Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O JUGO DE JESUS




  “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz”. Isaías 9.6

            Declaramos que Jesus é tudo isso, foi, e é. E justamente por ser tudo isso é que Ele colocou-se a disposição de todos os homens, e convida a todos a buscarem Nele a solução para a alma aflita e necessitada. Meditemos agora em um dos convites de Jesus ao homem, pois este é um convite especial às almas necessitadas e carentes, que precisam de ajuda.

Lemos em Mateus: 11.28-30 que diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendeis de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.       

“Vinde a mim disse Jesus e eu vos aliviarei”. Jesus aqui é enfático, pois só Ele tem poder para conduzir a alma humana, o descanso verdadeiro e permanente. Só Cristo tem um poder genuíno e verdadeiro para conduzir a alma do homem, a paz que tanto se precisa. Ele diz em João 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la - dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Esse descanso que o Senhor tem para nos dar, é que pode proporcionar na minha vida, e na sua, possibilitando assim o homem enfrentar os desafios sem se deixar se escravizar pelo desespero, pela angústia permanente, pela depressão ou até por desejos de suicidar-se. Contudo o homem pode caminhar em direção á Cristo, através da oração, pois a oração é preciso, sendo de extrema importância. O homem pode orar buscar a face de Deus, pode suplicar o Seu favor; clamar ao Senhor a hora e o momento que desejar, e Ele certamente ouvirá. (Isaías 59.1). Por isso, você deve atender o convite de Jesus. Você que está cansado e sobrecarregado, que já está desistindo, e que está pensando em fazer uma loucura tal como tirar a própria vida, não faça isso! O senhor Jesus é Deus maravilhoso, Todo poderoso, Incomparável, o Príncipe da paz, o Pai da eternidade, e verdadeiramente Ele é a resposta para a tua alma, para o teu sofrimento e para o teu cansaço.

O convite é para você que está cansado e sobrecarregado. Cristo assume ser Ele realmente o único capaz de aliviar o homem por dentro, capaz de eliminar todo o peso, toda a angustia da alma, Ele disse: “Vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados”. (Essa sobrecarga que pesa nas pessoas no mundo de hoje). Sobrecarregar é carregar o peso além do suportável. Quero que entendam que o próprio Cristo com certeza sentiu na pele o que isso significa, pois este mundo jaz no maligno ( I João 5.19).  Jesus também sofreu, foi machucado, quando esteve aqui, em carne, a mais de dois mil anos atrás. Jesus sentiu o peso de viver num mundo, onde o maligno atua, de forma terrível e impiedosa. Por isso ele diz: “Vinde a mim alma cansada, sobrecarregada, porque Eu vos aliviarei. Ora, Cristo está prometendo em Seu convite alívio. Sendo assim, Cristo se apresenta sendo o Deus que é capaz de trazer além do necessário. Jesus convida então, as pessoas cansadas para que procurem Nele a resposta que precisam, e o alívio que tanto necessitam.

O caminho para o alívio é o motivo para se aceitar os encargos da doutrina de Cristo, e para se ter o alívio necessário. Você então precisa tomar o jugo de Jesus e aprender Dele. Aqui deparamos com um paradoxo. Ora, um povo cansado, de alma sobrecarregada, deve-se aceitar um novo jugo? Parece loucura, uma afirmação como esta. O homem cansado por tantas cargas é convidado então a achar alívio, assumindo um novo jugo. Porém, Cristo declara: “O meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (versículo 30).


Já o jugo de satanás é imposto através de um sistema que não tem a preocupação de glorificar a Deus; por isso impõe nas almas um peso enorme, uma grande opressão, uma carga de sofrimento terrível. Assim aprender com Jesus, aceitando o Seu jugo, e o Seu fardo, é muito melhor, do que o peso imposto pelo sistema que impera este mundo.

Vamos a um exemplo: o jugo de Jesus, conforme Mateus 5. 43-44 que diz: “Ouviste que foi dito: amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”. Talvez você possa estar falando: Poxa, este jugo e este fardo, está mais pesado do quê o jugo que o mundo e o seu sistema lança sobre os homens. Agora, Jesus está pedindo algo muito difícil, uma carga muito grande que Ele nos oferece. Cristo quer que oremos por pessoas que nos odeiam, pessoas que desejam o nosso mal, que se colocam como opositores à nossa felicidade e à nossa vida.  É bem mais fácil odiar essas pessoas, agredi-las, se vingar delas. Mas eu digo que você está enganado. O jugo de satanás é justamente este: odiar as pessoas que se opõem contra nós, alimentando a ira. Enquanto o jugo de Cristo é orar pelos que vos perseguem, demonstrando o amor de Deus, e pedindo o amor de Deus para o coração destas pessoas.

Podemos provar pra você que o jugo de Jesus é muito mais leve. O ódio por exemplo,  nada mais que uma raiva congelada que permanece no coração do homem, quando alimentado, gera graves conseqüências. Quando Jesus diz: Olhem, vocês aprenderam desta forma, mas mudem, Eu estou ensinando a vocês a maneira correta. Pois bem, é aceitando o ensino de Jesus, o jugo Dele, que você será feliz.  Pois não conheço uma única pessoa que tenha ódio parado e enraizado no coração, ou profunda mágoa, que seja feliz. Não conheço uma única pessoa que não consegue perdoar, e nem tão pouco buscar perdão de Deus e dos homens, que seja feliz.  Todas as pessoas que em sua alma, carregam a falta de perdão, o ódio, a amargura e sentimentos de vingança, são doentes, tristes, e que sofrem. Para elas, a sua vida no dia a dia é um jugo enorme. Nem dormem direito, pois são escravizadas por satanás.

Mas todos que são cheios do amor de Deus no coração e que aprenderam do senhor Jesus, sabendo que é melhor amar a Deus e ao próximo, e fazer as coisas sem vanglórias e sem interesse particular; esses são felizes. Ainda que na vida não tenham bens, não tenham luxo, não tenham grandes vantagens no aspecto material, contudo são felizes. Porque o segredo da felicidade é amar e não odiar. Liberar perdão permite que Deus dê o Seu perdão. E Seu perdão é para uma vida feliz”.

Peça a Deus, que Ele derrame o Seu amor nos corações daqueles que te odeiam, e te fazem mal, pois com certeza, o amor de Deus quando alcançando seus corações, deixarão de serem seus inimigos. Você deve saber que o jugo de Jesus, tem como objetivo, não permitir que a alma seja infestada por demônios, e nem infectada por este veneno, chamado ódio, que gera vingança (amargor da alma) e frustração.

O jugo de Jesus é: “Ame e seja feliz”. Enquanto o jugo de satanás é: “Odeie, vingue-se, dê a mesma medida. Olho por olho dente por dente”.

O jugo de Jesus, em Gálatas 6.7-8: “Não erreis, Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isto também ceifará. Porque o que semeia na carne, da carne ceifará corrupção, mas o que semeia no espírito, do espírito ceifará vida eterna”. 

Em Mateus 7.1-2: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a mesma medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”.  

Sendo assim, dê a medida justa. Faça o julgamento correto, e Deus te abençoará. Aqui está - o jugo de Jesus para a sua vida.

Enquanto o jugo de satanás impera neste mundo, deixando muitas almas cansadas e aflitas, precisando se colocar no rosto a máscara da felicidade, quando por detrás da máscara, há um ser humano vazio e amargurado. O jugo de satanás é: Seja desonesto, leve vantagem, mas em contrapartida, sofra com o desejo de vingança de teu próximo, porque, com certeza, aquele que foi ferido,machucado, e recebeu uma medida que não foi justa, ou um julgamento que não foi correto por sua pessoa, certamente se vingará. Se você tiver a sorte de ter prejudicado alguém que tem o amor de Deus no coração, você até escapará da vingança deste alguém, mas não da de Deus (não estou falando disso porque neste caso temos a resposta que merecemos, e isso acontece não  porque Deus é ruim, mas sim porque é justo). Toda ação tem uma reação. E satanás sabe disso. Ele sabe que a maior parte das pessoas, tem como reação, mediante a agressão sofrida (a vingança, o contra-ataque, o desejo de destruir aquele que se fez oponente).

Em Mateus: 5.23-25 diz: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti. Deixa ali diante do altar a tua oferta e vai reconciliar-te primeiro com o teu irmão e depois vem e apresenta a tua oferta”.

“O jugo de Jesus é suave e o seu fardo é leve” (v. 30). O jugo de Jesus, o Seu ensino, a sua doutrina, aquilo que Ele determina para que você faça, é tão infinitamente mais simples e mais leve que produz saúde para o corpo e para o espírito (contrário ao jugo que impera neste mundo). A mensagem do mundo, para o seu coração é: Vingue-se, odeie, não dê chance, você está levando pouca vantagem, não dê chance para que o outro se recupere, pois é seu adversário, acabe com ele, e assim acumule em contrapartida peso de consciência, acumule dores no corpo, doenças no coração, vazio na alma, etc.

O jugo de Jesus é: Não julgueis, para que não sejais julgado ( Mateus 7. 1). Se tu medires alguém, saibas que a medida que você ofereceu, voltará pra você em medida semelhante (salvo se a pessoa for convertida e cheia do amor de Deus).

O jugo de Jesus é: Tome cuidado com a semeadura. Pense antes de tomar decisões, dê a medida correta.

O jugo de satanás: Seja desonesto. Leve vantagem em tudo. Mas não se esqueça: você pagará e sofrerá as conseqüências de sua atitude.

Então, Cristo faz o convite para a alma cansada e aflita. Ele, o Senhor Jesus te aliviará e você será uma pessoa feliz.

 Deus abençoe a todos

Edna Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário