.
|
O PLANO DE DEUS EM RELAÇÃO AO UNIVERSO E AOS HOMENS:
|
O Plano de Deus cobre tudo e todos: Sl 46:10; 119:89-91; Is
14:26-27; 46:10-11; Dn 4:35.
|
Cobre nossa salvação Ef 1:4,5,9,11; Os tempos e limites
da habitação da raça humana At 17:26; A
|
extensão da vida humana Jó 14:5,14; Sl 139:16; As boas obras
do crente Ef 2:10; Fp 2:12-13; O mal que
|
Deus torna em bem Gn 50:20; O Reino de Cristo Sl 2:6-8; Mt
25:34.
|
O PROPÓSITO DE DEUS EM RELAÇÃO À REDENÇÃO
|
-Criador (poder eterno e infinito) de tudo: Gn 1:1 (Gn 1:26; Jo
1:1-3; Ap 4:11);
|
-Preservador de tudo (em contínua relação pessoal) He 1:3 (Cl 1:15-17) (isto
refuta o Deísmo);
|
-Benfeitor de todas as vidas Mt 10:29-30 (1Rs 19:5-7; Sl
104:27-30; Mt 6:26; At 17:28; Tg 1:17);
|
-Governa, domina as vidas humanas Rm 8:28 (Gn 39:21; 50:20; Sl 75:5-7; 76:10; Dn
1:9);
|
- Pai de Seus filhos Gl 3:26 (Jo 1:11-13; Hb 12:5-11).
|
Os relacionamentos como Pai. [Em ordem crescente,] Deus o Pai é o:
|
-Pai da Criação: somos geração dEle At 17:29; Ml 2:10; tudo é dEle e para Ele existimos 1Co 8:6.
|
-Pai de Israel: Seu primogênito Ex 4:22; por Ele adquirido e
estabelecido Dt 32:6.
|
-Pai dos Redimidos: Jo 1:12; Gl 3:26; 1Jo 3:1-2; abençoando-os com todo tipo de bênção
|
espiritual Ef 1:3-6.
|
-Pai de Jesus Cristo, O tendo chamado Filho amado Mt 3:17,
ressuscitado e assentando à Sua
|
direita Ef 1:20.
|
b. As obras do Pai . Ele é o: Autor do Decreto: Sl 2:7. Autor
da Eleição: Ef 1:4. Enviador do Filho:
|
Jo 8:18. Disciplinador dos Seus filhos: Hb 12:10
|
8) MANEIRAS DE SE REVELAR:
|
a)Teofanias(manifestações)-Deus próximo,entre anjos, fogo, nuvem,fumaça,zéfiro suave(voz
|
mansa) e Anjo do Senhor(2ª.pessoa da trindade);
|
b)Comunicações diretas (auto-revelação):Voz audível, Urim e Tumim (peças da roupa do Sumo-
|
sacerdote), sonho, revelação, visão e pelo Espírito Santo.
|
c) Milagres (experiência mística): poder de Deus em situações especiais: Maná, sarça ardente,
|
abertura do Jordão
|
d) Escrituras:revelando aspectos de Deus e sua obra;
|
e) Abordagens: racionais (reflexão); intuitivas (idéias) ou filosóficas (ver a natureza).
|
9) SUA NATUREZA ESSENCIAL:
|
1)Puramente espiritual,de infinitas perfeições (3 elementos):*Deus é puramente Espírito
|
(Jo.4:24) auto-consciente, auto-determinativo, sem corpo
limitado, não visto por nossos sentidos.
|
2)Pessoal: tem personalidade, inteligência, moral e racional,através de suas ações: vai, vem,
|
sustenta prova,conversa e dá vitória;revelação mais elevada em Cristo;
|
3) Infinitamente Perfeito:distinguível de todos,sem limites, exaltado;
sua essência e propriedade
|
são uma, nada se acrescenta a seus atributos,que dão essência plena de si.
|
10) ATRIBUTOS DE DEUS (Características Exclusivas ou Naturais):
|
A) DEUS É A VIDA: Deus tem vida; Ele ouve, vê, sente e age, portanto é um Ser vivo (Jo.10:10;
|
Sl.94:9,l0; IICr.16:9; At.14:15; ITs.1:9). Quando a Bíblia fala do olho, do ouvido, da mão de Deus, etc.,
|
fala metaforicamente. A isto se dá o nome de antropomorfismo. Deus é vida (Jo.5:26; 14:26) e o
|
princípio de vida (At.17:25,28).Jo 5:26 (Jr 10:10-15; At 14:15; 17:25;
2Cr 16:9; Sl 94:9-10). Deus é a
|
fonte de toda a vida 1 Ts 1:9 (Jr 10:10-16; Hc 2:18-20).
|
B) DEUS É ESPÍRITO:, incorpóreo, invisível, sem substância material, sem paixões ou partes
|
físicas, portanto livre de todas as limitações temporais. Jo 4:24. No V.T.: Dt
4:15-20,23 (Is 40:25; Ex
|
20:4). No N.T.: Lc 24:39 (1Tm 1:17; Cl 1:15; At 17:22-29; At
14:8-18). Deus, sendo Espírito, é
|
incorpóreo, invisível, sem substância material, sem partes ou paixões físicas e, portanto, é livre de todas
|
as limitações temporais (Jo.4:24; Dt.4:15-19,23; Hb.12:9; Is.40:25;
Lc.24:39; Cl.1:15; ITm.1:17;
|
IICo.3:17)
|
C) DEUS É PESSOA:, existência dotada de autoconsciência e autodeterminação [plano para
|
futuro]. - Volição ou vontade = querer (Is.46:10;
Ap.4:11).
|
- Razão ou intelecto = pensar (Is.14:24; Sl.92:5; Is.55:8).
|
- Emoção ou sensibilidade = sentir (Gn.6:6, IRs.11:9, Dt.6:15; Pv.6:16;
Tg.4:5)
|
Nas escrituras significa mais que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado.
|
Deus revela-se a si mesmo, fazendo-se conhecer ou proclamando o
seu nome: Tem Pronomes de
|
Pessoa (masculinos, não neutros): Sl 116:1-2; Jo 17:3.
|
Tem Características e Propriedades de Pessoa:
Provê Sl 104:27-30. Cuida 1Pe 5:6-7. Conhece Jo
|
10:15. Entristece-se Gn 6:6; Ef 4:30. Ira-se 1Rs 11:9. Odeia Pv
6:16. Tem zelo (ciúme, cuidado) Dt 6:15 .
|
Ama Jo 3:16; Ap 3:19. Decide Jo 6:40. É amigo Jo 15:15; He 4:15-16.
|
NOMES DE DEUS:
|
a) El (Deus), Elah, Elohim (aumentativo de El, pra designar Deus
supremo, sentido de força e
|
poder), Eloah (Deus da Eternidade); b) Jeová (artificialmente criado:YHWH
(yahweh)+Adonai (Senhor);
|
c)Yaweh ou Javé (Eu Sou o que Sou);OBS:Yaweh +:
Elohim (Deus dos deuses);Yireh (o que
|
provê);Nissi (minha bandeira);Shalom (paz);tsidquenu(nossa justiça);shammat (está ali); Shapat
|
(juiz);Yasha(Salvador); Palat (libertador); El Roi (Deus vê); Tsaddiq (Justo);Ego eimi (EU
SOU); Pater
|
(Pai das Luzes); Elohim (Deus vivo); Elohim Sabaoth ou Kúrios (Senhor dos Exércitos); Eyaluth (Força);
|
Maor (Doador da Luz); Abba (Pai); Rocha; Theótes ou Théos (Divindade); Senhor dos Senhores;
|
Qadosh (Santo de Israel). Ex 3:14 (Jo 8:58): “EU SOU” = “Eu sou
o que sou” --> auto-suficiência +
|
soberania absoluta + imutabilidade.
|
Os nomes de Deus dizem-nos que Ele é pessoa, e ensinam-nos muitos dos
Seus atributos:
|
* ADONAI - Senhor
(=dono-controlador-provedor);
|
* KURIOS - Merece obediência Gn.24:3,7,12; Js 5:14 (Ml 1:6;
Jo 13:13; dá-nos provisão Fp 4:19);
|
* EL - O Poderoso e Majestoso Gn 1:1; Sl 19:1;
|
* ELOHIM - Plural de “El”,
aludindo à Trindade Gn 1:1 (verbo singular!);
|
* EL ELION - Poderoso Altíssimo,Sumamente Poderoso;cuida de
tudo, cuida pelos filhos Gn 14:22
|
* EL OLAM - O Poderoso Eterno - Nunca cansa de cuidar dos Seus
Is 40:28-31;
|
* EL ROI - O Poderoso que Vê - Nunca esquece nem deixa de cuidar
dos Seus Gn 16:13;
|
* EL SHADAI - O Todo-Poderoso - Cuida dos Seus, como mãe a bebêzinho Sl 91:1; Gn 17:1;
|
* YAHWEH (JEOVÁ) - O Eterno e Auto-existente (“Eu
Sou”) Gn 2:4. O Deus do pacto;
|
* JEOVÁ ELION - O Auto-existente Altíssimo; Deus dos deuses, exaltado,
elevado Sl 7:17;47:2;
|
* JEOVÁ JIRÉ - O Auto-existente Proverá Gn 22:13-14. Cordeiro substituindo
Isaac;
|
* JEOVÁ MIKADISKIM - O Auto-existente vos Santifica; Ex 31:13. Dá remissão, preserva,
|
santifica; * JEOVÁ NISSI - O Auto-existente Nossa
Bandeira; Conduz, lidera, faz-nos mais que
|
vencedores Ex 17:15 (Sl 20:7).
|
* JEOVÁ RAA - O Auto-existente Meu Pastor; Sl 23:1 (Sl 95:7). Guarda,
guia, nutre;
|
* JEOVÁ ROPECA = JEOVÁ RAFA - O Auto-existente Nos Sara Ex
15:26;
|
* JEOVÁ SABAOTE - O Senhor dos Exércitos 1 Sm 1:3; Is 6:1-3. Poder e
governo (homens,
|
estrelas, anjos);
|
* JEOVÁ SHALOM - O Auto-existente Nossa Paz Jz 6:24. Paz com e de Deus;
|
* JEOVÁ SHAMÁ - O Senhor está Presente - Ez 48:35. Presença pessoal;
|
* JEOVÁ TSIDEKENU - O Auto-existente Nossa Justiça: Jr 23:6 Justiça imputada (1Co 1:30);
Continua...
Evangelista Erick Caetano
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário