Há várias maneiras pelos quais as pessoas podem entender a vida,
  influenciando a maneira pelo  
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qual a pessoa pode ver Deus, origens, mal, natureza humana,
  valores e destino. Cada uma é singular,  
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pois seus conceitos são exclusivos.  
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ARGUMENTO COSMOLÓGICO: A ciência exige uma causa para todo
  efeito:  
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* A causa do sem fim é a existência do infinito; * A causa da
  eternidade é a existência do Eterno;  
 | 
 
* A causa do espaço ilimitado é a onipresença; 
  * A causa do poder é a onipotência;  
 | 
 
* A causa da sabedoria é a onisciência; * A causa da personalidade é o pessoal;  
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* A causa das emoções é o emocional; * A causa da vontade é a o volução;  
 | 
 
* A causa da ética é a moral; * A causa da
  espiritualidade é o espiritual;  
 | 
 
* A causa da beleza é a estética; * A causa da retidão é a santidade;  
 | 
 
* A causa do amar é o amor; * A causa da vida é a existência;  
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* A causa de tudo se concentra em Deus.  
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Apenas uma cosmovisão pode ser verdadeira: TEÍSMO:  
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* Deus é um ser infinito e pessoal (1 Co.8:6);  
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* O mundo foi criado e é finito (Sl.89:11);  
 | 
 
* Deus é além do mundo e atua no universo (Rm.1:25);  
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* Os milagres são possíveis e reais (Hb.2:4);  
 | 
 
* Possuímos alma imortal e corpo mortal (1 Co.15:54);  
 | 
 
* No destino humano haverá julgamento: recompensas aos justos
  e juízos aos ímpios (1 Pe.4:17);  
 | 
 
* A origem do mal implica nosso livre arbítrio (Gn.2:17);  
 | 
 
* No fim, o mal será derrotado por Deus (Ap.3:21);  
 | 
 
* A base de toda ética é baseada em Deus (2 Co.1:12);  
 | 
 
* A natureza da ética de Deus é absoluta (Ml.3:6);  
 | 
 
* Na história e seus objetivos, ela é linear, proposital e determinada
  por Deus (Is. 14:26).  
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FALSAS IDÉIAS SOBRE A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DE DEUS:  
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* ATEÍSMO: Doutrina que nega a existência do Deus Supremo ou quaisquer
  outros deuses.   
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Consiste na negação absoluta de uma idéia da existência de Deus. Para eles, não há Deus.  
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Algumas pessoas se dizem ateus porque vivem sem Deus, se recusam
  explicitamente a pensar  
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em Deus, ou em buscá-lo, ou em preocupar-se com Ele.
  Estas pessoas vivem somente para si mesmos,  
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por isso são ateus, não buscam a Deus.   
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Ateu dogmático: “Deus não existe, não quero nem considerar o assunto”;    
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Ateu na prática: “talvez Deus exista..., mas toda religião é fraude...., viverei ignorando o
  assunto”;  
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 Ateu virtual: “Sim,
  acredito em Deus, mas é impessoal, é a força da....” Dogmatizar que Deus não  
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existe é clamar ter o conhecimento de todas as coisas, inteligências, espaços e tempos!  
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* AGNOSTICISMO: Posição metodológica que somente aceita uma
  afirmativa como verdadeira se  
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esta tiver uma evidência lógica satisfatória. “Afirma”, que não sabemos e nem podemos saber se
  existe  
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um deus. Teoria que diz que é impossível para o homem saber se Deus
  existe ou não.   
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Dizem que não se pode chegar a tal conhecimento.
  As pessoas que aceitam esta teoria são  
 | 
 
ensinadas a não ter fé em nada. Esta teoria se identifica
  modernamente com o Positivismo, que afirma  
 | 
 
que somente se pode aceitar como verdade aqueles fatos que
  possam ser observados ou  
 | 
 
experimentados, submetendo-os então ao exame e ou a estudos. Portanto,
  como a idéia de Deus não  
 | 
 
há como submetê-la a exames físicos, estes se recusam a
  ocuparem-se dela.  
 | 
 
* CETICISMO: Filosofia segundo a qual ninguém pode chegar a qualquer
  conhecimento.   
 | 
 
Duvida da existência de Deus, em maior ou menor grau
  que o agnosticismo. O ceticismo não nega,  
 | 
 
mas exige que se duvide da existência de Deus. Dizem que o verdadeiro
  conhecimento, se é que este  
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existe, está além da capacidade do homem.  
 | 
 
* POLITEÍSMO: Crença na existência de vários deuses. Religião em que há pluralidade de deuses.  
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Geralmente essa crença em vários deuses é acompanhada de idolatria.  
 | 
 
* PANTEÍSMO (MONISMO): Doutrina que afirma que a totalidade do universo é um único deus;  
 | 
 
ele está imanente em tudo, e todas as coisas são deus, quer sejam boas, quer sejam
  más. Para eles,  
 | 
 
Deus é tudo e tudo é Deus. Esse modo de pensar faz do
  homem Deus, e Deus de homem.  
 | 
 
Segundo esta doutrina, todas as coisas são como pedaços de Deus, por exemplo: um pau, o
  sol,  
 | 
 
uma formiga, uma flor, uma pedra, uma árvore, um papel, o homem. Consideram
  a Deus como uma  
 | 
 
imensa folha de papel, que foi rasgada em milhões de pedacinhos. Dizem que “Deus é tudo e tudo é  
 | 
 
Deus; todas as coisas são meros aspectos, modificações ou partes de Deus”.   
 | 
 
Os 5 principais tipos de panteísmo são:  
 | 
 
-Materialismo Panteístico: “Deus é o universo; este é impessoal e só material, é eterno e vida  
 | 
 
gera-se espontaneamente.” Isto viola a 2a. lei da Termodinâmica, todos os fatos científicos.  
 | 
 
-Hilozoísmo ou Panpsiquismo: “Cada partícula de matéria tem um princípio de vida, uma  
 | 
 
pequenina alma-mente [para muitos, a realidade final]. Deus é só um nome para a alma-mente do  
 | 
 
universo.” -Neutralismo: “Só existe uma substância neutra, que é aparente ora como matéria, ora como  
 | 
 
mente. Deus é só um nome para a totalidade dessa
  substância.”  
 | 
 
-Idealismo: “A realidade 
  final é: a) minha mente [então o universo só existe na minha mente, só  
 | 
 
eu existo!]; ou b) uma mente infinita, que pode ser impessoal ou
  pessoal.”  
 | 
 
-Misticismo filosófico: “Após muito esforço místico-moral... (Oh o nirvana!),
  descubro que eu e  
 | 
 
Deus, o universo inteiro, somos um só. Desaparece a noção de ‘eu e os outros’, ‘interior e
  exterior’, etc.  
 | 
 
Todos e tudo somos um.”  
 | 
 
Panteísmo é inaceitável porque:  
 | 
 
-Viola os argumentos de causa-e-efeito, vistos acima;  
 | 
 
-É determinístico, enquanto que nossa consciência grita que somos livres e
  responsáveis pelos  
 | 
 
nossos atos (por isso punimos criminosos...);  
 | 
 
-Destrói as bases da moral, implicando que não existe pecado, errado, condenação, etc., violando  
 | 
 
nossa consciência (Rm 2:15). Crer que Deus [também] é mau foi que levou pagãos a honrarem o mal!  
 | 
 
-Torna religião impossível: se eu sou Deus, como adorar e
  servir a mim mesmo?!...  
 | 
 
-Deífica e envaidece o homem, tornando-o [parte de] Deus.  
 | 
 
-Contraria a realidade concreta: o universo que não se auto-mantém.  
 | 
 
* DUALISMO: Teoria concernente a duas substâncias ou princípios distintos e irredutíveis,  
 | 
 
dividindo as substâncias individuais, classificações morais ou as entidades, como
  explicação possível do  
 | 
 
mundo e da vida. Dois seres, um bom e um outro mal.  
 | 
 
* DEÍSMO: Teoria que diz que Deus é o princípio ou causa do mundo, infuso ou
  difuso na  
 | 
 
natureza, como o arquiteto do universo. Deus criou o mundo e o “abandonou”
  a própria sorte.   
 | 
 
Afirmam que Deus se encontra no mundo, pois Ele é o Criador deste, porém Ele não exerce  
 | 
 
qualquer tipo de domínio completo sobre ele.  
 | 
 
2) NOMENCLATURA NO ANTIGO TESTAMENTO EM HEBRÁICO (NOME DE DEUS):  
 | 
 
* * * * Myhl)  ‘elohiym - plural  - o (verdadeiro) Deus  (Gn. 1:1);  
 | 
 
*  hwh)  Yehovah
  - Javé =" Aquele que existe"; o nome próprio do único Deus verdadeiro; nome  
 | 
 
impronunciável. (Gn.2:4);  
 | 
 
* * * * ynw)  ‘Adonay - Senhor-título, usado para substituir Javé como expressão judáica de reverência  
 | 
 
(Gn.15:2);  
 | 
 
NOMENCLATURA NO NOVO TESTAMENTO EM GREGO (NOME DE DEUS):  
 | 
 
* * * * qeov  theos - A divindade suprema; Deus. (Mt.
  1:23);  
 | 
 
* * * * kuriov  kurios – (supremacia) - aquele
  a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele  
 | 
 
tem o poder de decisão; Mestre, Messias. (Mt.1:20).   
 | 
 
3) A REVELAÇÃO DE DEUS:  
 | 
 
2 TIPOS: (Natural ou Geral) e (Especial ou Sobrenatural) - Deus é o “mysterium tremendum”,  
 | 
 
mistério fascinador, oculto e desconhecido (At.17:23), mas a história humana é o registro das ações de  
 | 
 
Deus no tempo (At.17:26), pois Deus domina sobre todos os homens
  (Dn.4:17), num plano e propósitos  
 | 
 
divinos para o Reino de Deus na terra (Dn.2:7). Se Deus não se revelar, o homem não pode conhecê- 
 | 
 
lo.Ele é incompreensível;só o Espírito Santo conhece suas
  profundezas.Deus deseja que o homem o  
 | 
 
conheça,o adore e viva em sua comunhão.  
 | 
 
REVELAÇÃO NATURAL OU GERAL  
 | 
 
 A criação pode nos revelar a existência de Deus: Deus é o Criador; é uma norma para a  
 | 
 
sociedade e meio de condenação (Insuficiente porque o pecado
  adulterou a fé humana-(Rm.1:19-20).  
 | 
 
- Nas Artes: Deus se revela nas artes pois Deus é belo e fez um belo mundo e criou
  seres para  
 | 
 
apreciarem essa beleza. O homem é apenas um “subcriador”, dotados de
  dons criativos que revelam  
 | 
 
algo de sua natureza maravilhosa.  
 | 
 
- Na Música: Deus se revela na música pois os anjos o louvam (Jó.38:7;Is.6:3;Ap.4:8; Ap.5:12). A  
 | 
 
voz humana é um instrumento musical criado por
  Deus e também os anjos, foram criados para louvar a  
 | 
 
Deus (Sl.150:3-5; Ap.8:2; Ap.14:2). A música manifesta a glória de Deus, bem como a criação.  
 | 
 
- Na Natureza: A revelação geral revela Deus como criador,
  mas não revela o redentor, narrando  
 | 
 
apenas a grandeza de Deus (Sl.8:1; Is.40:12-17). Ela é ampla, revelando as verdades da ciência,  
 | 
 
história e matemática, pelas leis da natureza e também é essencial para a razão humana pelo  
 | 
 
questionamento dos fatos da vida.  
 | 
 
- Nos governos: Ademais, a revelação geral de Deus (Criação) é essencial a governo humano  
 | 
 
pois apesar de nem todas as sociedades estarem debaixo da lei
  judáica, estão embaixo das leis  
 | 
 
universais que regem a natureza.  
 | 
 
REVELAÇÃO ESPECIAL OU SOBRENATURAL (BÍBLIA SAGRADA – 2 Tm.3:16):  
 | 
 
 A revelação especial nos revela a teologia
  cristã: Deus é o redentor; é uma norma para a igreja e  
 | 
 
meio para salvação. A Bíblia é a norma para todo o ensinamento
  cristão, revelando a graça redentora de  
 | 
 
Deus e a mensagem da salvação, explicando o acesso do homem a
  Deus.  
 | 
 
Tanto as revelações gerais como especiais são necessárias, pois Deus se revelou em sua
  Palavra  
 | 
 
e no mundo. A verdade é encontrada tanto na Bíblia quanto na ciência, mas temos que distinguir a  
 | 
 
interpretação bíblica e a do leitor. As revelações de Deus  na Palavra e no mundo nunca se contradizem,
   
 | 
 
pois a Bíblia é inerrante.  
 | 
 
4) DEFINIÇÃO DE DEUS NA TEOLOGIA:  
 | 
 
Deus é o Ser Supremo Espírito Infinito, Eterno, Imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder,
  Santidade,  
 | 
 
Justiça, Bondade, Verdade e Amor, Único, Perfeito, Criador e
  Sustentador do universo, Pessoal e  
 | 
 
subsiste em três Pessoas ou Distinções: Pai, Filho e Espírito Santo.   
 | 
 
5) DEFINIÇÃO BÍBLICA DE DEUS:  
 | 
 
Deus é testemunha entre os homens (Gn.31:50); zeloso (Dt.4:24);
  misericordioso (DT.4:31); único  
 | 
 
(Dt.6:4); grande e poderoso (Dt.10:17); perfeito, verdadeiro,
  justo e reto (Dt.32:4); salvador (2 Sm.22:3);  
 | 
 
excelso em poder (Jó.36:22); misterioso e eterno (Jó.36:26); justo juiz (Sl.7:11); bem
  presente (Sl.46:1);  
 | 
 
santo (Sl.99:9); a verdade real e eterna (Jr.10:10); Espírito (Jo.4:24); Fiel (2
  Co.1:18);  Poderoso (2  
 | 
 
Co.9:8); único (Gl.3:20); Amor (1 Jo.4:8); é verdadeiro em seu Filho Jesus
  Cristo, o verdadeiro Deus e a  
 | 
 
vida eterna. (1Jo.5:20).  
 | 
 
6) EVIDÊNCIAS DE DEUS: (Argumentos de sua existência):  
 | 
 
a) Argumento da Causa-e-Efeito: Todo efeito tem uma causa
  apropriada (He 3:4).   
 | 
 
1) O poder, a inteligência, o propósito evidentes na natureza exigem e
  provam que Deus existe e  
 | 
 
que tem infinitos poder, inteligência e propósito;   
 | 
 
2) O fato do homem ser uma pessoa e ser moral, exige e prova que
  Deus existe e que é a  
 | 
 
perfeição do saber, do sentir, do decidir, e do bem.  
 | 
 
DIVIDIDO EM:  
 | 
 
- Argumento Cosmológico (da causa do universo),
  embutido em Hb 3:4:  
 | 
1) A 2a. Lei da Termodinâmica diz que a entropia do universo
  sempre aumenta (o caos e  
 | 
 
desordem do universo aumentam, sua energia disponível diminui); Daí: Se o universo fosse eterno, sua  
 | 
 
energia utilizável, na eternidade passada, teria
  que ter sido infinita, o que é impossível; Logo o universo  
 | 
 
teve origem;   
 | 
 
2) No universo, todo efeito tem que ter tido uma causa
  apropriada;   
 | 
 
3)Logo o universo é o efeito de uma causa sem causa
  ,transcendente (fora do universo e  em
  tudo  
 | 
 
seu superior ): Deus. Existe um universo em vez de não haver nenhum, que deve ter sido
  causado por  
 | 
 
algo, além de si mesmo e que precisa continuar existindo; assim, se teve
  princípio,  teve causa e assim  
 | 
 
só Deus criou esta  1ª matéria. Se existe um plano; existe um
  planejador; existe um plano, logo, existe  
 | 
 
um planejador. Algumas coisas inegavelmente existem. A minha
  inexistência é possível.  
 | 
 
Qualquer coisa que tenha a possibilidade de não existir é corretamente levada a existir por
  outra.  
 | 
 
Não pode haver um retrocesso infinito das correntes causas da
  existência.  
 | 
 
Logo, uma primeira causa não causada da minha corrente existência existe.  
 | 
 
Esta causa não causada tem de ser infinita, imutável, todo-poderosa, onisciente e
  absolutamente  
 | 
 
perfeita. Este ser infinitamente perfeito é apropriadamente chamado “Deus”.
  Logo, Deus existe.   
 | 
 
Este Deus que existe é idêntico ao Deus descrito nas
  Escrituras cristãs. Logo, o Deus descrito na  
 | 
 
Bíblia existe.  
 | 
 
-Argumento Teleológico (da causa da ordem e propósito no universo) Sl 19:1-3; Rm 1:20
   
 | 
 
(grego Telos-Finalidade, Propósito):O Universo é um grande projeto complexo, tendo
  complexidade  
 | 
 
(muito cheio de elementos) e especificidade (características nítidas e constantes). (Sl 8:3-5;
  94:9; Rm  
 | 
 
1:18-23): A ordem e propósito num sistema  implicam inteligência e propósito na sua causa;  
 | 
 
O universo tem um designer transcendente, um originador e
  mantenedor das suas leis,  
 | 
 
inigualavelmente inteligente e com propósito: Deus.   
 | 
 
- Argumento Ontológico (da causa da idéia de Deus):grego Ontos-realidade,
  ser  
 | 
 
perfeito):Deus é um ser absolutamente perfeito; como
  a existência é uma perfeição, Deus existe.  
 | 
 
Todo homem, mesmo que sufocada e vagamente, tem a idéia de um Deus infinito e perfeito
  (At  
 | 
 
17:21-23 [“ao Deus desconhecido”]; Rm 1:18-20); Esta idéia, por ser infinitamente superior
  ao homem e  
 | 
 
ao universo, neles não pode ter se originado; Logo ela só pode ter se originado em Deus, que
  existe e é  
 | 
 
infinito e perfeito.  
 | 
 
- Argumento Antropológico ou da Causa da Moral Rm 2:14-15
  (Gn 39:9 [José e a esposa de  
 | 
 
Potifar]; Sl 32:3-5; 38:1-4; Ec 12:14; Mq 6:8; Rm 1:19-32;
  2:14-16): Uma voz insilenciável 
  fala  
 | 
 
incessantemente à consciência, exige-lhe obediência e assevera de um Juiz que punirá cada  
 | 
 
desobediência; Esta voz sobre a consciência não é nem imposta pelo indivíduo nem pela sociedade  
 | 
 
(freqüentemente lhes é contrária!); Portanto, existe alguém que fala à nossa consciência, que é bom,  
 | 
 
justo juiz, senhor, autor e mantenedor de uma lei moral
  permanente, absoluta e mandatória: Deus.  
 | 
 
Moral vem dEle (Rm.2:12-15)-Leis morais implicam um legislador
  moral; como há uma lei moral  
 | 
 
objetiva, há um legislador moral que é Deus. A intelectualidade, consciência, a fome da alma, a intuição  
 | 
 
e a história humana (nações que temem a Deus permanecem) são provas da busca por Deus.  
 | 
 
b) Argumento da “Congruência” ou “Harmonia com os Fatos”: Se
  um postulado é o único que  
 | 
 
(ou, de longe, o que mais ) se harmoniza com (e explica) uma série de fatos, então ele é crido e tomado  
 | 
 
como verdadeiro (exemplo: a teoria subatômica). A existência de Deus é a única (ou, de longe, a melhor)  
 | 
 
explicação para a: crença universal na Sua existência, nossa natureza moral e mental,
  nossa natureza  
 | 
 
religiosa, os fatos e as leis do universo. (ateísmo, panteísmo, agnosticismo, etc. não provêm uma  
 | 
 
explicação adequada, nem satisfazem nosso coração). Portanto, Deus existe, é bom e santo, e todo- 
 | 
 
poderoso.  
 | 
 
c) Impulsionador Primário: Se tudo é energia, só Deus criou a força para iniciar esta energia  
 | 
 
geradora de toda a vida.  
 | 
 
d) Possibilidade: Todas as partes do universo dependentes entre
  si e assim, dependem da  
 | 
 
existência de um ser independente;Deus.   
 | 
 
e) Axiológico (grego Áxios-Valor): Deus entende a vida
  complexa de todos nós, como a  
 | 
 
complexidade psico-cerebral.  
 | 
 
f) Eficácia da Razão: Razão admite Deus; é irracional pensar que tudo foi
  feito ao acaso se na  
 | 
 
vida tudo há propósito.  
 | 
 
g) Religiosa: Seres humanos precisam de Deus;os que os seres
  humanos precisam  
 | 
 
existe;logo,Deus realmente existe. 
 | 
h) Autoridade: Existência de líderes;Se há a presença de líderes e de liderados, isso reflete
  que  
 | 
 
há um líder maior,Deus.  
 | 
 
i) Experiência: Cura, milagre;Curas e milagres em todo o mundo, evidenciam
  a operação de Deus  
 | 
 
(realizar milagres.)   
 | 
 
j) ”consensus gentium”ou “Intuitividade” ou “Crença Universal” Rm 2:15 [14-16];
  1:19-20 (Rm  
 | 
 
1:19-23,28,32; Jó 32:8; At 17:28-29):   
 | 
 
1) A Crença na existência de Deus é universal; é também necessária (no sentido de que é a  
 | 
 
“posição normal do pêndulo”: qualquer desvio dela é temporário e contra nossa natureza);
  portanto, esta  
 | 
 
crença é intuitiva, inata; não é mero resultado de tradições, educação, raciocínio acurado e educado.   
 | 
 
2) Portanto, a crença na existência de Deus foi colocada no coração do homem;   
 | 
 
3) Só Deus poderia fazê-lo; 
   
 | 
 
4) Logo Deus existe. Opinião popular;se numa comunidade,
  pessoas de diferentes padrões  
 | 
 
atestam, há evidência.  
 | 
 
k) felicidade cristã: Senso de Confiança.Testemunhos de pessoas
  transformadas evidenciam  
 | 
 
Deus em suas vidas.  
 | 
 
l) Argumento da Alegria: Todo desejo tem um objeto real de
  satisfação;os seres humanos têm  
 | 
 
um desejo inato e natural pela imortalidade; assim, há uma vida imortal após a morte e  
 | 
 
conseqüentemente, a presença de Deus, juiz.  
 | 
 
7) RELAÇÃO DE DEUS NO MUNDO:  
 | 
 
Visão correta:TEÍSTA/MONOTEÍSTA CRISTÃ:Há um Deus e somente um único Deus, que é Ele  
 | 
 
mesmo, em sentido absoluto: Há 3 religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.  
 | 
 
OS DECRETOS DE DEUS:  
 | 
 
Eterno propósito,segundo sua vontade para a sua
  glória preordenada:Termos relacionados:   
 | 
 
1) Onisciência  (Conhece tudo)  
 | 
 
2) Presciência (Antevê tudo)  
 | 
 
3) Predestinação (Sabe destino dos eleitos)   
 | 
 
4) Retribuição (Pune os ímpios)  
 | 
 
5)  Eleição (Escolheu povo para si)  
 | 
 
6) Preterição(omite não eleitos)  
 | 
 
7) Pai: de Cristo (Mt.3:17); de Israel (Dt.32:6); dos Crentes
  (Ef.4:6); dos Anjos - Criador (Jó.1:6);  
 | 
 
dos Espíritos (Hb.12:9); da Glória (Ef.1:17); das Luzes (Tg.1:17);
  de todos (Ef.4:6 e Rm.4:11);dos Órfãos  
 | 
 
(Sl.68:5);da Eternidade(Is.9:6);das Famílias(Mt.19:5); Fonte procedente de
  tudo.  
 | 
 
Criação e Providência  
 | 
 
1) Deus por seu poder e bondade infinitos, criou o mundo do
  nada, sem perda de sua substância,  
 | 
 
deu existência ao mundo; 2) que não abandonou, depois de criá-lo;continua a influir em todo
  momento  
 | 
 
sobre ele,com sabedoria e amor,conservando e dirigindo no
  sentido dos fins dados na ordem da criação.  
 | 
 
Imanência e Transcendência:   
 | 
 
a) Deus está unido ao mundo que criou; b) dele
  se distingue em real independência de Deus, ser  
 | 
 
infinito, pessoal, autônomo, inteligente e livre, distinto
  do universo que criou, o conserva e o dirige.  
 | 
 
Mantém Relações de Pessoa com o Universo e com os Homens:   
 | 
 
NA CRIAÇÃO  
 | 
 
a. Em Deus foram criadas todas as cousas, visíveis e invisíveis: Cl 1:16.  
 | 
 
b. Deus criou os céus e a terra: Gn 1:1;   
 | 
 
c. De modo todo especial, Deus criou o homem, Adão, do pó da terra: Gn 2:7.  
 | 
 
NA PRESERVAÇÃO 
   
 | 
 
(Deus preserva, mantém e sustém tudo que trouxe à existência)  
 | 
 
a. NEle tudo subsiste: Cl 1:17.  
 | 
 
b. Ele preserva todas as coisas: Os homens e animais Sl 36:6. O
  caminho dos Seus santos Pv 2:8.  
 | 
 
O céu e seus exércitos, a terra, mares, e tudo que
  neles há Ne 9:6.  
 | 
 
NA SUA PROVIDÊNCIA  
 | 
 
(Deus antevê, guia, dirige e governa todos os
  eventos para os Seus santos propósitos): Tudo Sl  
 | 
 
103:19. O universo Js 10:12-14 (parou o sol); Sl 147:16-18. Os
  animais e plantas Jn 1:17 (tubarão- 
 | 
 
baleia); Mt 6:30,33 (os lírios do campo). As nações Sl 66; Dn 2:21. O Homem  Ex 10:27 (Faraó); Sl 75:7.  
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O crente Sl 4:8; 1Co 10:13 (o escape das provações).  
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 O decreto (conselho) de
  Deus é o eterno e infalível propósito ou plano pelo qual Ele tem
  declarado  
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fixas todas as coisas.  
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O decreto de Deus abrange Sua vontade eficaz e Sua vontade
  permissiva. Dentro do Seu plano  
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soberano, Deus deu ao homem a liberdade de escolher, este é responsável por suas decisões (Jz  
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21:25; At 2:23).  
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Seu decreto é eterno Sl 33:11. Sábio Sl 104:24. Livre (sem obrigação interna ou externa, mas em  
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harmonia com Sua natureza) Is 40:13-14 (Sl 135:6). Eficaz (tudo
  que Deus decretou acontecerá): Is  
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14:24,27. Traz glória a Si mesmo Ap 4:11. Podemos
  descansar no Seu poder e promessas! Rm 8:28-32.  
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O PLANO DE DEUS EM RELAÇÃO AO UNIVERSO E AOS HOMENS:  
 | 
 
O Plano de Deus cobre tudo e todos: Sl 46:10; 119:89-91; Is
  14:26-27; 46:10-11; Dn 4:35.  
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Cobre nossa salvação Ef 1:4,5,9,11; Os tempos e limites
  da habitação da raça humana At 17:26; A  
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extensão da vida humana Jó 14:5,14; Sl 139:16; As boas obras
  do crente Ef 2:10; Fp 2:12-13; O mal que  
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Deus torna em bem Gn 50:20; O Reino de Cristo Sl 2:6-8; Mt
  25:34.  
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O PROPÓSITO DE DEUS EM RELAÇÃO À REDENÇÃO 
   
 | 
 
-Criador (poder eterno e infinito) de tudo: Gn 1:1 (Gn 1:26; Jo
  1:1-3; Ap 4:11);   
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-Preservador de tudo (em contínua relação pessoal) He 1:3 (Cl 1:15-17) (isto
  refuta o Deísmo);  
 | 
 
-Benfeitor de todas as vidas Mt 10:29-30 (1Rs 19:5-7; Sl
  104:27-30; Mt 6:26; At 17:28; Tg 1:17);  
 | 
 
-Governa, domina as vidas humanas Rm 8:28  (Gn 39:21; 50:20; Sl 75:5-7; 76:10; Dn
  1:9);   
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- Pai de Seus filhos Gl 3:26 (Jo 1:11-13; Hb 12:5-11).  
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Os relacionamentos como Pai. [Em ordem crescente,]  Deus o Pai é o:  
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-Pai da Criação: somos geração dEle At 17:29; Ml 2:10; tudo é dEle e para Ele existimos 1Co 8:6.  
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-Pai de Israel: Seu primogênito Ex 4:22; por Ele adquirido e
  estabelecido Dt 32:6.  
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-Pai dos Redimidos: Jo 1:12; Gl 3:26; 1Jo 3:1-2; abençoando-os com todo tipo de bênção  
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espiritual Ef 1:3-6.  
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-Pai de Jesus Cristo, O tendo chamado Filho amado Mt 3:17,
  ressuscitado e assentando à Sua  
 | 
 
direita Ef 1:20.  
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b. As  obras do Pai . Ele é o: Autor do Decreto: Sl 2:7. Autor
  da Eleição: Ef 1:4. Enviador do Filho:  
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Jo 8:18. Disciplinador dos Seus filhos: Hb 12:10  
 | 
 
8) MANEIRAS DE SE REVELAR:  
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a)Teofanias(manifestações)-Deus próximo,entre anjos, fogo, nuvem,fumaça,zéfiro suave(voz  
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mansa) e Anjo do Senhor(2ª.pessoa da trindade);  
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b)Comunicações diretas (auto-revelação):Voz audível, Urim e Tumim (peças da roupa do Sumo- 
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sacerdote),  sonho, revelação, visão e pelo Espírito Santo.  
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c) Milagres (experiência mística): poder de Deus em situações especiais: Maná, sarça ardente,  
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abertura do Jordão  
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d) Escrituras:revelando aspectos de Deus e sua obra;   
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e) Abordagens: racionais (reflexão); intuitivas (idéias) ou filosóficas (ver a natureza).  
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9) SUA NATUREZA ESSENCIAL:  
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1)Puramente espiritual,de infinitas perfeições (3 elementos):*Deus é puramente Espírito  
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(Jo.4:24) auto-consciente, auto-determinativo, sem corpo
  limitado, não visto por nossos sentidos. 
   
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2)Pessoal: tem personalidade, inteligência, moral e racional,através de suas ações: vai, vem,  
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sustenta prova,conversa e dá vitória;revelação mais elevada em Cristo;   
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3) Infinitamente Perfeito:distinguível de todos,sem limites, exaltado;
  sua essência e propriedade  
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são uma, nada se acrescenta a seus atributos,que dão essência plena de si.  
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10) ATRIBUTOS DE DEUS (Características Exclusivas ou Naturais):  
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A) DEUS É A VIDA: Deus tem vida; Ele ouve, vê, sente e age, portanto é um Ser vivo (Jo.10:10;  
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Sl.94:9,l0; IICr.16:9; At.14:15; ITs.1:9). Quando a Bíblia fala do olho, do ouvido, da mão de Deus, etc.,  
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fala metaforicamente. A isto se dá o nome de antropomorfismo. Deus é vida (Jo.5:26; 14:26) e o  
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princípio de vida (At.17:25,28).Jo 5:26 (Jr 10:10-15; At 14:15; 17:25;
  2Cr 16:9; Sl 94:9-10). Deus é a  
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fonte de toda a vida 1 Ts 1:9 (Jr 10:10-16; Hc 2:18-20).  
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B) DEUS É ESPÍRITO:, incorpóreo, invisível, sem substância material, sem paixões ou partes  
 | 
 
físicas, portanto livre de todas as limitações temporais. Jo 4:24. No V.T.: Dt
  4:15-20,23 (Is 40:25; Ex  
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20:4). No N.T.: Lc 24:39 (1Tm 1:17; Cl 1:15; At 17:22-29; At
  14:8-18). Deus, sendo Espírito, é  
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incorpóreo, invisível, sem substância material, sem partes ou paixões físicas e, portanto, é livre de todas  
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as limitações temporais (Jo.4:24; Dt.4:15-19,23; Hb.12:9; Is.40:25;
  Lc.24:39; Cl.1:15; ITm.1:17;  
 | 
 
IICo.3:17)  
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C) DEUS É PESSOA:, existência dotada de autoconsciência e autodeterminação [plano para  
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futuro]. - Volição ou vontade = querer (Is.46:10;
  Ap.4:11).   
 | 
 
- Razão ou intelecto = pensar (Is.14:24; Sl.92:5; Is.55:8).  
 | 
 
- Emoção ou sensibilidade = sentir (Gn.6:6, IRs.11:9, Dt.6:15; Pv.6:16;
  Tg.4:5)  
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Nas escrituras significa mais que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado.   
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Deus revela-se a si mesmo, fazendo-se conhecer ou proclamando o
  seu nome: Tem Pronomes de  
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Pessoa (masculinos, não neutros): Sl 116:1-2; Jo 17:3.  
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Tem Características e Propriedades de Pessoa:
  Provê Sl 104:27-30. Cuida 1Pe 5:6-7. Conhece Jo  
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10:15. Entristece-se Gn 6:6; Ef 4:30. Ira-se 1Rs 11:9. Odeia Pv
  6:16. Tem zelo (ciúme, cuidado) Dt 6:15 .  
 | 
 
Ama Jo 3:16; Ap 3:19. Decide Jo 6:40. É amigo Jo 15:15; He 4:15-16.  
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NOMES DE DEUS:   
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a) El (Deus), Elah, Elohim (aumentativo de El, pra designar Deus
  supremo, sentido de força e  
 | 
 
poder), Eloah (Deus da Eternidade); b)  Jeová (artificialmente criado:YHWH
  (yahweh)+Adonai (Senhor);  
 | 
 
c)Yaweh ou Javé (Eu Sou o que Sou);OBS:Yaweh +:
  Elohim (Deus dos deuses);Yireh (o que  
 | 
 
provê);Nissi (minha bandeira);Shalom (paz);tsidquenu(nossa justiça);shammat (está ali); Shapat  
 | 
 
(juiz);Yasha(Salvador); Palat (libertador); El Roi (Deus vê); Tsaddiq (Justo);Ego eimi (EU
  SOU); Pater  
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(Pai das Luzes); Elohim (Deus vivo); Elohim Sabaoth ou Kúrios (Senhor dos Exércitos); Eyaluth (Força);  
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Maor (Doador da Luz); Abba (Pai);  Rocha; Theótes ou Théos (Divindade); Senhor dos Senhores;
   
 | 
 
Qadosh (Santo de Israel). Ex 3:14 (Jo 8:58): “EU SOU” = “Eu sou
  o que sou” --> auto-suficiência +  
 | 
 
soberania absoluta + imutabilidade.  
 | 
 
Os nomes de Deus dizem-nos que Ele é pessoa, e ensinam-nos muitos dos
  Seus atributos:  
 | 
 
* ADONAI - Senhor 
  (=dono-controlador-provedor);   
 | 
 
* KURIOS - Merece obediência Gn.24:3,7,12; Js 5:14 (Ml 1:6;
  Jo 13:13; dá-nos provisão Fp 4:19);  
 | 
 
* EL - O Poderoso e Majestoso Gn 1:1; Sl 19:1;  
 | 
 
* ELOHIM  - Plural de “El”,
  aludindo à Trindade Gn 1:1 (verbo singular!);  
 | 
 
* EL ELION - Poderoso Altíssimo,Sumamente Poderoso;cuida de
  tudo, cuida pelos filhos Gn 14:22  
 | 
 
* EL OLAM - O Poderoso Eterno - Nunca cansa de cuidar dos Seus
  Is 40:28-31;  
 | 
 
* EL ROI - O Poderoso que Vê - Nunca esquece nem deixa de cuidar
  dos Seus Gn 16:13;  
 | 
 
* EL SHADAI - O Todo-Poderoso - Cuida dos Seus, como mãe a bebêzinho  Sl 91:1; Gn 17:1;  
 | 
 
* YAHWEH (JEOVÁ) - O Eterno e Auto-existente (“Eu
  Sou”) Gn 2:4. O Deus do pacto;  
 | 
 
* JEOVÁ ELION - O Auto-existente Altíssimo; Deus dos deuses, exaltado,
  elevado Sl 7:17;47:2;  
 | 
 
* JEOVÁ JIRÉ - O Auto-existente Proverá Gn 22:13-14. Cordeiro substituindo
  Isaac;  
 | 
 
* JEOVÁ MIKADISKIM - O Auto-existente vos Santifica; Ex 31:13. Dá remissão, preserva,  
 | 
 
santifica; * JEOVÁ NISSI - O Auto-existente Nossa
  Bandeira; Conduz, lidera, faz-nos mais que  
 | 
 
vencedores Ex 17:15 (Sl 20:7).  
 | 
 
* JEOVÁ RAA - O Auto-existente Meu Pastor; Sl 23:1 (Sl 95:7). Guarda,
  guia, nutre;  
 | 
 
* JEOVÁ ROPECA = JEOVÁ RAFA - O Auto-existente Nos Sara Ex
  15:26;  
 | 
 
* JEOVÁ SABAOTE - O Senhor dos Exércitos 1 Sm 1:3; Is 6:1-3. Poder e
  governo (homens,  
 | 
 
estrelas, anjos);  
 | 
 
* JEOVÁ SHALOM - O Auto-existente Nossa Paz Jz 6:24. Paz com e de Deus;
   
 | 
 
* JEOVÁ SHAMÁ  - O Senhor está Presente - Ez 48:35. Presença pessoal;  
 | 
 
* JEOVÁ TSIDEKENU - O Auto-existente Nossa Justiça: Jr 23:6 Justiça imputada  (1Co 1:30);  
Continua... 
Evangelista Erick Caetano 
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