Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2012

Drogas -- Uma só palavra e tantos destinos...





A Organização Mundial de Saúde define como droga toda a substância que sendo introduzida no organismo pode modificar uma ou mais funções alterando o sistema nervoso com a introdução da dependência física e/ou psíquica do indivíduo. Se olharmos pelo lado etimológico desta palavra de origem persa que significa "demônio" recordamos que a Bíblia diz que ele veio para matar, roubar e destruir. 


Existem dois tipos de drogas: Aquelas que se comercializam livremente (álcool, tabaco e alguns medicamentos) e as outras que sendo proibidas são consumidas muitas vezes com o beneplácito das autoridades (cocaína, crack, heroína, maconha, ópio,etc.). Podem ser ingeridas, inaladas ou ejetadas que sempre irão produzir dependência no uso.


Os sinais externos de um drogado são: A sua apetência para o estado de má disposição, perda de apetite, desinteresse pela escola, trabalho, família, jogos e amizades, sonolência ou dificuldade de dormir, tendência para mentir, cheiro incaracterístico, manchas ou marcas no seu corpo e acima de tudo modificações periódicas no seu comportamento (de um estado feliz passa a triste, calado, lento, etc.). No nosso país fala-se por vezes em legalizar ou despenalizar a droga, para quê? Pergunto. As drogas são rejeitadas pelos moralistas e pelos verdadeiros cristãos porque elas provocam nefastas doenças no corpo e espírito do ser humano. Não é a despenalização da droga que diminuirá a criminalidade, antes a aumentará com a procura de valores monetários para a sua aquisição.


O drogado precisa comer, de dormir e de se estimular no vicio para sobreviver, mas devido ao seu estado de inebriamento e alteração psíquica fica impossibilitado de angariar proventos legais através do seu trabalho, por isso, rouba, espanca, mata ou prostitui-se para alcançar os seus objetivo. É esta a sociedade que se perfilha quando se fala em despenalização. Legalizar as drogas para não ter as prisões cheias de toxico-dependentes e os tribunais carregados de processos é transferir o presente número de casos, multiplicados por números inimagináveis, para os hospitais e para processos de condenação por crimes violentos.  Legalizar a droga é tornar a esfera em que vivemos num meio social impuro, onde a prostituição, furto, doenças (sida, hepatite, etc) e a vizinhança desagradável proliferam. A droga escraviza.


Muitas pessoas estão hoje dominadas pelo stress, mau-humor, irritação, explosões de raiva, depressão e sentimentos de culpa por causa da caminhada que realizam no labirinto da droga.


Temos um conselho para ti: Foge da aceitação de prazeres que parecem interessantes, como a busca do desconhecido, a procura do poder, um status diferente de superioridade e a idéia que através de um qualquer pó, fumo ou líquido encontras felicidade e resolves ou esqueces problemas. Só numa experiência de comunhão com a Pessoa de JESUS CRISTO se pode encontrar a verdadeira paz, alegria e felicidade. Também a certeza de um futuro de gozo e prazer.


Deus abençoe a todos


Edna Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário