Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cristianismo é Atitude




“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa entre a qual resplandeceis como astros no mundo”
(Filipenses 2.15)

O crente deve brilhar
O crente deve ter uma vida singular, uma conduta reta. A sua postura não pode ser forjada pelo modismo mundano, pela ética tradicionalista, ou seja, todos estão fazendo e dizendo que é bom. O cristão é regido pela Palavra de Deus. O cristão deve temer a Deus. A sua conduta deve revelar o seu criador. O Cristo vivo! Precisa haver uma mudança genuína de vida. Se isto não ocorrer na vida do crente, este não está vivendo um cristianismo genuíno. É uma farsa.  Não basta estar dentro de uma igreja evangélica qualquer. Cristianismo não se resume a uma ida na igreja a ou b. A verdadeira igreja, onde Deus habita, somos nós (I Coríntios 3.16). O nosso corpo que é morada do Espírito Santo deve ser preservado para a glória de Deus. (Mateus 5.14-16).

O cristão deve andar em temor (Romanos 6.14).
A vida do cristão deve expressar o caráter de Cristo. (II Pedro 1. 4 – Romanos 8.11).

O Espírito Santo trabalha na vida do crente que é sincero, para fazer que, o fruto do Espírito Santo, que revela o caráter de Cristo venha aparecer, desenvolver e amadurecer ao ponto das pessoas reconhecerem que é um crente verdadeiro. Deve prevalecer na vida do cristão à honestidade, a santidade, pois o cristão autêntico anda segundo a Constituição Divina, enquanto o ímpio vive sem a preocupação de estar transgredindo diante de Deus. Deus é santo, e o crente se torna santo dentro do conceito de Deus.  (I Pedro 2.11-12. ). Importa obedecer a Deus e não a homens. ( I Pedro 1.13-16). O cristão não pode de maneira nenhuma, ser caloteiro, invejoso, fofoqueiro, mal dizente, etc. ( Gálatas 5.19-22). Deus é santo e enviou o seu Espírito que é santo; e se você  der lugar ao espírito de Deus você será santo. O crente deve ser sóbrio, proceder como filho  da obediência. (I Pedro 1.16). Quanto mais   buscamos   a santidade em Deus, mais vamos parecer com Deus. ( João 3.21).Isso só acontece, quando o crente submete s  a Sua Palavra, e deixe  o Espírito Santo os dirigir. ( Gálatas 5.16). Quando realmente a semente está na vida daquele que confessa Cristo, a santidade é fato na vida dele. (I João 3.9-10).

A  vossa santificação é a vontade de Deus. (I Tessalonicense 4.3)

O cristão autêntico dedica-se com o seu corpo, com sua alma e como seu espírito. (I  Tessalonicense 5.23 - Romanos 6.13). E Deus se alegrará. ( Salmos 4.3). Vossas orações serão ouvidas. (Filipenses 4.6). Deus recebe como filho aquele que afasta do pecado. ( I Coríntios 6.17-18). Quando a semente de Deus cai no coração do homem este é nascido de novo ( João 3.3); se tornando assim um novo homem ( II Coríntios 5.17).Quando não há mudança,  nem transformação na vida de uma pessoa é porque  a semente de Deus, foi rejeitada e esta não pôde germinar.

O crente em Jesus é sóbrio em tudo,  não mancha, e nem envergonha o Evangelho de Cristo.
O crente não vive mais para si, mas é Cristo que vive nele. ( I Coríntios 5.15).O justo viverá da fé.
( Romanos.5).

Fé é acreditar e acreditar é obedecer.
Não existe crença sem obediência. Se você é sincero, você verá o Espírito Santo mudando sua vida para uma vida de vitória. Que  você amado(a) irmão(a) possa refletir a luz de Deus em ti.

Deus convoca o povo para a santificação, pois essa é Sua vontade. (I Pedro 1.16-17)

Deus é um Deus perfeito em justiça e santidade. ( Mateus 5.48).O crente deve ser santo, reto como é o seu Pai celestial. Não no mesmo nível, porque Deus é moralmente perfeito. Mas o crente deve, dia após dia melhorar sua conduta na presença de Deus. (Efésios 4.13). Com certeza Deus ajuda o crente com este objetivo. Pense bem, não dá para caminhar na estrada da vida eterna, sem a preocupação de viver  em retidão, em santificação, sem permitir  que o Espirito Santo de Deus atue em sua  vida. Quem realmente tem a semente de Deus no coração, tem a disposição em mudar as suas veredas tortuosas e passar trilhar as  veredas da justiça, pois  essa é a vontade de Deus.Tomemos como exemplo a oração de Davi :" Guia-me pela vereda da justiça por amor do seu nome."  ( Salmos 23.3).

"Se" é a expressão que Pedro usa em  (I Pedro 1.16-17). É uma expressão condicional a fé.A questão  é, se quem diz ser de Deus,   se santifica em Deus. Se a nossa crença é realmente genuína, o temor do Senhor deve acompanhar em toda  a existência física de fé, ou seja, da conversão até o fim da vida existencial.

"O cristianismo é um estilo de vida que deve ser preservado para  a glória de Deus"

Deus não é um Deus de parcialidades, pois não faz acepção de pessoas. ( Efésios 6. 9 - Colossenses 3.25). Deus não é de duas palavras (Tiago 2. 1-13). O apóstolo Pedro condiciona “se invocai” (I Pedro 1. 16-17). Portanto, se invocamos a Deus que é santo, reto, conseqüentemente devemos ser santos e retos também.

O juízo de Deus é individual, ou seja, a lei da semeadura. (ler Gálatas 6. 7-8).

Como o bom samaritano. A religião do samaritano era errada, mas a atitude dele foi correta em relação ao homem que estava caído no caminho. Deus julgou pela atitude, ao contrário dos outros que passaram de largo do homem necessitado.

Obedecer é realizar obras que glorificam a Deus e dê crescimento na obra do Senhor.

Não basta ter a melhor teologia, nem igreja mais certa, pois Deus exerce um juízo individualizado, cada um dará conta de seus atos diante de Deus. (Romanos 14. 12).

Salvação é para todos; independente da posição social.

“... Andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação..” (I Pedro 1. 17). Isto é, andai de maneira séria diante de Deus, tendo sempre em mente que o nosso Deus é também o nosso juiz. Está escrito em Naum1. 3 que, Deus não inocenta o culpado. O apóstolo Pedro está querendo dizer que aquele que se diz ser cristão deve levar a serio a sua conduta diante de Deus. Pois Deus é grande. É o criador de tudo, que sustenta todas as coisas. Deus é maior que os nossos conceitos; é maior que a nossa razão limitada. Pois conhecemos o necessário para sermos salvos, e a Bíblia é clara e nos exorta para que vivemos de acordo com o querer do nosso Deus. O crente não tem desculpas, dizendo que Deus é amor, quando não está demonstrando temor em sua vida. Quero dizer que Deus é Amor sim, mas o seu amor não elimina a sua justiça divina. O amor de Deus só tem realmente valor, se  Ele se fundamentar  na sua equidade, na sua justiça. ( Mateus 10. 28 – Mateus 18.7- 9 ).

Andai em temor em santa reverencia a Deus. Se é que a sua fé é genuína, então andai em temor. Se não você pode ser seriamente corrigido por Deus. Porque ele corrige aquele que Ele ama (Ler Hebreus 12.6). A vontade de Deus é que ninguém se perca, mas que todos venham ser salvos em Cristo, que todo o pecador se arrependa e seja salvo. Deus é santo moralmente perfeito. Nós não somos, mas o Espírito Santo está trabalhando em nós, e podemos caminhar na direção de Cristo. Não somos mais obrigados a viver debaixo do jugo de satanás. Por isso, não há mais desculpas principalmente para aqueles que conhecem o Evangelho de Cristo.

É isso que o apóstolo Pedro argumenta nos versículos 18 e 19. Não fomos resgatados com coisas corruptíveis, como a prata e o ouro, mas sim, pelo sangue de Jesus. E isso Ele fez com amor. Esta comunhão, este amor fraternal que recebemos através de Cristo, temos que zelar e manter em nossas vidas, e jamais permitir que satanás venha esfriá-lo. Fomos regenerados não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus que vive e permanece par sempre. (versículo 23). Pedro refere ao nosso novo nascimento de João 3.3. Nascer de novo mediante a fé em Cristo Jesus. E essa fé se dá através da Palavra, pois a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus (Romanos 10.17).

 Quando a Bíblia fala em João 3. 5-6 que importa nascer da água e do espírito para entrar no reino de Deus está querendo dizer quê, a água é a palavra e o espírito está claro é o espírito de Deus. No  Novo testamento água representa a Palavra de Deus, já no Antigo Testamento a água era importantíssima na consagração dos sacerdotes ( ler Levítico 8.6-8).   Em João 13.5-11, fala da passagem que Jesus lavou com água os pés dos discípulos representando o banho da consagração do antigo Testamento.   Agora no Novo Testamento representa e tipifica o banho regenerador, o lavar da alma no sangue de Jesus. É necessário que o espírito Santo te lave, te consagre para Deus, mediante a fé na  Palavra. “..nascer da água e do espírito para entrar no reino de Deus”  (João 1.12-13).

Nascer do espírito de Deus é nascer do próprio Deus.

O Espírito Santo sempre irá convencer o homem do pecado através da Palavra, das afirmações bíblicas ( João 16.7-8). Estávamos mortos espiritualmente e foi ministrado vida, o Espírito Santo trouxe vida através da fé (Efésios 2. 1). Essa fé se revela na crença que temos na Bíblia, na Palavra de Deus. E essa crença pode ser vista no ato contínuo de obedecermos á Deus e de submetermos a Sua Palavra. " Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito".  (Romanos 8,1-2 – 13-16).

Conhecemos a árvore pelo tipo de fruto que ela dá. ( Mateus 7.16-17). Quando cremos em Jesus, somos adotados como filhos ( João 1,12). Por isso é fundamental existir um testemunho do próprio Espírito Santo em nossa vida.

Cristianismo é Atitude
Somos regenerados e nascemos de novo pela ação do espírito Santo através da  Palavra de Deus, porque nela encontramos os meios, pois nela está  a fonte para a nossa santificação prática do dia a dia.   Deus ordena e convoca o povo para a santificação do corpo, e da alma e do espírito.

Ler : Romanos 5; I Coríntios 6.19-20 e I coríntios 15. 46-50.

Deus abençoe a todos

Edna Caetano

3 comentários:

  1. Deus é amor, e tudo o que Ele faz por nós é baseado em seu Amor, por isso Ele quer que andemos cada dia mais próximo Dele.

    Por ser Deus Santo, Ele requer que nos santificamos para andar com Ele, pois não pode haver comunhão com Agúem santo e outro que não é santo.
    Por isso, Ele nos ama,ainda que sejamos pecadores, e oferece-nos o arrependimento que nos leva ao novo nascimento, que produz em nós uma nova vida que nos leva a ama-lo, e querer fazer o máximo para andar mais proximo Dele , cada vez mais. E só quando passamos a ama-lo mais que todas as coisas , é que conseguimos dominar a nossa velha natureza pecaminosa, e damos lugar a nova natureza , que é movida pelo Seu Amor, e passamos a praticar coisas que realmente agradamos a Ele , por amor.
    Passamos a ser sinceros para com Deus e ao nosso semelhante, pois o temor de Deus, nos leva a agir assim desta maneira, sabendo que se não formos sinceros, Ele está vendo tudo.
    A vontade de Deus é a nossa santificação, e isso é um processo,que só será, concluido no quando chegarmos no céu...por isso, não existe cristão perfeito, mas sim aqueles que são sinceros e estão lutando para se santificar, não por temer aos homens, mas a Deus. Não por medo , mas por amor, ao nosso Pai de Amor!
    "Só o cristão que ama a Deus, consegue praticar atos que o identifiquem como filho de Deus, segundo os critérios de Deus, não dos homens''

    ResponderExcluir
  2. Os que se dizem cristãos hoje em dia, esquecem que para ser um verdadeiro cristão, deve ser manifestado o caráter de Deus em suas vidas através do Espírito Santo... bem, digo que esquecem porque quando se fala do caráter de Deus, parecem só se lembrar do "amor", que é realmente uma marca do caráter de Deus, mas se esta fosse a única marca, não existiria nada ruim neste mundo, pois sendo o amor acima de tudo no caráter de Deus, ele deveria "engolir" o pecado, não deixando que o mundo criado por Ele, se corrompesse, sendo assim, ele não seria então Deus...
    Mas, por causa de tanto pecado e corrupção, as pessoas parecem não aceitar a realidade, de que se Deus realmente é Deus, ele não tem o amor apenas como marca de seu caráter, mas o amor de Deus é tão grande, que é resplandecido em Cristo Jesus, que se tornou homem e venceu como homem, provando para o homem que é possível o homem vencer suas vontades da carne e mortificar seus membros(colossenses 3), pois Jesus, sendo Deus, desceu no nível mais baixo para provar que se Ele venceu como homem, o homem através dele pode vencer também... e vencer em Cristo, significa vencer através do amor de Deus, e como o amor de Deus que é Cristo, se tornou homem e venceu o pecado, o amor de Deus não se resume apenas em dizermos que mesmo com fraquezas alcançaremos misericórdia, pois Deus é amor... que amor é esse então??? Um amor que salvaria também o diabo??? NÃO... Se o amor de Deus que é Cristo venceu o pecado em carne, é uma prova que podemos também vencer em carne, e só assim alcançaremos a vontade de Deus que é a comunhão com ele, que significa aceitar TODAS as marcas do caráter dse Deus que são: AMOR - VERDADE - SANTIDADE - E - "JUSTIÇA". Se Deus realmente é amor, ele também é justiça, e se quisermos ser como ele, devemos inserir em nosso caráter essas virtudes (amor), (verdade), (santidade) e (justiça), pois se "justiça" não estivesse no caráter de Deus, estaríamos todos condenados, pois o pecado nos destituiu da glória de Deus, mas as marcas de seu caráter(que estão em Cristo), nos dão a oportunidade de voltarmos ao estado original da criação: Santos e Perfeitos... a questão é: será que o cristianismo de hoje quer enfrentar a realidade e se santificar, ou quer viver apenas com fantasias que contribuem para satisfazer a carne resumindo Deus apenas no "amor" falso que o mundo prega??? Eis a questão...

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO... FIQUEM A VONTADE PARA COMENTAR EM QUALQUER DE NOSSAS PUBLICAÇÕES... EDNA CAETANO...

    ResponderExcluir