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sábado, 21 de janeiro de 2012

TEOLOGIA SISTEMÁTICA - AULA 3 - DEUS - PARTE 1






1) IDÉIAS SOBRE A REALIDADE DE DEUS: COSMOVISÃO:
Há várias maneiras pelos quais as pessoas podem entender a vida, influenciando a maneira pelo
qual a pessoa pode ver Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino. Cada uma é singular,
pois seus conceitos são exclusivos.
ARGUMENTO COSMOLÓGICO: A ciência exige uma causa para todo efeito:
* A causa do sem fim é a existência do infinito; * A causa da eternidade é a existência do Eterno;
* A causa do espaço ilimitado é a onipresença;  * A causa do poder é a onipotência;
* A causa da sabedoria é a onisciência; * A causa da personalidade é o pessoal;
* A causa das emoções é o emocional; * A causa da vontade é a o volução;
* A causa da ética é a moral; * A causa da espiritualidade é o espiritual;
* A causa da beleza é a estética; * A causa da retidão é a santidade;
* A causa do amar é o amor; * A causa da vida é a existência;
* A causa de tudo se concentra em Deus.
Apenas uma cosmovisão pode ser verdadeira: TEÍSMO:
* Deus é um ser infinito e pessoal (1 Co.8:6);
* O mundo foi criado e é finito (Sl.89:11);
* Deus é além do mundo e atua no universo (Rm.1:25);
* Os milagres são possíveis e reais (Hb.2:4);
* Possuímos alma imortal e corpo mortal (1 Co.15:54);
* No destino humano haverá julgamento: recompensas aos justos e juízos aos ímpios (1 Pe.4:17);
* A origem do mal implica nosso livre arbítrio (Gn.2:17);
* No fim, o mal será derrotado por Deus (Ap.3:21);
* A base de toda ética é baseada em Deus (2 Co.1:12);
* A natureza da ética de Deus é absoluta (Ml.3:6);
* Na história e seus objetivos, ela é linear, proposital e determinada por Deus (Is. 14:26).

FALSAS IDÉIAS SOBRE A REALIDADE DA EXISTÊNCIA DE DEUS:
* ATEÍSMO: Doutrina que nega a existência do Deus Supremo ou quaisquer outros deuses. 
Consiste na negação absoluta de uma idéia da existência de Deus. Para eles, não há Deus.
Algumas pessoas se dizem ateus porque vivem sem Deus, se recusam explicitamente a pensar
em Deus, ou em buscá-lo, ou em preocupar-se com Ele. Estas pessoas vivem somente para si mesmos,
por isso são ateus, não buscam a Deus. 
Ateu dogmático: “Deus não existe, não quero nem considerar o assunto”;  
Ateu na prática: “talvez Deus exista..., mas toda religião é fraude...., viverei ignorando o assunto”;
 Ateu virtual: “Sim, acredito em Deus, mas é impessoal, é a força da....” Dogmatizar que Deus não
existe é clamar ter o conhecimento de todas as coisas, inteligências, espaços e tempos!

* AGNOSTICISMO: Posição metodológica que somente aceita uma afirmativa como verdadeira se
esta tiver uma evidência lógica satisfatória. “Afirma”, que não sabemos e nem podemos saber se existe
um deus. Teoria que diz que é impossível para o homem saber se Deus existe ou não. 
Dizem que não se pode chegar a tal conhecimento. As pessoas que aceitam esta teoria são
ensinadas a não ter fé em nada. Esta teoria se identifica modernamente com o Positivismo, que afirma
que somente se pode aceitar como verdade aqueles fatos que possam ser observados ou
experimentados, submetendo-os então ao exame e ou a estudos. Portanto, como a idéia de Deus não
há como submetê-la a exames físicos, estes se recusam a ocuparem-se dela.

* CETICISMO: Filosofia segundo a qual ninguém pode chegar a qualquer conhecimento. 
Duvida da existência de Deus, em maior ou menor grau que o agnosticismo. O ceticismo não nega,
mas exige que se duvide da existência de Deus. Dizem que o verdadeiro conhecimento, se é que este
existe, está além da capacidade do homem.

* POLITEÍSMO: Crença na existência de vários deuses. Religião em que há pluralidade de deuses.
Geralmente essa crença em vários deuses é acompanhada de idolatria.

* PANTEÍSMO (MONISMO): Doutrina que afirma que a totalidade do universo é um único deus;
ele está imanente em tudo, e todas as coisas são deus, quer sejam boas, quer sejam más. Para eles,
Deus é tudo e tudo é Deus. Esse modo de pensar faz do homem Deus, e Deus de homem.
Segundo esta doutrina, todas as coisas são como pedaços de Deus, por exemplo: um pau, o sol,
uma formiga, uma flor, uma pedra, uma árvore, um papel, o homem. Consideram a Deus como uma
imensa folha de papel, que foi rasgada em milhões de pedacinhos. Dizem que “Deus é tudo e tudo é
Deus; todas as coisas são meros aspectos, modificações ou partes de Deus”. 
Os 5 principais tipos de panteísmo são:
-Materialismo Panteístico: “Deus é o universo; este é impessoal e só material, é eterno e vida
gera-se espontaneamente.” Isto viola a 2a. lei da Termodinâmica, todos os fatos científicos.
-Hilozoísmo ou Panpsiquismo: “Cada partícula de matéria tem um princípio de vida, uma
pequenina alma-mente [para muitos, a realidade final]. Deus é só um nome para a alma-mente do
universo.” -Neutralismo: “Só existe uma substância neutra, que é aparente ora como matéria, ora como
mente. Deus é só um nome para a totalidade dessa substância.”
-Idealismo: “A realidade  final é: a) minha mente [então o universo só existe na minha mente, só
eu existo!]; ou b) uma mente infinita, que pode ser impessoal ou pessoal.”
-Misticismo filosófico: “Após muito esforço místico-moral... (Oh o nirvana!), descubro que eu e
Deus, o universo inteiro, somos um só. Desaparece a noção de ‘eu e os outros’, ‘interior e exterior’, etc.
Todos e tudo somos um.”

Panteísmo é inaceitável porque:
-Viola os argumentos de causa-e-efeito, vistos acima;
-É determinístico, enquanto que nossa consciência grita que somos livres e responsáveis pelos
nossos atos (por isso punimos criminosos...);
-Destrói as bases da moral, implicando que não existe pecado, errado, condenação, etc., violando
nossa consciência (Rm 2:15). Crer que Deus [também] é mau foi que levou pagãos a honrarem o mal!
-Torna religião impossível: se eu sou Deus, como adorar e servir a mim mesmo?!...
-Deífica e envaidece o homem, tornando-o [parte de] Deus.
-Contraria a realidade concreta: o universo que não se auto-mantém.

* DUALISMO: Teoria concernente a duas substâncias ou princípios distintos e irredutíveis,
dividindo as substâncias individuais, classificações morais ou as entidades, como explicação possível do
mundo e da vida. Dois seres, um bom e um outro mal.

* DEÍSMO: Teoria que diz que Deus é o princípio ou causa do mundo, infuso ou difuso na
natureza, como o arquiteto do universo. Deus criou o mundo e o “abandonou” a própria sorte. 
Afirmam que Deus se encontra no mundo, pois Ele é o Criador deste, porém Ele não exerce
qualquer tipo de domínio completo sobre ele.

2) NOMENCLATURA NO ANTIGO TESTAMENTO EM HEBRÁICO (NOME DE DEUS):
* * * * Myhl)  ‘elohiym - plural  - o (verdadeiro) Deus  (Gn. 1:1);
*  hwh)  Yehovah - Javé =" Aquele que existe"; o nome próprio do único Deus verdadeiro; nome
impronunciável. (Gn.2:4);
* * * * ynw)  ‘Adonay - Senhor-título, usado para substituir Javé como expressão judáica de reverência
(Gn.15:2);

NOMENCLATURA NO NOVO TESTAMENTO EM GREGO (NOME DE DEUS):
* * * * qeov  theos - A divindade suprema; Deus. (Mt. 1:23);
* * * * kuriov  kurios – (supremacia) - aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele
tem o poder de decisão; Mestre, Messias. (Mt.1:20). 


3) A REVELAÇÃO DE DEUS:
2 TIPOS: (Natural ou Geral) e (Especial ou Sobrenatural) - Deus é o “mysterium tremendum”,
mistério fascinador, oculto e desconhecido (At.17:23), mas a história humana é o registro das ações de
Deus no tempo (At.17:26), pois Deus domina sobre todos os homens (Dn.4:17), num plano e propósitos
divinos para o Reino de Deus na terra (Dn.2:7). Se Deus não se revelar, o homem não pode conhecê-
lo.Ele é incompreensível;só o Espírito Santo conhece suas profundezas.Deus deseja que o homem o
conheça,o adore e viva em sua comunhão.

REVELAÇÃO NATURAL OU GERAL
 A criação pode nos revelar a existência de Deus: Deus é o Criador; é uma norma para a
sociedade e meio de condenação (Insuficiente porque o pecado adulterou a fé humana-(Rm.1:19-20).
- Nas Artes: Deus se revela nas artes pois Deus é belo e fez um belo mundo e criou seres para
apreciarem essa beleza. O homem é apenas um “subcriador”, dotados de dons criativos que revelam
algo de sua natureza maravilhosa.
- Na Música: Deus se revela na música pois os anjos o louvam (Jó.38:7;Is.6:3;Ap.4:8; Ap.5:12). A
voz humana é um instrumento musical criado por Deus e também os anjos, foram criados para louvar a
Deus (Sl.150:3-5; Ap.8:2; Ap.14:2). A música manifesta a glória de Deus, bem como a criação.
- Na Natureza: A revelação geral revela Deus como criador, mas não revela o redentor, narrando
apenas a grandeza de Deus (Sl.8:1; Is.40:12-17). Ela é ampla, revelando as verdades da ciência,
história e matemática, pelas leis da natureza e também é essencial para a razão humana pelo
questionamento dos fatos da vida.
- Nos governos: Ademais, a revelação geral de Deus (Criação) é essencial a governo humano
pois apesar de nem todas as sociedades estarem debaixo da lei judáica, estão embaixo das leis
universais que regem a natureza.

REVELAÇÃO ESPECIAL OU SOBRENATURAL (BÍBLIA SAGRADA – 2 Tm.3:16):
 A revelação especial nos revela a teologia cristã: Deus é o redentor; é uma norma para a igreja e
meio para salvação. A Bíblia é a norma para todo o ensinamento cristão, revelando a graça redentora de
Deus e a mensagem da salvação, explicando o acesso do homem a Deus.
Tanto as revelações gerais como especiais são necessárias, pois Deus se revelou em sua Palavra
e no mundo. A verdade é encontrada tanto na Bíblia quanto na ciência, mas temos que distinguir a
interpretação bíblica e a do leitor. As revelações de Deus  na Palavra e no mundo nunca se contradizem,
pois a Bíblia é inerrante.

4) DEFINIÇÃO DE DEUS NA TEOLOGIA:
Deus é o Ser Supremo Espírito Infinito, Eterno, Imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder, Santidade,
Justiça, Bondade, Verdade e Amor, Único, Perfeito, Criador e Sustentador do universo, Pessoal e
subsiste em três Pessoas ou Distinções: Pai, Filho e Espírito Santo. 

5) DEFINIÇÃO BÍBLICA DE DEUS:
Deus é testemunha entre os homens (Gn.31:50); zeloso (Dt.4:24); misericordioso (DT.4:31); único
(Dt.6:4); grande e poderoso (Dt.10:17); perfeito, verdadeiro, justo e reto (Dt.32:4); salvador (2 Sm.22:3);
excelso em poder (Jó.36:22); misterioso e eterno (Jó.36:26); justo juiz (Sl.7:11); bem presente (Sl.46:1);
santo (Sl.99:9); a verdade real e eterna (Jr.10:10); Espírito (Jo.4:24); Fiel (2 Co.1:18);  Poderoso (2
Co.9:8); único (Gl.3:20); Amor (1 Jo.4:8); é verdadeiro em seu Filho Jesus Cristo, o verdadeiro Deus e a
vida eterna. (1Jo.5:20).

6) EVIDÊNCIAS DE DEUS: (Argumentos de sua existência):
a) Argumento da Causa-e-Efeito: Todo efeito tem uma causa apropriada (He 3:4). 
1) O poder, a inteligência, o propósito evidentes na natureza exigem e provam que Deus existe e
que tem infinitos poder, inteligência e propósito; 
2) O fato do homem ser uma pessoa e ser moral, exige e prova que Deus existe e que é a
perfeição do saber, do sentir, do decidir, e do bem.
DIVIDIDO EM:
- Argumento Cosmológico (da causa do universo), embutido em Hb 3:4: 
1) A 2a. Lei da Termodinâmica diz que a entropia do universo sempre aumenta (o caos e
desordem do universo aumentam, sua energia disponível diminui); Daí: Se o universo fosse eterno, sua
energia utilizável, na eternidade passada, teria que ter sido infinita, o que é impossível; Logo o universo
teve origem; 
2) No universo, todo efeito tem que ter tido uma causa apropriada; 
3)Logo o universo é o efeito de uma causa sem causa ,transcendente (fora do universo e  em tudo
seu superior ): Deus. Existe um universo em vez de não haver nenhum, que deve ter sido causado por
algo, além de si mesmo e que precisa continuar existindo; assim, se teve princípio,  teve causa e assim
só Deus criou esta  1ª matéria. Se existe um plano; existe um planejador; existe um plano, logo, existe
um planejador. Algumas coisas inegavelmente existem. A minha inexistência é possível.
Qualquer coisa que tenha a possibilidade de não existir é corretamente levada a existir por outra.
Não pode haver um retrocesso infinito das correntes causas da existência.
Logo, uma primeira causa não causada da minha corrente existência existe.
Esta causa não causada tem de ser infinita, imutável, todo-poderosa, onisciente e absolutamente
perfeita. Este ser infinitamente perfeito é apropriadamente chamado “Deus”. Logo, Deus existe. 
Este Deus que existe é idêntico ao Deus descrito nas Escrituras cristãs. Logo, o Deus descrito na
Bíblia existe.
-Argumento Teleológico (da causa da ordem e propósito no universo) Sl 19:1-3; Rm 1:20
(grego Telos-Finalidade, Propósito):O Universo é um grande projeto complexo, tendo complexidade
(muito cheio de elementos) e especificidade (características nítidas e constantes). (Sl 8:3-5; 94:9; Rm
1:18-23): A ordem e propósito num sistema  implicam inteligência e propósito na sua causa;
O universo tem um designer transcendente, um originador e mantenedor das suas leis,
inigualavelmente inteligente e com propósito: Deus. 
- Argumento Ontológico (da causa da idéia de Deus):grego Ontos-realidade, ser
perfeito):Deus é um ser absolutamente perfeito; como a existência é uma perfeição, Deus existe.
Todo homem, mesmo que sufocada e vagamente, tem a idéia de um Deus infinito e perfeito (At
17:21-23 [“ao Deus desconhecido”]; Rm 1:18-20); Esta idéia, por ser infinitamente superior ao homem e
ao universo, neles não pode ter se originado; Logo ela só pode ter se originado em Deus, que existe e é
infinito e perfeito.
- Argumento Antropológico ou da Causa da Moral Rm 2:14-15 (Gn 39:9 [José e a esposa de
Potifar]; Sl 32:3-5; 38:1-4; Ec 12:14; Mq 6:8; Rm 1:19-32; 2:14-16): Uma voz insilenciável  fala
incessantemente à consciência, exige-lhe obediência e assevera de um Juiz que punirá cada
desobediência; Esta voz sobre a consciência não é nem imposta pelo indivíduo nem pela sociedade
(freqüentemente lhes é contrária!); Portanto, existe alguém que fala à nossa consciência, que é bom,
justo juiz, senhor, autor e mantenedor de uma lei moral permanente, absoluta e mandatória: Deus.
Moral vem dEle (Rm.2:12-15)-Leis morais implicam um legislador moral; como há uma lei moral
objetiva, há um legislador moral que é Deus. A intelectualidade, consciência, a fome da alma, a intuição
e a história humana (nações que temem a Deus permanecem) são provas da busca por Deus.
b) Argumento da “Congruência” ou “Harmonia com os Fatos”: Se um postulado é o único que
(ou, de longe, o que mais ) se harmoniza com (e explica) uma série de fatos, então ele é crido e tomado
como verdadeiro (exemplo: a teoria subatômica). A existência de Deus é a única (ou, de longe, a melhor)
explicação para a: crença universal na Sua existência, nossa natureza moral e mental, nossa natureza
religiosa, os fatos e as leis do universo. (ateísmo, panteísmo, agnosticismo, etc. não provêm uma
explicação adequada, nem satisfazem nosso coração). Portanto, Deus existe, é bom e santo, e todo-
poderoso.
c) Impulsionador Primário: Se tudo é energia, só Deus criou a força para iniciar esta energia
geradora de toda a vida.
d) Possibilidade: Todas as partes do universo dependentes entre si e assim, dependem da
existência de um ser independente;Deus. 
e) Axiológico (grego Áxios-Valor): Deus entende a vida complexa de todos nós, como a
complexidade psico-cerebral.
f) Eficácia da Razão: Razão admite Deus; é irracional pensar que tudo foi feito ao acaso se na
vida tudo há propósito.
g) Religiosa: Seres humanos precisam de Deus;os que os seres humanos precisam
existe;logo,Deus realmente existe.
h) Autoridade: Existência de líderes;Se há a presença de líderes e de liderados, isso reflete que
há um líder maior,Deus.
i) Experiência: Cura, milagre;Curas e milagres em todo o mundo, evidenciam a operação de Deus
(realizar milagres.) 
j) ”consensus gentium”ou “Intuitividade” ou “Crença Universal” Rm 2:15 [14-16]; 1:19-20 (Rm
1:19-23,28,32; Jó 32:8; At 17:28-29):  
1) A Crença na existência de Deus é universal; é também necessária (no sentido de que é a
“posição normal do pêndulo”: qualquer desvio dela é temporário e contra nossa natureza); portanto, esta
crença é intuitiva, inata; não é mero resultado de tradições, educação, raciocínio acurado e educado. 
2) Portanto, a crença na existência de Deus foi colocada no coração do homem; 
3) Só Deus poderia fazê-lo; 
4) Logo Deus existe. Opinião popular;se numa comunidade, pessoas de diferentes padrões
atestam, há evidência.
k) felicidade cristã: Senso de Confiança.Testemunhos de pessoas transformadas evidenciam
Deus em suas vidas.
l) Argumento da Alegria: Todo desejo tem um objeto real de satisfação;os seres humanos têm
um desejo inato e natural pela imortalidade; assim, há uma vida imortal após a morte e
conseqüentemente, a presença de Deus, juiz.

7) RELAÇÃO DE DEUS NO MUNDO:
Visão correta:TEÍSTA/MONOTEÍSTA CRISTÃ:Há um Deus e somente um único Deus, que é Ele
mesmo, em sentido absoluto: Há 3 religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

OS DECRETOS DE DEUS:
Eterno propósito,segundo sua vontade para a sua glória preordenada:Termos relacionados: 
1) Onisciência  (Conhece tudo)
2) Presciência (Antevê tudo)
3) Predestinação (Sabe destino dos eleitos) 
4) Retribuição (Pune os ímpios)
5)  Eleição (Escolheu povo para si)
6) Preterição(omite não eleitos)
7) Pai: de Cristo (Mt.3:17); de Israel (Dt.32:6); dos Crentes (Ef.4:6); dos Anjos - Criador (Jó.1:6);
dos Espíritos (Hb.12:9); da Glória (Ef.1:17); das Luzes (Tg.1:17); de todos (Ef.4:6 e Rm.4:11);dos Órfãos
(Sl.68:5);da Eternidade(Is.9:6);das Famílias(Mt.19:5); Fonte procedente de tudo.

Criação e Providência
1) Deus por seu poder e bondade infinitos, criou o mundo do nada, sem perda de sua substância,
deu existência ao mundo; 2) que não abandonou, depois de criá-lo;continua a influir em todo momento
sobre ele,com sabedoria e amor,conservando e dirigindo no sentido dos fins dados na ordem da criação.

Imanência e Transcendência: 
a) Deus está unido ao mundo que criou; b) dele se distingue em real independência de Deus, ser
infinito, pessoal, autônomo, inteligente e livre, distinto do universo que criou, o conserva e o dirige.
Mantém Relações de Pessoa com o Universo e com os Homens: 

NA CRIAÇÃO
a. Em Deus foram criadas todas as cousas, visíveis e invisíveis: Cl 1:16.
b. Deus criou os céus e a terra: Gn 1:1; 
c. De modo todo especial, Deus criou o homem, Adão, do pó da terra: Gn 2:7.

NA PRESERVAÇÃ
(Deus preserva, mantém e sustém tudo que trouxe à existência)
a. NEle tudo subsiste: Cl 1:17.
b. Ele preserva todas as coisas: Os homens e animais Sl 36:6. O caminho dos Seus santos Pv 2:8.
O céu e seus exércitos, a terra, mares, e tudo que neles há Ne 9:6.

NA SUA PROVIDÊNCIA
(Deus antevê, guia, dirige e governa todos os eventos para os Seus santos propósitos): Tudo Sl
103:19. O universo Js 10:12-14 (parou o sol); Sl 147:16-18. Os animais e plantas Jn 1:17 (tubarão-
baleia); Mt 6:30,33 (os lírios do campo). As nações Sl 66; Dn 2:21. O Homem  Ex 10:27 (Faraó); Sl 75:7.
O crente Sl 4:8; 1Co 10:13 (o escape das provações).
 O decreto (conselho) de Deus é o eterno e infalível propósito ou plano pelo qual Ele tem declarado
fixas todas as coisas.
O decreto de Deus abrange Sua vontade eficaz e Sua vontade permissiva. Dentro do Seu plano
soberano, Deus deu ao homem a liberdade de escolher, este é responsável por suas decisões (Jz
21:25; At 2:23).
Seu decreto é eterno Sl 33:11. Sábio Sl 104:24. Livre (sem obrigação interna ou externa, mas em
harmonia com Sua natureza) Is 40:13-14 (Sl 135:6). Eficaz (tudo que Deus decretou acontecerá): Is
14:24,27. Traz glória a Si mesmo Ap 4:11. Podemos descansar no Seu poder e promessas! Rm 8:28-32.

O PLANO DE DEUS EM RELAÇÃO AO UNIVERSO E AOS HOMENS:
O Plano de Deus cobre tudo e todos: Sl 46:10; 119:89-91; Is 14:26-27; 46:10-11; Dn 4:35.
Cobre nossa salvação Ef 1:4,5,9,11; Os tempos e limites da habitação da raça humana At 17:26; A
extensão da vida humana Jó 14:5,14; Sl 139:16; As boas obras do crente Ef 2:10; Fp 2:12-13; O mal que
Deus torna em bem Gn 50:20; O Reino de Cristo Sl 2:6-8; Mt 25:34.

O PROPÓSITO DE DEUS EM RELAÇÃO À REDENÇÃO 
-Criador (poder eterno e infinito) de tudo: Gn 1:1 (Gn 1:26; Jo 1:1-3; Ap 4:11); 
-Preservador de tudo (em contínua relação pessoal) He 1:3 (Cl 1:15-17) (isto refuta o Deísmo);
-Benfeitor de todas as vidas Mt 10:29-30 (1Rs 19:5-7; Sl 104:27-30; Mt 6:26; At 17:28; Tg 1:17);
-Governa, domina as vidas humanas Rm 8:28  (Gn 39:21; 50:20; Sl 75:5-7; 76:10; Dn 1:9); 
- Pai de Seus filhos Gl 3:26 (Jo 1:11-13; Hb 12:5-11).
Os relacionamentos como Pai. [Em ordem crescente,]  Deus o Pai é o:
-Pai da Criação: somos geração dEle At 17:29; Ml 2:10; tudo é dEle e para Ele existimos 1Co 8:6.
-Pai de Israel: Seu primogênito Ex 4:22; por Ele adquirido e estabelecido Dt 32:6.
-Pai dos Redimidos: Jo 1:12; Gl 3:26; 1Jo 3:1-2; abençoando-os com todo tipo de bênção
espiritual Ef 1:3-6.
-Pai de Jesus Cristo, O tendo chamado Filho amado Mt 3:17, ressuscitado e assentando à Sua
direita Ef 1:20.
b. As  obras do Pai . Ele é o: Autor do Decreto: Sl 2:7. Autor da Eleição: Ef 1:4. Enviador do Filho:
Jo 8:18. Disciplinador dos Seus filhos: Hb 12:10

8) MANEIRAS DE SE REVELAR:
a)Teofanias(manifestações)-Deus próximo,entre anjos, fogo, nuvem,fumaça,zéfiro suave(voz
mansa) e Anjo do Senhor(2ª.pessoa da trindade);
b)Comunicações diretas (auto-revelação):Voz audível, Urim e Tumim (peças da roupa do Sumo-
sacerdote),  sonho, revelação, visão e pelo Espírito Santo.
c) Milagres (experiência mística): poder de Deus em situações especiais: Maná, sarça ardente,
abertura do Jordão
d) Escrituras:revelando aspectos de Deus e sua obra; 
e) Abordagens: racionais (reflexão); intuitivas (idéias) ou filosóficas (ver a natureza).

9) SUA NATUREZA ESSENCIAL:
1)Puramente espiritual,de infinitas perfeições (3 elementos):*Deus é puramente Espírito
(Jo.4:24) auto-consciente, auto-determinativo, sem corpo limitado, não visto por nossos sentidos. 
2)Pessoal: tem personalidade, inteligência, moral e racional,através de suas ações: vai, vem,
sustenta prova,conversa e dá vitória;revelação mais elevada em Cristo; 
3) Infinitamente Perfeito:distinguível de todos,sem limites, exaltado; sua essência e propriedade
são uma, nada se acrescenta a seus atributos,que dão essência plena de si.


10) ATRIBUTOS DE DEUS (Características Exclusivas ou Naturais):
A) DEUS É A VIDA: Deus tem vida; Ele ouve, vê, sente e age, portanto é um Ser vivo (Jo.10:10;
Sl.94:9,l0; IICr.16:9; At.14:15; ITs.1:9). Quando a Bíblia fala do olho, do ouvido, da mão de Deus, etc.,
fala metaforicamente. A isto se dá o nome de antropomorfismo. Deus é vida (Jo.5:26; 14:26) e o
princípio de vida (At.17:25,28).Jo 5:26 (Jr 10:10-15; At 14:15; 17:25; 2Cr 16:9; Sl 94:9-10). Deus é a
fonte de toda a vida 1 Ts 1:9 (Jr 10:10-16; Hc 2:18-20).
B) DEUS É ESPÍRITO:, incorpóreo, invisível, sem substância material, sem paixões ou partes
físicas, portanto livre de todas as limitações temporais. Jo 4:24. No V.T.: Dt 4:15-20,23 (Is 40:25; Ex
20:4). No N.T.: Lc 24:39 (1Tm 1:17; Cl 1:15; At 17:22-29; At 14:8-18). Deus, sendo Espírito, é
incorpóreo, invisível, sem substância material, sem partes ou paixões físicas e, portanto, é livre de todas
as limitações temporais (Jo.4:24; Dt.4:15-19,23; Hb.12:9; Is.40:25; Lc.24:39; Cl.1:15; ITm.1:17;
IICo.3:17)
C) DEUS É PESSOA:, existência dotada de autoconsciência e autodeterminação [plano para
futuro]. - Volição ou vontade = querer (Is.46:10; Ap.4:11). 
- Razão ou intelecto = pensar (Is.14:24; Sl.92:5; Is.55:8).
- Emoção ou sensibilidade = sentir (Gn.6:6, IRs.11:9, Dt.6:15; Pv.6:16; Tg.4:5)
Nas escrituras significa mais que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado. 
Deus revela-se a si mesmo, fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome: Tem Pronomes de
Pessoa (masculinos, não neutros): Sl 116:1-2; Jo 17:3.
Tem Características e Propriedades de Pessoa: Provê Sl 104:27-30. Cuida 1Pe 5:6-7. Conhece Jo
10:15. Entristece-se Gn 6:6; Ef 4:30. Ira-se 1Rs 11:9. Odeia Pv 6:16. Tem zelo (ciúme, cuidado) Dt 6:15 .
Ama Jo 3:16; Ap 3:19. Decide Jo 6:40. É amigo Jo 15:15; He 4:15-16.

NOMES DE DEUS: 
a) El (Deus), Elah, Elohim (aumentativo de El, pra designar Deus supremo, sentido de força e
poder), Eloah (Deus da Eternidade); b)  Jeová (artificialmente criado:YHWH (yahweh)+Adonai (Senhor);
c)Yaweh ou Javé (Eu Sou o que Sou);OBS:Yaweh +: Elohim (Deus dos deuses);Yireh (o que
provê);Nissi (minha bandeira);Shalom (paz);tsidquenu(nossa justiça);shammat (está ali); Shapat
(juiz);Yasha(Salvador); Palat (libertador); El Roi (Deus vê); Tsaddiq (Justo);Ego eimi (EU SOU); Pater
(Pai das Luzes); Elohim (Deus vivo); Elohim Sabaoth ou Kúrios (Senhor dos Exércitos); Eyaluth (Força);
Maor (Doador da Luz); Abba (Pai);  Rocha; Theótes ou Théos (Divindade); Senhor dos Senhores;
Qadosh (Santo de Israel). Ex 3:14 (Jo 8:58): “EU SOU” = “Eu sou o que sou” --> auto-suficiência +
soberania absoluta + imutabilidade.
Os nomes de Deus dizem-nos que Ele é pessoa, e ensinam-nos muitos dos Seus atributos:
* ADONAI - Senhor  (=dono-controlador-provedor); 
* KURIOS - Merece obediência Gn.24:3,7,12; Js 5:14 (Ml 1:6; Jo 13:13; dá-nos provisão Fp 4:19);
* EL - O Poderoso e Majestoso Gn 1:1; Sl 19:1;
* ELOHIM  - Plural de “El”, aludindo à Trindade Gn 1:1 (verbo singular!);
* EL ELION - Poderoso Altíssimo,Sumamente Poderoso;cuida de tudo, cuida pelos filhos Gn 14:22
* EL OLAM - O Poderoso Eterno - Nunca cansa de cuidar dos Seus Is 40:28-31;
* EL ROI - O Poderoso que Vê - Nunca esquece nem deixa de cuidar dos Seus Gn 16:13;
* EL SHADAI - O Todo-Poderoso - Cuida dos Seus, como mãe a bebêzinho  Sl 91:1; Gn 17:1;
* YAHWEH (JEOVÁ) - O Eterno e Auto-existente (“Eu Sou”) Gn 2:4. O Deus do pacto;
* JEOVÁ ELION - O Auto-existente Altíssimo; Deus dos deuses, exaltado, elevado Sl 7:17;47:2;
* JEOVÁ JIRÉ - O Auto-existente Proverá Gn 22:13-14. Cordeiro substituindo Isaac;
* JEOVÁ MIKADISKIM - O Auto-existente vos Santifica; Ex 31:13. Dá remissão, preserva,
santifica; * JEOVÁ NISSI - O Auto-existente Nossa Bandeira; Conduz, lidera, faz-nos mais que
vencedores Ex 17:15 (Sl 20:7).
* JEOVÁ RAA - O Auto-existente Meu Pastor; Sl 23:1 (Sl 95:7). Guarda, guia, nutre;
* JEOVÁ ROPECA = JEOVÁ RAFA - O Auto-existente Nos Sara Ex 15:26;
* JEOVÁ SABAOTE - O Senhor dos Exércitos 1 Sm 1:3; Is 6:1-3. Poder e governo (homens,
estrelas, anjos);
* JEOVÁ SHALOM - O Auto-existente Nossa Paz Jz 6:24. Paz com e de Deus;
* JEOVÁ SHAMÁ  - O Senhor está Presente - Ez 48:35. Presença pessoal;
* JEOVÁ TSIDEKENU - O Auto-existente Nossa Justiça: Jr 23:6 Justiça imputada  (1Co 1:30);

Continua...

Evangelista Erick Caetano

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